Breaking News
Home / Saúde / Ageusia

Ageusia

PUBLICIDADE

Definição

Ageusia é a perda das funções gustativas da língua, particularmente a incapacidade de detectar doçura, azedume, amargor, salinidade e umami (que significa “sabor agradável/saboroso”).

Às vezes é confundido com anosmia – uma perda do sentido do olfato.

Como a língua só pode indicar textura e diferenciar entre doce, azedo, amargo, salgado e umami, a maior parte do que é percebido como o sentido do paladar é, na verdade, derivado do olfato.

O que é o Ageusia?

Ageusia é a incapacidade de provar, sentir gosto e sabor.

A verdadeira ageusia é bastante rara e pode ser causada por várias coisas.

Mais comumente, as pessoas têm o que é conhecido como “desordem do paladar”, o que significa que seu paladar é prejudicado, mas não totalmente ausente.

Muitos distúrbios do paladar estão ligados a distúrbios do olfato, uma vez que as experiências de olfato e paladar estão intimamente relacionadas. Pessoas que sofrem de ageusia freqüentemente procuram atendimento médico, já que o gosto é visto como um senso crítico por muitos humanos.

Na verdadeira ageusia, um paciente não pode provar nada aplicado à sua língua. Mais comumente, as pessoas têm hipogeusia, um distúrbio do paladar em que o paciente tem dificuldade em diferenciar gostos ou experimentar determinados gostos. As pessoas mais velhas, por exemplo, tendem a ser menos sensíveis aos sabores amargos. As pessoas também podem desenvolver disgeusia, em que o sentido do paladar é distorcido ou alterado.

Por si só, ageusia é um problema para muitos doentes porque interfere com o prazer da comida. Alguém com ageusia pode comer substancialmente menos do que deveria, potencialmente sofrendo de desnutrição.

sentido do paladar também é criticamente importante na detecção de sinais de que a comida foi “desligada”, em combinação com o sentido do olfato, o que significa que alguém com ageusia pode comer algo que o deixa doente.

Ageusia
A incapacidade provar, sentir gosto e sabor é referida como ageusia

Ageusia congênita, em que alguém nasce sem um senso de gosto, é muito incomum. Mais comumente, a condição é adquirida como resultado de problemas neurológicos, problemas endócrinos ou problemas localizados, como infecção, inflamação ou dano à língua. Fumantes e bebedores também tendem a experimentar ageusia porque suas papilas gustativas são dessensibilizadas por seus hábitos.

Para diagnosticar ageusia, um médico geralmente realiza um teste de sabor, determinando quais sabores as pessoas podem detectar e em quais concentrações.

Kits de teste de sabor estão disponíveis para esse fim, permitindo que os médicos usem sabores cuidadosamente calibrados para testar seus pacientes. O médico também pode rever a história do paciente para obter a causa subjacente do problema e determinar um curso de tratamento.

Tratamentos para ageusia variam, dependendo da causa da condição. Um fumante saudável, por exemplo, pode ser capaz de resolver o problema cortando o tabagismo ou desistindo completamente. Alguém com um problema neurológico ou endócrino pode descobrir que a ageusia será resolvida se a condição médica subjacente for tratada com medicação, cirurgia ou outras formas de terapia médica.

Ageusia – Sentido do Paladar

Ageusia
Língua – Gostos básicos

Ageusia é uma perda do sentido do paladar.

As papilas gustativas são pequenas saliências que ficam na superfície da língua e enviam diferentes sabores ao cérebro. Pessoas com velhice podem ter papilas gustativas prejudicadas, geralmente devido à boca seca, ou podem ter danos nos nervos que transferem os sentidos do paladar e do olfato para o cérebro.

Raramente, as pessoas poderiam ter ageusia porque a área do cérebro que reconhece o paladar está danificada.

Embora a ageusia não seja comum, muitas pessoas que perderam o sentido do olfato acham que podem ter envelhecimento, já que os sentidos do paladar e do olfato estão intimamente relacionados no cérebro. Com base no que a causa é, ageusia pode ser de curto prazo ou permanente.

Sintomas

Ageusia
Língua

O principal sintoma da ageusia é a incapacidade de distinguir entre os vários sabores, que são acidez, salgadinho, amargor e doçura.

Causas

Algumas das causas para ageusia podem incluir:

Ter danos nos tecidos dos nervos que sustentam a sua língua, especialmente se o dano é para o nervo glossofaríngeo, que é o nervo que passa o gosto para o terço posterior de sua língua ou o nervo lingual que é o nervo que passa o gosto pelo frente dois terços da sua língua. Alguns desses distúrbios nervosos podem incluir paralisia de Bell e esclerose múltipla.

Ter uma deficiência de zinco e vitamina B3 pode levar a pessoa a ter problemas com o sistema endócrino, o que pode causar uma alteração ou perda do paladar. Também pode haver distúrbios como diabetes mellitus ou hipotireoidismo.

Efeitos colaterais medicinais de medicamentos como pericilamina, cisplatina, Inibidor da enzima de conversão da angiotensina (ECA), etc.

Inflamação ou dano local que interfira no sistema nervoso local ou nas papilas gustativas, como radioterapia, dentaduras inadequadas, uso de tabaco, etc.

Transtornos de ansiedade

Câncer

Insuficiência renal e hepática

Beber álcool

Danos à sua língua

Fonte: hubpages.com/www.bionity.com/www.collinsdictionary.com/msra.org.au/www.wisegeek.org/www.patientslikeme.com/medicinenet.com/www.sharecare.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.