Pitiríase Rósea

PUBLICIDADE

Pitiríase Rósea – Definição

pitiríase rósea é uma doença de pele leve e não contagiosa, comum entre crianças e adultos jovens, caracterizada por uma única mancha arredondada no corpo, seguida posteriormente por uma erupção de manchas coloridas no corpo e na parte superior dos braços.

pitiríase rósea é uma dermatose de origem incerta caracterizada por lesões delimitadas por áreas em forma de colar que tendem a descamar em escamas minúsculas.

Pitiríase vem da palavra grega para farelo, pityron, porque os flocos de pele descamados das lesões se assemelham a pequenos pedaços de farelo de trigo. Rosea vem de uma palavra latina que significa “cor-de-rosa” ou “rosa”.

Em muitos indivíduos com pitiríase rósea, a erupção cutânea característica se desenvolve após sintomas vagos e inespecíficos que se assemelham aos associados a uma infecção respiratória superior.

A erupção geralmente está localizada nas costas, tórax e estômago e desaparece por conta própria dentro de um a três meses. Certos tratamentos podem reduzir a duração da erupção cutânea.

Pitiríase Rósea – O que é

Pitiríase Rósea é uma erupção cutânea. É benigno, mas pode causar desconforto substancial em certos casos. Classicamente, ela começa com uma única lesão, seguida em 1 ou 2 semanas por uma erupção cutânea generalizada com duração de até 12 semanas.

A causa da pitiríase rosea não é certa, mas sua apresentação clínica e reações imunológicas sugerem uma infecção viral como causa. Alguns acreditam que seja uma reativação.

Pitiríase Rósea – Descrição

pitiríase rósea é uma doença cutânea benigna comum, ou exantema, descrita pela primeira vez por um médico francês chamado Camille Gibert em 1860. É classificada como um distúrbio papuloescamoso, o que significa que suas lesões também são marcadas por pequenas áreas elevadas (pápulas). como áreas escamosas. A pitiríase rósea começa em 60% a 90% dos pacientes com uma mancha arauto marrom-rosada ou salmão — às vezes chamada de mancha mãe — no peito, nas costas ou no pescoço. O patch arauto é um pequeno ponto quando aparece pela primeira vez, mas aumenta ao longo de um período de vários dias para formar uma área circular ou oval entre 1,905 cm e 3,81 cm de diâmetro. O patch herald desenvolve uma borda escamosa conhecida como colarete, e muitas vezes é diagnosticado erroneamente em seus estágios iniciais como eczema ou micose.

O adesivo arauto é seguido dentro de 5 a 10 dias por uma série de manchas ovais semelhantes, mas menores, que aparecem no peito, nas costas e nas pernas do paciente, embora a erupção geral possa aparecer tão rapidamente quanto algumas horas após o adesivo arauto ou contanto que três meses depois. A erupção cutânea geral dura cerca de seis semanas.

Os remendos menores variam entre 1/8 pol. e 1/2 pol. de diâmetro e às vezes são descritos como semelhantes a papel de cigarro.

As lesões no tronco e no abdome são comumente distribuídas ao longo da linha média do corpo em um padrão semelhante ao contorno de uma árvore de natal.

As lesões da erupção geral são encontradas mais comumente no tórax, costas e braços, mas às vezes são limitadas a áreas menores do corpo como axilas, virilhas, palmas das mãos ou pés. Entre 9% e 16% dos pacientes desenvolvem úlceras ou placas dentro da boca. É relativamente incomum, no entanto, que manchas apareçam no rosto.

Uma pequena minoria de pacientes pode ter a mancha arauto como o único sinal de pitiríase rósea.

pitiríase rósea é uma doença cutânea comum, responsável por 3% das visitas a dermatologistas.


Pitiríase Rósea

Acredita-se que a prevalência geral da doença na população geral da América do Norte seja de cerca de 0,13% em homens e 0,14% em mulheres. É raro em lactentes e idosos; a maioria dos casos é diagnosticada em pessoas com idade entre 10 e 35 anos.

pitiríase rósea tende a se agrupar em famílias, o que é uma das razões pelas quais alguns pesquisadores têm investigado vários vírus como possíveis causas; no entanto, não se sabe se ele se espalha por contato casual.

A doença afeta igualmente todas as raças e grupos étnicos.

pitiríase rósea pode ocorrer em qualquer época do ano, mas é mais comum em climas temperados na primavera e no outono.

Pitiríase – O que é


Pitiríase Rósea

pitiríase é uma erupção cutânea plana, que ocorre sob a pele, comum em crianças mais velhas e adultos jovens. A erupção começa como uma única marca em forma oval, às vezes chamada de arauto, que muitas vezes não é percebida ou é diagnosticada erroneamente como micose. Marcas adicionais começam a se formar sob a pele, geralmente afetando o tronco e a parte inferior do corpo, embora as marcas possam aparecer em qualquer parte do corpo.

Embora a pitiríase cause uma erupção feia, não é considerada perigosa. A presença de uma erupção cutânea que dura mais do que alguns dias deve significar uma visita a um médico quando possível, para descartar outras causas mais graves de erupções cutâneas. A erupção geralmente não causa desconforto ou coceira, pois a pele não fica levantada ou irritada. No entanto, a erupção pode ser irritante porque pode durar até três meses.

Existem duas formas de pitiríase: a rósea e a pitiríase liquenoide. Lichenoides pode causar descamação, embora sua formação se assemelhe à rósea. Também sugere que alguém pode ter um distúrbio autoimune.

Aqueles diagnosticados com liquenóides provavelmente precisarão de acompanhamento e testes para descartar HIV, mononucleose e certas formas de hepatite, pois podem ser fatores causais.

Ambas as formas de pitiríase podem ocorrer sem quaisquer sintomas subjacentes e são consideradas de origem viral. Nenhuma das formas é particularmente contagiosa, embora ocasionalmente nas famílias se veja mais de uma pessoa com esta condição. Provavelmente, isso é resultado da exposição à mesma causa viral.

Embora a coceira seja incomum na pitiríase rósea, ela pode estar presente na forma liquenoide. Os tratamentos propostos são semelhantes aos tratamentos para erupções cutâneas, como as recebidas pelo contato com carvalho venenoso ou hera. Banhos de aveia e loção de calamina podem ser úteis. Os anti-histamínicos também podem reduzir a coceira e promover um sono melhor à noite.

A erupção geralmente desaparece por si só e não requer tratamento. No entanto, onde condições autoimunes ou outros vírus foram detectados como precursores da pitiríase liquenóide, vários tratamentos podem ser empregados para lidar com essas condições.

Alguns sugerem que a exposição ao sol pode ajudar a reduzir o tempo que a pessoa sofre dessa condição. A exposição ao sol também pode piorar a erupção cutânea, pois a pele pode ficar hipersensível.

Danos adicionais à pele podem ocorrer devido a queimaduras solares.

A forma mais branda, pitiríase rósea, é na maioria dos casos simplesmente uma erupção irritante e pouco atraente que deve ter tempo para melhorar.

Caso a condição não melhore dentro do prazo indicado por um médico, é aconselhável entrar em contato com o médico novamente para obter mais instruções ou conselhos.

Pitiríase Rósea – Causas


Pitiríase Rósea

causa da pitiríase rósea é debatida desde o início de 2004. Vários pesquisadores relataram o isolamento de um micoplasma (um tipo de bactéria gram-negativa), um picornavírus e os herpesvírus humanos 6 e 7 de amostras de pele de pacientes diagnosticados com a doença, mas esses achados ainda não são considerados definitivos.

Certos medicamentos, incluindo vacinas contra difteria, barbitúricos, ouro, compostos de bismuto, captopril (Capoten), metronidazol (Flagyl), isotretinoína (Accutane), clonidina (Catapres), omeprazol (Prilosec), penicilamina (Cuprimine ou Depen) e terbinafina (Lamisil ) foram relatados como causadores de erupções cutâneas que se assemelham às lesões da pitiríase rósea.

Altos níveis de estresse emocional parecem aumentar a gravidade das lesões cutâneas em alguns pacientes.

Pitiríase Rósea – Sintomas


Pitiríase Rósea

sintoma mais comum associado às lesões da pitiríase rósea é o prurido ou prurido, que acomete cerca de 75% dos pacientes, sendo que 25% relatam prurido intenso.

Muitos pacientes acham que a atividade atlética ou o clima quente pioram a coceira. Além do prurido, alguns pacientes apresentam sintomas prodrômicos, que são sintomas de alerta que ocorrem antes do aparecimento do adesivo arauto.

Os sintomas prodrômicos da pitiríase rósea podem incluir febre, perda de apetite, náusea, dor de cabeça, dores nas articulações e inchaço dos gânglios linfáticos. O inchaço dos gânglios linfáticos é mais comum entre os afro-americanos diagnosticados com a doença do que entre os caucasianos ou asiáticos-americanos.

Pitiríase Rósea – Diagnóstico

diagnóstico de pitiríase rósea geralmente é feito por meio do histórico do paciente – com atenção especial aos medicamentos prescritos – e uma biópsia de pele solicitada por um dermatologista.

Embora não haja exame de sangue para a pitiríase rósea em si, a maioria dos médicos de cuidados primários solicitará um exame de sangue rápido de reagina plasmática ou Laboratório de Pesquisa de Doenças Venereas para rastrear a sífilis. A razão para esta precaução é que as lesões da pitiríase rósea se assemelham à erupção cutânea associada à sífilis secundária.

A biópsia de pele é feita para distinguir entre pitiríase rósea e outras doenças de pele como líquen plano, psoríase, micose, sarcoma de Kaposi e dermatite seborreica.

No entanto, a pitiríase rósea pode ser semelhante a outras condições de pele, incluindo:

Eczema (dermatite atópica).
Psoríase, incluindo psoríase gutata.
Micose.
Tinea versicolor.

Se houver alguma dúvida, seu médico pode realizar os seguintes testes:

Teste de alergia.
Biópsia.
Exames de sangue para verificar as causas de uma erupção cutânea que não estão relacionadas à pitiríase rósea.

Pitiríase Rósea – Tratamento


Pitiríase Rósea

A condição geralmente resolve por conta própria, e o tratamento não é necessário.

Os anti – histamínicos orais ou esteróides tópicos podem ser usados ??para diminuir a coceira. Os esteróides fornecem alívio da coceira e melhoram a aparência da erupção cutânea, mas também causam a nova pele que se forma (após a diminuição da erupção cutânea) levar mais tempo para combinar a cor da pele circundante.

Embora não tenha sido encontrada nenhuma cicatrização associada à erupção cutânea, os riscos devem ser evitados.

É possível que o arranhão possa piorar a coceira e um ciclo de coceira pode se desenvolver com arranhões regulares. Irritantes, como sabões com fragrâncias, água quente, lã e tecidos sintéticos devem ser evitados.

Loções que ajudam a parar ou prevenir a coceira também podem ser úteis.

A luz solar direta torna a cicatrização das lesões mais rápidas. De acordo com este princípio, o tratamento médico com luz ultravioleta tem sido usado para apressar a resolução, embora os estudos discordem se ele diminui a coceira  ou não.  A terapia UV é mais benéfica na primeira semana da erupção.

A eritromicina oral foi eficaz no tratamento de pacientes em um experimento inicial, mas um estudo posterior não pôde confirmar esses resultados.

Uma vez que o vírus do herpes humano 6 ou vírus da herpes humana 7 tem sido a hipótese de ser a causa, o medicamento antiviral Aciclovir pode reduzir o tempo de duração e a gravidade.

Pitiríase Rósea – Prognóstico


Pitiríase Rósea

Na maioria dos pacientes, a condição dura apenas uma questão de semanas; Em alguns casos pode durar mais tempo (até seis meses). A doença resolve-se completamente sem efeitos a longo prazo.

Dois por cento dos pacientes têm recorrência.

Pitiríase Rósea é uma erupção de pele. Normalmente aparece na pele uma única mancha com leve descamação e rosada chamada de placa-mãe.

Após alguns dias, várias outras lesões aparecem na pele, normalmente na parte das costas, barriga, braços, e abdômen.

Não é contagiosa e desaparece após algumas semanas. Provavelmente é causada por vírus.

As lesões podem ou não coçar, depende do organismo e da intensidade.

Não há um tratamento específico.

Cremes hidratantes e antialérgicos podem ajudar a aliviar os sintomas da coceira.

Fonte: www.gale.com/www.aad.org/www.emedicine.com/www.aad.org/www.nhs.uk/my.clevelandclinic.org/www.belmarrahealth.com/www.portalsaofrancisco.com.br/rarediseases.org/heartstrokeprod.azureedge.net

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.