Breaking News
Home / Saúde / Rinologia

Rinologia

PUBLICIDADE

Definição

A rinologia refere-se a uma subespecialidade dentro do campo da otorrinolaringologia focada no tratamento de doenças e distúrbios que afetam a cavidade nasal e seios.

Isso pode incluir alergias, problemas com paladar e olfato, hemorragias nasais, obstrução do fluxo nasal e sinusite.

Estas desordens são muitas vezes inicialmente bem geridas por um médico geral.

No entanto, quando o problema persistir ou tornar-se um tratamento mais complexo, pode ser necessário consultar um especialista em rinologia.

Um rinologista é um médico que pratica a rinologia, a ciência médica dedicada à anatomia, fisiologia e doenças do nariz e dos seios paranasais.

O que é

A rinologia é uma disciplina médica que é geralmente considerada uma subespecialidade de medicina de ouvido, nariz e garganta.

Em particular, a rinologia é o estudo de problemas de saúde que podem afetar a estrutura e função do nariz. A disciplina também aborda o tratamento dessas questões, e vai desde o uso de antibióticos para tratar infecções até técnicas cirúrgicas para corrigir anormalidades de algum tipo.

O profissional de saúde especializado no tratamento do nariz é normalmente referido como um rinologista.

Como a maioria dos profissionais médicos, os rinologistas recebem treinamento especial que permite diagnosticar e tratar com precisão todos os tipos de doenças.

Isso inclui identificar e remover tumores, diagnosticar alergias que causam inchaço nas passagens nasais e até mesmo usar a cirurgia para corrigir os danos que ocorreram durante o acidente.

Um profissional médico que presta atendimento rinológico às vezes é considerado um especialista no campo da otologia.

No entanto, a rinologia é um pouco mais ampla, no sentido de que o rinologista provavelmente também seja proficiente no tratamento de problemas de saúde que ocorrem na área geral do nariz.

Por exemplo, isso pode incluir o tratamento de canais lacrimais que são bloqueados ou cirurgicamente removendo um tumor que está colocando pressão sobre a área diretamente abaixo das passagens nasais.

Devido ao escopo da prática envolvida, subcategorias como a rinologia da otologia e a rinologia da laringologia têm se desenvolvido.

As origens exatas da rinologia são desconhecidas.

No entanto, muitos historiadores acreditam que o estudo e o tratamento do nariz remontam ao antigo Egito.

Independentemente de quando este tipo de disciplina médica começou a surgir, não pode haver dúvidas de que o século XX viu um aumento considerável na capacidade de diagnosticar com precisão e tratar doenças relacionadas com o nariz e as vias nasais.

Avanços notáveis na rinologia incluíram uma melhor compreensão da função das passagens nasais e como essas funções interagem com o tecido e órgãos circundantes.

Ao mesmo tempo, essa disciplina também viu a criação de uma gama mais ampla de medicamentos que podem ser usados para lidar efetivamente com muitos problemas, como inflamação e infecção.

Também foram desenvolvidos procedimentos cirúrgicos que são menos invasivos, tornando a recuperação da cirurgia de rinologia muito mais fácil para um paciente.

Muitas condições podem agora ser tratadas usando cirurgia de buraco de fechadura, uma forma de endoscopia que produz menos dor para o paciente e requer muito pouco tempo de recuperação.

Fonte: Colégio São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Síndrome de Couvade

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Couvade é uma condição na qual homens com parceiros grávidos …

Polineuropatia

PUBLICIDADE Definição As polineuropatias são o tipo mais comum de distúrbio do sistema nervoso periférico …

Acrocianose

PUBLICIDADE A acrocianose é uma desordem vascular periférica funcional caracterizada por descoloração malhada ou cianose …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.