Oliguria

PUBLICIDADE

Oliguria – Definição

Oliguria é definida como uma produção de urina inferior a 1 ml/kg/h em lactentes, inferior a 0,5 ml/kg/h em crianças e inferior a 400 ml ou 500 ml por 24h em adultos – isso equivale a 17 ou 21 ml/hora.

Por exemplo, num adulto com 70 kg, é igual a 0,24 ou 0,3 ml/hora/kg. Alternativamente, no entanto, o valor de 0,5 mL/kg/ h é comumente usado para definir oliguria em adultos também.

Olig- (ou oligo-) é um prefixo grego que significa pequeno ou pequeno.

Anúria é clinicamente definida como menos de 50mL de produção de urina por dia.

oliguria é a produção de um volume anormalmente pequeno de urina. Isso pode ser resultado de sudorese abundante, doença renal, edema, perda de sangue, diarreia ou envenenamento.

Oligúria é um termo médico para baixa produção de urina (quanto você faz xixi). No caso de um adulto, isso significa menos de 400 mililitros (mL) a 500 mL (cerca de dois copos) de urina por 24 horas.

Os números dependem do peso em termos de crianças e bebês. Para um lactente, o débito é inferior a 1 mL/quilograma (kg)/hora, enquanto a oligúria em crianças refere-se a um débito inferior a 0,5 mL/kg/h.

Oliguria – O que é

oliguria é uma condição em que se produz muito pouca urina.

Uma baixa produção de urina pode ser o resultado de um fluido insuficiente para os rins, rins danificados que não conseguem fazer urina ou uma obstrução que impede a saída da urina do corpo.

As causas mais comuns de oliguria são aquelas, como a desidratação, que envolvem um suprimento inadequado de fluido que chega aos rins e são conhecidas como causas pré-renais.

tratamento da oliguria geralmente envolve a correção de qualquer uma das causas subjacentes, se possível.

Se houver um risco de insuficiência renal, pode ser necessária diálise, em que é utilizado um filtro artificial em vez dos rins para remover os resíduos do sangue.

Onde a diminuição da produção de urina resulta de causas pré-renais, não há um volume suficientemente grande de fluido que atinja os rins. Isso pode ocorrer como resultado de desidratação, distúrbios cardíacos, como insuficiência cardíaca, em que o sangue não está sendo bombeado de forma eficiente ao redor do corpo, ou colapso do sistema circulatório, conhecido como choque hipovolêmico, devido a problemas como hemorragia.

Um baixo volume de líquido pode causar a falha dos rins, resultando em menor débito do sistema urinário.

Nos estágios iniciais da insuficiência renal, também conhecida como lesão renal aguda, os rins respondem à redução do suprimento de líquido pela conservação de sal e água extras e, se a situação for revertida, a produção de urina pode voltar ao normal. Se a situação persistir, algumas células renais morrem em uma condição chamada necrose tubular aguda.

Onde o dano é muito extenso, os rins podem ser incapazes de produzir um débito urinário normal, mesmo que a carga de fluido aumente subsequentemente.

A necrose tubular aguda é conhecida como uma causa renal da oliguria, onde há danos aos próprios rins.

Doenças que causam danos nos rins, certos medicamentos que são tóxicos para os rins e infecção do sangue, podem dar origem a necrose tubular aguda.

Algumas das causas levam a danos renais mais graves do que outras e a oliguria está associada apenas às formas mais graves.

Para ambas as causas pré-renais e renais de oliguria, os problemas subjacentes são identificados e tratados para dar aos rins a melhor chance de recuperação.

Qualquer perda de fluido é restaurada e a diálise é usada se necessário.

Causas pós-renais de oliguria, onde há obstrução urinária, comumente envolvem problemas como o bloqueio de um cateter. Os cateteres são tubos flexíveis usados para drenar a urina da bexiga.

No caso de um bloqueio, ocorre retenção urinária, em que a pessoa geralmente sente vontade de urinar, mas não é possível, e o início da oliguria é relativamente súbito.

Um bloqueio pode ser causado pela bolsa coletora de urina posicionada acima da bexiga, ou por uma dobra no tubo, em cujo caso o simples reposicionamento pode corrigir o problema.

Se o interior do tubo estiver obstruído por sedimentos ou coágulos sanguíneos, o cateter pode precisar ser substituído.

Oliguria – Produção de Urina


Oliguria

Oliguria é a baixa produção de urina especificamente mais de 80 ml/dia, mas inferior a 400 ml/dia.

A diminuição da produção de urina pode ser um sinal de desidratação, insuficiência renal, choque hipovolêmico, síndrome não-cetica hiperglicêmica hiperosmolar HHNS, síndrome de disfunção de múltiplos órgãos, obstrução urinária/retenção urinária, Cetoacidose diabética (DKA), pré-eclâmpsia e infecções do trato urinário, entre outras condições.

Além da oliguria existe a anúria, o que representa uma ausência de urina, clinicamente classificada como abaixo de 80 ou 100 ml/dia. O termo é de raízes que significa “não há urina suficiente”)

Qual a diferença entre oligúria, anúria e poliúria?

Estas palavras e condições estão todas relacionadas. Eles se referem a quanta urina você produz.

A definição de oligúria é baixo débito urinário, enquanto anúria significa ausência de débito urinário.

Poliúria significa produção excessiva de urina.

Prestar atenção à urina tem sido uma ferramenta médica há milhares de anos. Os profissionais de saúde analisam quanto você faz xixi, quais coisas são encontradas em seu xixi (como sangue ou proteína) e qual é a cor do seu xixi. Seu médico e você mesmo podem aprender coisas importantes monitorando a produção de urina e suas características.

Oliguria – Causa


Oliguria

oligúria (diminuição da produção de urina) pode ser pré-renal (causada por algo que acontece antes que o processo de dejetos chegue aos rins), renal (causada por algo nos rins) ou pós-renal (causada por algo que acontece posteriormente no processo de remoção de dejetos, não em seus rins.)

As causas pré-renais incluem:

Baixo volume de sangue (hipovolemia), que pode ser causado por muitas coisas. Estes incluem grande perda de sangue, diminuição da ingestão de líquidos, queimaduras, sepse, insuficiência hepática e cirurgia.
Condições cardíacas e pulmonares.
Doença vascular dos seus rins.

As causas renais incluem vários tipos de distúrbios renais, incluindo glomerulonefrite e necrose tubular aguda, bem como danos causados por medicamentos ou toxinas.

As causas pós-renais referem-se a bloqueios no trato urinário, como obstrução da saída da bexiga e cálculos ureterais. Em casos de bloqueios, seus rins produzem urina, mas a urina não pode deixar seu corpo.

Oliguria – Diagnóstico

Seu médico fará um exame físico e fará um histórico médico completo.

Eles solicitarão testes que podem incluir:

Testes de urina, incluindo testes para medir a urina e outros para ver quais componentes estão nela.
Exames de sangue.
Exames de imagem, incluindo ultrassonografia do rim ou da bexiga e tomografia computadorizada.

Oliguria – Tratamento


Oliguria

O tratamento da oligúria depende da causa da baixa produção de urina.

Se você não conseguir excretar urina porque algo está bloqueado, seu médico removerá o bloqueio para que você possa urinar (fazer xixi) normalmente.

Isso é verdade para bloqueios no trato urinário e bloqueios que ocorrem quando um cateter é dobrado ou bloqueado. (Cateteres são tubos usados para colocar fluido em seu corpo ou retirar fluido.)

Se você tiver uma infecção, receberá os antibióticos ou antifúngicos corretos.

Se você estiver tomando um medicamento que danificou seus rins, seu médico interromperá esse medicamento e o substituirá por outro que não seja tóxico.

Se sua produção de urina estiver baixa porque você está desidratado por vômito ou diarreia, seu médico cuidará para que você seja reidratado, seja bebendo líquidos ou recebendo líquidos por via intravenosa (IV, pela veia).

Pessoas com insuficiência renal podem precisar de terapia renal substitutiva, como diálise. A terapia renal substitutiva refere-se ao tratamento que desempenha a função de rins saudáveis.

É provável que a oligúria precise de tratamento médico, a menos que sua produção de urina seja baixa porque você não ingere líquidos suficientes. Nesse caso, você pode se tratar bebendo mais líquidos, como água pura ou soluções de reidratação que contenham eletrólitos.

Seu médico também pode sugerir que você siga uma dieta que garanta uma quantidade específica de proteínas e calorias por dia.

Oliguria – Prevenção

Se tiver diarreia e vomitar, faça todos os esforços para continuar a ingerir líquidos. É importante notar a diminuição da produção de urina o mais cedo possível.

Se você tem doença renal, problemas cardíacos ou dificuldades respiratórias, siga as instruções do seu médico quanto à ingestão de líquidos e orientações dietéticas.

Fonte: Colégio São Francisco/my.clevelandclinic.org/www.wisegeek.com/healthjade.net/cloudinary.com/www.assocarenews.it

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.