PUBLICIDADE
Pitiríase rosea é uma erupção cutânea. É benigno, mas pode causar desconforto substancial em certos casos. Classicamente, ela começa com uma única lesão, seguida em 1 ou 2 semanas por uma erupção cutânea generalizada com duração de até 12 semanas.
A causa da pitiríase rosea não é certa, mas sua apresentação clínica e reações imunológicas sugerem uma infecção viral como causa. Alguns acreditam que seja uma reativação.
Tratamento
A condição geralmente resolve por conta própria, e o tratamento não é necessário.
Os anti – histamínicos orais ou esteróides tópicos podem ser usados para diminuir a coceira. Os esteróides fornecem alívio da coceira e melhoram a aparência da erupção cutânea, mas também causam a nova pele que se forma (após a diminuição da erupção cutânea) levar mais tempo para combinar a cor da pele circundante. Embora não tenha sido encontrada nenhuma cicatrização associada à erupção cutânea, os riscos devem ser evitados.
É possível que o arranhão possa piorar a coceira e um ciclo de coceira pode se desenvolver com arranhões regulares. Irritantes, como sabões com fragrâncias, água quente, lã e tecidos sintéticos devem ser evitados. Loções que ajudam a parar ou prevenir a coceira também podem ser úteis.
A luz solar direta torna a cicatrização das lesões mais rápidas. De acordo com este princípio, o tratamento médico com luz ultravioleta tem sido usado para apressar a resolução, embora os estudos discordem se ele diminui a coceira ou não. A terapia UV é mais benéfica na primeira semana da erupção.
A eritromicina oral foi eficaz no tratamento de pacientes em um experimento inicial, mas um estudo posterior não pôde confirmar esses resultados.
Uma vez que o vírus do herpes humano 6 ou vírus da herpes humana 7 tem sido a hipótese de ser a causa, o medicamento antiviral Aciclovir pode reduzir o tempo de duração e a gravidade.
Prognóstico
Na maioria dos pacientes, a condição dura apenas uma questão de semanas; Em alguns casos pode durar mais tempo (até seis meses). A doença resolve-se completamente sem efeitos a longo prazo. Dois por cento dos pacientes têm recorrência.
A Pitiríase Rósea é uma erupção de pele. Normalmente aparece na pele uma única mancha com leve descamação e rosada chamada de placa-mãe.
Após alguns dias, várias outras lesões aparecem na pele, normalmente na parte das costas, barriga, braços, e abdômen.
Não é contagiosa e desaparece após algumas semanas. Provavelmente é causada por vírus.
As lesões podem ou não coçar, depende do organismo e da intensidade.
Não há um tratamento específico.
Cremes hidratantes e antialérgicos podem ajudar a aliviar os sintomas da coceira.
Fonte: en.wikipedia.org/www.portalsaofrancisco.com.br