Ageusia

PUBLICIDADE

Ageusia – Definição

Ageusia é a perda das funções gustativas da língua, particularmente a incapacidade de detectar doçura, azedume, amargor, salinidade e umami (que significa “sabor agradável/saboroso”).

Às vezes é confundido com anosmia – uma perda do sentido do olfato.

Como a língua só pode indicar textura e diferenciar entre doce, azedo, amargo, salgado e umami, a maior parte do que é percebido como o sentido do paladar é, na verdade, derivado do olfato.

Ageusia – O que é

Ageusia é a incapacidade de provar, sentir gosto e sabor.

A verdadeira ageusia é bastante rara e pode ser causada por várias coisas.

Mais comumente, as pessoas têm o que é conhecido como “desordem do paladar”, o que significa que seu paladar é prejudicado, mas não totalmente ausente.

Muitos distúrbios do paladar estão ligados a distúrbios do olfato, uma vez que as experiências de olfato e paladar estão intimamente relacionadas.

Pessoas que sofrem de ageusia freqüentemente procuram atendimento médico, já que o gosto é visto como um senso crítico por muitos humanos.

Na verdadeira ageusia, um paciente não pode provar nada aplicado à sua língua. Mais comumente, as pessoas têm hipogeusia, um distúrbio do paladar em que o paciente tem dificuldade em diferenciar gostos ou experimentar determinados gostos. As pessoas mais velhas, por exemplo, tendem a ser menos sensíveis aos sabores amargos.

As pessoas também podem desenvolver disgeusia, em que o sentido do paladar é distorcido ou alterado.

Por si só, ageusia é um problema para muitos doentes porque interfere com o prazer da comida. Alguém com ageusia pode comer substancialmente menos do que deveria, potencialmente sofrendo de desnutrição.

sentido do paladar também é criticamente importante na detecção de sinais de que a comida foi “desligada”, em combinação com o sentido do olfato, o que significa que alguém com ageusia pode comer algo que o deixa doente.


A incapacidade provar, sentir gosto e sabor é
referida como ageusia

Ageusia congênita, em que alguém nasce sem um senso de gosto, é muito incomum. Mais comumente, a condição é adquirida como resultado de problemas neurológicos, problemas endócrinos ou problemas localizados, como infecção, inflamação ou dano à língua.

Fumantes e bebedores também tendem a experimentar ageusia porque suas papilas gustativas são dessensibilizadas por seus hábitos.

Para diagnosticar ageusia, um médico geralmente realiza um teste de sabor, determinando quais sabores as pessoas podem detectar e em quais concentrações.

Kits de teste de sabor estão disponíveis para esse fim, permitindo que os médicos usem sabores cuidadosamente calibrados para testar seus pacientes.

O médico também pode rever a história do paciente para obter a causa subjacente do problema e determinar um curso de tratamento.

Tratamentos para ageusia variam, dependendo da causa da condição. Um fumante saudável, por exemplo, pode ser capaz de resolver o problema cortando o tabagismo ou desistindo completamente.

Alguém com um problema neurológico ou endócrino pode descobrir que a ageusia será resolvida se a condição médica subjacente for tratada com medicação, cirurgia ou outras formas de terapia médica.

Ageusia – Sentido do Paladar


Língua – Gostos básicos

Ageusia é uma perda do sentido do paladar.

As papilas gustativas são pequenas saliências que ficam na superfície da língua e enviam diferentes sabores ao cérebro. Pessoas com velhice podem ter papilas gustativas prejudicadas, geralmente devido à boca seca, ou podem ter danos nos nervos que transferem os sentidos do paladar e do olfato para o cérebro.

Raramente, as pessoas poderiam ter ageusia porque a área do cérebro que reconhece o paladar está danificada.

Embora a ageusia não seja comum, muitas pessoas que perderam o sentido do olfato acham que podem ter envelhecimento, já que os sentidos do paladar e do olfato estão intimamente relacionados no cérebro.

Com base no que a causa é, ageusia pode ser de curto prazo ou permanente.

Ageusia – Sintomas


Língua

O principal sintoma da ageusia é a incapacidade de distinguir entre os vários sabores, que são acidez, salgadinho, amargor e doçura.

Pessoas com ageusia não conseguem distinguir nenhum sabor nos alimentos que comem. Além disso, eles podem apresentar vários outros sintomas.

Estes podem incluir:

Diminuição do desejo de comer.
Pressão alta (hipertensão).
Congestão nasal.
Alergias.
Problemas de saúde bucal.

Ageusia – Causas


Ageusia

Algumas das causas para ageusia podem incluir:

Ter danos nos tecidos dos nervos que sustentam a sua língua, especialmente se o dano é para o nervo glossofaríngeo, que é o nervo que passa o gosto para o terço posterior de sua língua ou o nervo lingual que é o nervo que passa o gosto pelo frente dois terços da sua língua. Alguns desses distúrbios nervosos podem incluir paralisia de Bell e esclerose múltipla.
Ter uma deficiência de zinco e vitamina B3 pode levar a pessoa a ter problemas com o sistema endócrino, o que pode causar uma alteração ou perda do paladar. Também pode haver distúrbios como diabetes mellitus ou hipotireoidismo.
Efeitos colaterais medicinais de medicamentos como pericilamina, cisplatina, Inibidor da enzima de conversão da angiotensina (ECA), etc.
Inflamação ou dano local que interfira no sistema nervoso local ou nas papilas gustativas, como radioterapia, dentaduras inadequadas, uso de tabaco, etc.
Transtornos de ansiedade
Câncer
Insuficiência renal e hepática
Beber álcool
Danos à sua língua

Ageusia – Diagnóstico

Distúrbios do paladar, como ageusia, geralmente são diagnosticados por um especialista em ouvido, nariz e garganta.

Eles farão perguntas sobre seus sintomas e revisarão seu histórico de saúde para determinar se alguma condição existente pode estar desencadeando sua perda do paladar.

Os profissionais de saúde determinam a extensão de sua ageusia medindo os limites de sua função de paladar. Para fazer isso, seu médico pode pedir que você compare os sabores de várias substâncias diferentes.

Ageusia – Prevenção

Como a ageusia é um efeito colateral de várias condições, nem sempre é evitável.

Mas há coisas que você pode fazer para diminuir seu risco:

Não fume ou use outros produtos de tabaco.
Fique hidratado.
Lave as mãos com frequência para reduzir o risco de infecções.
Escove e use fio dental diariamente.
Visite seu dentista regularmente para exames e limpezas.

Ageusia – Diagnóstico e Tratamento


Ageusia

Os distúrbios do paladar e do olfato são diagnosticados por um otorrinolaringologista, um médico do ouvido, nariz, garganta, cabeça e pescoço.

Um otorrinolaringologista pode determinar a extensão do seu distúrbio do paladar medindo a menor concentração de uma qualidade de sabor que você pode detectar ou reconhecer.

Você também pode ser solicitado a comparar os sabores de diferentes substâncias ou a observar como a intensidade de um sabor aumenta quando a concentração de uma substância aumenta.

Tratar a condição subjacente que causa o comprometimento do paladar pode ajudar a restaurar o paladar. Sinusite bacteriana, glândulas salivares e infecções de garganta podem ser tratadas com antibióticos.

Os sintomas de resfriados, gripes e rinite alérgica que afetam o paladar podem ser aliviados com descongestionantes ou anti-histamínicos. Quando estiver se sentindo melhor, seu paladar provavelmente retornará rapidamente.

Seu médico pode prescrever medicamentos para minimizar os efeitos de um distúrbio do sistema nervoso ou uma doença autoimune que causa alteração do paladar.

Na maioria das vezes, as mudanças no estilo de vida são tudo o que você precisa para melhorar seu paladar. Se você é fumante, parar de fumar pode permitir que você saboreie totalmente a comida.

Os ex-fumantes começam a recuperar o paladar dois dias depois de largarem o hábito.

A higiene dental adequada também pode reverter um sentido prejudicado do paladar. A gengivite é o início da doença gengival, que ocorre quando a placa permanece na linha da gengiva.

Através da escovação e do uso do fio dental, você pode eliminar a placa bacteriana da boca, proteger os dentes de doenças e cáries e ajudar a recuperar o paladar.

Fonte: hubpages.com/www.bionity.com/www.collinsdictionary.com/msra.org.au/www.wisegeek.org/www.patientslikeme.com/medicinenet.com/my.clevelandclinic.org/www.sharecare.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.