Breaking News
Home / Saúde / Útero Invertido

Útero Invertido

PUBLICIDADE

Definição

Um útero retrovertido ou útero inclinado é um útero que é orientado posteriormente, em direção à parte posterior do corpo.

Isto está em contraste com o útero ligeiramente “antevertido” que a maioria das mulheres tem, que é orientado para a frente em direção à bexiga, com a parte anterior ligeiramente côncava.

O que é um útero invertido?

Um útero invertido é inclinado para trás em direção à coluna e geralmente fica em um dos lados da bexiga.

Por outro lado, o útero típico é para cima e para baixo ou inclinado para a frente e fica em cima da bexiga.

Essa condição, que também é chamada de útero retrovertido além de sua tendência a tornar o parto um pouco mais doloroso do que o normal, geralmente não resulta em nenhum problema de saúde.

Como geralmente não causa problemas, a genética geralmente é responsável por essa condição, mas certos eventos também podem levar a esse tipo de útero.

Por exemplo, a gravidez e o período pós-parto podem causar um útero invertido, porque os ligamentos enfraquecem como resultado tanto do peso extra no abdômen durante a gravidez quanto da diminuição dos níveis de estrogênio posteriormente. Isso pode levar o útero a não permanecer em seu local original, caindo para um lado da bexiga e tombando para trás em direção à medula espinhal.

Outra causa possível é a endometriose, porque as cicatrizes na região abdominal podem empurrar o útero para fora de sua posição típica logo acima da bexiga.

Esta condição é geralmente diagnosticada por um médico através de um ultra-som e exame pélvico.

Na maioria dos casos, essa condição não precisa ser tratada, porque causa poucos problemas sérios. Por exemplo, trabalho de parto e parto podem ser mais dolorosos do que o normal, mas isso pode ser corrigido com medicação para dor ou cesariana.

Em casos raros, as mulheres com útero invertido contraem infecções do trato urinário com mais frequência do que o normal e podem notar dor lombar, ambas geralmente resultantes da pressão exercida sobre o cóccix e o reto.

A dor durante a relação sexual também é sentida às vezes como resultado dessa posição do útero, mas esse é outro sintoma raro.

Um útero invertido normalmente não dificulta a gravidez.

Se os efeitos de um útero invertido são muito incômodos para uma mulher, o útero pode ser reposicionado cirurgicamente.

Na maioria dos casos, porém, as mulheres são instruídas por seus médicos a se exercitarem regularmente para aliviar um pouco da dor.

O útero às vezes se reposiciona após a gravidez e o parto, então as mulheres são frequentemente aconselhadas a esperar e ver se isso ocorre antes de receber tratamento para essa condição.

O que é um útero inclinado?

Um útero inclinado ocorre quando o útero de uma mulher está voltado para a pélvis.

A condição também pode ser referida como um útero retroflexo, para trás ou retrovertido ou uma retroversão uterina.

Normalmente, o útero, que é o órgão em que o bebê cresce e se desenvolve, é posicionado verticalmente na pélvis.

Esta condição pode ocorrer se o útero nunca se mover para a posição correta durante a infância ou adolescência.

Também pode resultar de endometriose ou miomas uterinos, os quais podem causar cicatrizes que podem contribuir para o posicionamento do órgão.

Em outros casos, o parto pode afetar a posição.

Durante a gravidez, às vezes os ligamentos que sustentam o útero na posição correta podem ser permanentemente alongados, embora eles normalmente recuperem sua elasticidade, e o útero se move de volta para uma posição mais vertical ou para frente após a gravidez.

Muitas mulheres nunca saberão que têm um útero inclinado, a menos que cause algum problema. Os sintomas incluem dor com menstruação ou relação sexual, incontinência leve, infecções do trato urinário, problemas com tampões e problemas de fertilidade. A maioria dos casos é descoberta durante um exame pélvico regular por um ginecologista.

Se a posição causar um problema, o tratamento pode incluir correção cirúrgica.

Existem duas técnicas principais para correção: uma suspensão uterina e o posicionamento uterino pelo investimento, fixação e truncamento do ligamento extraperitoneal.

Um exercício chamado “peito do joelho” pode ajudar também; no entanto, é apenas uma correção temporária e não funcionará se o problema estiver relacionado à endometriose ou miomas. Outra opção é o uso de um pessário, um objeto de silicone que é inserido na vagina para manter o útero no lugar.

Em casos raros, um útero inclinado pode contribuir para dificuldades na concepção ou causar problemas na gravidez. Durante a gravidez, o útero normalmente avança para a posição correta até o final do primeiro trimestre.

Em casos raros, no entanto, o posicionamento pode causar aborto espontâneo. A maioria das gestações que envolvem um útero inclinado geralmente atingem o termo completo sem complicações relacionadas.

Sintomas de um útero retrovertido

Geralmente, um útero retrovertido não causa nenhum problema. Se ocorrerem problemas, provavelmente será porque a mulher tem um distúrbio associado como a endometriose.

Um distúrbio como esse pode causar os seguintes sintomas:

Relações sexuais dolorosas
A posição de mulher em cima durante o sexo geralmente causa mais desconforto
Dor no período (particularmente se a retroversão estiver associada à endometriose).

Diagnóstico de um útero retrovertido

Um útero retrovertido é diagnosticado pelo exame pélvico de rotina.

Às vezes, uma mulher pode descobrir que ela tem um útero retrovertido durante um teste de Papanicolau.

Se você tiver sintomas como sexo doloroso, a primeira ação tomada pelo seu médico pode incluir uma série de testes para descobrir se outras condições estão causando o útero retrovertido, como endometriose ou miomas.

Fonte: www.betterhealth.vic.gov.au/www.babycenter.com/www.wisegeek.org/www.psychologytoday.com/americanpregnancy.org/www.womens-health.co.uk/www.invitra.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Gripe Espanhola

Gripe Espanhola

PUBLICIDADE Definição A pandemia de gripe espanhola é a catástrofe contra a qual todas as pandemias modernas …

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.