Breaking News
Home / Saúde / Oliguria

Oliguria

PUBLICIDADE

O que é

A oliguria é uma condição em que se produz muito pouca urina.

Uma baixa produção de urina pode ser o resultado de um fluido insuficiente para os rins, rins danificados que não conseguem fazer urina ou uma obstrução que impede a saída da urina do corpo.

As causas mais comuns de oliguria são aquelas, como a desidratação, que envolvem um suprimento inadequado de fluido que chega aos rins e são conhecidas como causas pré-renais.

O tratamento da oliguria geralmente envolve a correção de qualquer uma das causas subjacentes, se possível.

Se houver um risco de insuficiência renal, pode ser necessária diálise, em que é utilizado um filtro artificial em vez dos rins para remover os resíduos do sangue.

Onde a diminuição da produção de urina resulta de causas pré-renais, não há um volume suficientemente grande de fluido que atinja os rins. Isso pode ocorrer como resultado de desidratação, distúrbios cardíacos, como insuficiência cardíaca, em que o sangue não está sendo bombeado de forma eficiente ao redor do corpo, ou colapso do sistema circulatório, conhecido como choque hipovolêmico, devido a problemas como hemorragia.

Um baixo volume de líquido pode causar a falha dos rins, resultando em menor débito do sistema urinário.

Nos estágios iniciais da insuficiência renal, também conhecida como lesão renal aguda, os rins respondem à redução do suprimento de líquido pela conservação de sal e água extras e, se a situação for revertida, a produção de urina pode voltar ao normal. Se a situação persistir, algumas células renais morrem em uma condição chamada necrose tubular aguda.

Onde o dano é muito extenso, os rins podem ser incapazes de produzir um débito urinário normal, mesmo que a carga de fluido aumente subsequentemente.

A necrose tubular aguda é conhecida como uma causa renal da oliguria, onde há danos aos próprios rins.

Doenças que causam danos nos rins, certos medicamentos que são tóxicos para os rins e infecção do sangue, podem dar origem a necrose tubular aguda. Algumas das causas levam a danos renais mais graves do que outras e a oliguria está associada apenas às formas mais graves.

Para ambas as causas pré-renais e renais de oliguria, os problemas subjacentes são identificados e tratados para dar aos rins a melhor chance de recuperação.

Qualquer perda de fluido é restaurada e a diálise é usada se necessário.

Causas pós-renais de oliguria, onde há obstrução urinária, comumente envolvem problemas como o bloqueio de um cateter. Os cateteres são tubos flexíveis usados para drenar a urina da bexiga. No caso de um bloqueio, ocorre retenção urinária, em que a pessoa geralmente sente vontade de urinar, mas não é possível, e o início da oliguria é relativamente súbito.

Um bloqueio pode ser causado pela bolsa coletora de urina posicionada acima da bexiga, ou por uma dobra no tubo, em cujo caso o simples reposicionamento pode corrigir o problema.

Se o interior do tubo estiver obstruído por sedimentos ou coágulos sanguíneos, o cateter pode precisar ser substituído.

Produção de Urina

Oliguria é a baixa produção de urina especificamente mais de 80 ml/dia, mas inferior a 400 ml / dia.

A diminuição da produção de urina pode ser um sinal de desidratação, insuficiência renal, choque hipovolêmico, síndrome não-cetica hiperglicêmica hiperosmolar HHNS, síndrome de disfunção de múltiplos órgãos, obstrução urinária / retenção urinária, DKA, pré-eclâmpsia e infecções do trato urinário, entre outras condições.

Além da oliguria existe a anúria, o que representa uma ausência de urina, clinicamente classificada como abaixo de 80 ou 100 ml / dia. O termo é de raízes que significa “não há urina suficiente”)

Definição

Oliguria é definida como uma produção de urina inferior a 1 ml/kg/h em lactentes, inferior a 0,5 ml/kg/h em crianças e inferior a 400 ml ou 500 ml por 24h em adultos – isso equivale a 17 ou 21 ml /hora.

Por exemplo, num adulto com 70 kg, é igual a 0,24 ou 0,3 ml / hora/kg. Alternativamente, no entanto, o valor de 0,5 mL/kg/ h é comumente usado para definir oliguria em adultos também.

Olig- (ou oligo-) é um prefixo grego que significa pequeno ou pequeno.

Anúria é clinicamente definida como menos de 50mL de produção de urina por dia.

Fonte: Colégio São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Macrocefalia

PUBLICIDADE Definição Macrocefalia (ou “cabeça grande”) é uma razão muito comum para o encaminhamento a um …

Síndrome da Cabeça Chata

PUBLICIDADE O que é A síndrome da cabeça chata é uma condição na qual a cabeça de …

Polifagia

Polifagia

PUBLICIDADE Definição A polifagia é uma condição caracterizada por fome excessiva e aumento do apetite. Não importa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.