Breaking News
Home / Saúde / Gêmeos Siameses

Gêmeos Siameses

PUBLICIDADE

Definição de Gêmeos Siameses

Gêmeos Siameses são gêmeos monozigóticos cujos corpos estão unidos. A conexão pode ser leve ou extensa; pode envolver a pele e os músculos ou a cartilagem de uma região limitada, como a cabeça, o tórax, o quadril ou as nádegas, ou os gêmeos podem compartilhar um órgão, como um intestino ou partes da coluna vertebral. Se juntou superficialmente, os gêmeos podem ser facilmente separados por cirurgia logo após o nascimento. Se mais profundamente unidos, eles podem ter que passar pela vida com sua desvantagem, se eles sobreviverem. Novas técnicas de cirurgia possibilitam separar alguns gêmeos siameses cujas ligações físicas são altamente complexas.

O que são Gêmeos Siameses?

Os gêmeos siameses, também conhecidos como gêmeos unidos, são gêmeos idênticos que não se separaram completamente durante o desenvolvimento embrionário precoce. Na maioria dos casos, gêmeos idênticos são formados a partir de um único ovo fertilizado que se divide em dois embriões separados muito cedo na gravidez. Os gêmeos siameses ocorrem quando o ovo não se divide inteiramente, resultando em dois bebês que são fundidos. Esta ocorrência é bastante rara, com apenas um em 200.000 nascidos vivos sendo gêmeos unidos.

O prognóstico para os gêmeos siameses depende de vários fatores.

Primeiro, os gêmeos mais conjugados compartilham uma placenta e saco amniótico durante o desenvolvimento fetal. Em alguns casos, um gêmeo pode receber mais nutrição do que o outro ou a placenta pode não ser capaz de fornecer apoio suficiente para dois bebês de uma só vez. Isso também pode acontecer com gêmeos idênticos completamente separados. Por esta razão, entre 40 e 60 por cento de todos os gêmeos unidos chegam nascidos mortos.

Ao nascer, os gêmeos siameses enfrentam obstáculos adicionais. Dependendo de onde eles se juntam, muitos gêmeos siameses compartilham sistemas de órgãos vitais. Ambos os bebês podem ter apenas um coração ou fígado entre eles, o que significa que o órgão único deve suportar ambos os bebês de uma só vez. Isso pode levar a uma tremenda pressão sobre ambos os bebês à medida que crescem porque os órgãos não são feitos para suportar duas crianças crescentes ao mesmo tempo. Muitas vezes, um ou ambos os bebês vão morrer nos primeiros anos de vida.

Em alguns casos, os gêmeos podem ser separados se as partes do corpo que compartilham não estão conectadas em veias ou artérias principais e se não compartilham órgãos importantes. As operações geralmente são arriscadas e, em muitos casos, ambos os gêmeos não sobrevivem. A decisão de separar os gêmeos siameses é importante, especialmente se um gêmeo estiver mais em risco do que o outro. Enviar gêmeos para a cirurgia sabendo que um pode não ser difícil, embora às vezes seja necessário salvar o gêmeo mais forte e garantir a sua sobrevivência a longo prazo.

O termo “gêmeos siameses” vem de Eng e Chang Bunker, gêmeos unidos da Tailândia, então chamou Siam. Eles alcançaram a fama internacional como adolescentes aparecendo em shows de circo e, eventualmente, se tornaram empresários de sucesso nos Estados Unidos. O termo gêmeos siameses foi usado para se referir a eles porque eles vieram de Sião. Embora ainda seja amplamente utilizado, o termo gêmeos siameses não é considerado apropriado. Gêmeos conjugado é o nome próprio para a condição.

Embora os pesquisadores não saibam o motivo, os gêmeos conjugados são mais freqüentemente masculinos. Mesmo assim, a maioria dos gêmeos conjugados que vivem hoje são mulheres, porque as meninas tendem a se destacar melhor do que as suas homólogas do sexo masculino. A razão para isso é desconhecida.

História de Gêmeos Siameses

Um dos primeiros casos documentados de gêmeos unidos foram Mary e Eliza Chulkhurst. Elas nasceram em Biddenden, Condado de Kent, Inglaterra, no ano 1100.

Gêmeos Siameses

As irmãs ricas, conhecidas como Biddenden Maids, viveram por 34 anos. Quando morreram, deixaram uma pequena fortuna para a Igreja da Inglaterra. Em homenagem a sua generosidade, os cidadãos ingleses costumavam fazer pequenos biscoitos e bolos nas imagens das irmãs e dar-lhes aos pobres.

Outro grupo de gêmeos famosos foram Eng e Chang Bunker, que nasceram na Tailândia (então chamado Siam) em 1811. O termo gêmeos siameses foi inventado como uma referência a Eng e Chang, que alcançaram a fama internacional pouco depois de deixar Siam como adolescentes.

Gêmeos Siameses
Chang e Eng Bunker, aquarela em marfim, 1835 ou 1836

Eles se juntaram no peito inferior por uma faixa estreita de carne, que ligava seus fígados. Eles foram exibidos em shows de circo em todo o mundo antes de se instalarem nos Estados Unidos, onde se casaram com duas irmãs e tinham quase duas dúzias de crianças. Eles foram bem-sucedidos empresários e fazendeiros no condado de Wilkes, Carolina do Norte, onde viveram até 1874. Eles tinham 63 anos quando morreram.

O termo gêmeos siameses já não é considerado apropriado. Os gêmeos Conjoined não se limitam a qualquer grupo racial ou étnico e, de fato, nasceram em todo o mundo.

Vários tipos de Gêmeos Siameses

Há quase uma dúzia de diferentes tipos de gêmeos unidos. Uma das classificações mais comuns é gêmeos toracópagos. Estes gêmeos estão conectados na parte superior do tronco.

Os gêmeos toracópagos compartilhar um coração, que, dependendo de quão perto eles são unidos, torna quase impossível separá-los e guardá-los ambos. Os gêmeos toracópago representam cerca de 40% de todos os casos conjugados.

Outro tipo comum de conjugado é chamado omphalopagus, onde gêmeos são ligados a partir do esterno até a cintura. Cerca de 33 por cento de todos os casos conjugados são classificados como omphalopagus. Estes gêmeos pode compartilhar um fígado, gastrointestinal ou funções genito-urinário, mas raramente compartilham um coração.

Um dos tipos mais raros de gêmeos siameses é gêmeos craniopago, que estão unidos no crânio ou na cabeça. Na verdade, apenas 2 por cento de todos os gêmeos unidos são unidos dessa maneira.

Fonte: www.umm.edu/www.wisegeek.org/medical-dictionary.the

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Flebite

PUBLICIDADE Definição de flebite A flebite é uma condição na qual uma veia se torna …

Regeneração Hepática

Regeneração Hepática

PUBLICIDADE O fígado tem a maior capacidade regenerativa de qualquer órgão do corpo. A regeneração do fígado tem sido …

Manorexia

PUBLICIDADE Definição Manorexia é um termo usado para se referir à anorexia nervosa nos homens. Este não é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.