Breaking News
Home / Saúde / Demofobia

Demofobia

PUBLICIDADE

O que é

A demofobia é um transtorno de ansiedade que se manifesta como um medo de multidões.

Esse medo é muitas vezes exagerado ou infundado, embora o sofredor possa ficar paralisado apenas com o pensamento de estar na multidão.

Também conhecida como oclofobia ou enochlofobia, a demofobia é frequentemente sentida por pessoas tímidas ou introvertidas, embora possa ocorrer em qualquer um por vários motivos.

As pessoas que sofrem de demofobia podem evitar totalmente as multidões, e se acontecer de elas se encontrarem na multidão, elas podem fugir da situação, ficar incapacitadas, chorar, suar, tremer ou exibir outros sintomas de ansiedade severa.

As causas da demofobia variam de pessoa para pessoa, e descobrir a causa é fundamental para ajudar o sofredor a superar o medo das multidões.

Uma pessoa pode ter passado por uma má experiência em uma multidão em algum momento de sua vida – muitas vezes tais experiências ocorrem na infância – como se perder em uma multidão, fazer parte de uma multidão que se torna violenta, atropelada por uma multidão. multidão, ou ser ferido em uma multidão.

Muitas pessoas que têm um medo irracional de multidões podem tentar racionalizar o medo, tomando nota do potencial de incidentes em uma multidão, como ser atacado, contrair uma doença ou se perder.

Independentemente da causa, a demofobia pode impedir que o paciente funcione normalmente mesmo nas menores multidões, como as encontradas nos lobbies dos cinemas.

Para superar a demofobia, uma pessoa deve primeiro identificar a causa do medo, e então começar a entender mais sobre as multidões e como funcionar quando uma parte delas.

O processo de superação do medo será lento e às vezes estressante, mas quanto mais exposição às multidões um sofredor receber, mais rápido o processo se tornará.

Uma pessoa pode começar vendo uma multidão de longe e observando como as pessoas na multidão reagem umas às outras. Entender que uma multidão é composta de indivíduos pode ajudar a aliviar os medos irracionais.

Uma pessoa pode perceber que, se alguma coisa ruim acontecer na multidão, a maioria das pessoas está disposta a ajudar.

Uma pessoa pode então optar por se expor a multidões menores, talvez em uma pequena reunião de amigos. Construir progressivamente em direção a multidões cada vez maiores pode ajudar o sofredor a se adaptar às multidões.

Em alguns casos, no entanto, esse método pode ser muito difícil.

Os doentes devem então recorrer a um profissional de saúde mental que possa ajudar a conceber uma estratégia para lidar com a demofobia e, eventualmente, superá-la.

Origem da palavra e Definição

A origem da palavra demo é grego (significa pessoas) e fobia é grego (significa medo).

Pessoas com esse medo evitam lugares que são conhecidos por serem lugares lotados ou densamente povoados.

Sintomas

Tal como acontece com qualquer fobia, os sintomas variam de pessoa para pessoa, dependendo do seu nível de medo.

Os sintomas normalmente incluem ansiedade extrema, medo e qualquer coisa associada a pânico, como falta de ar, respiração acelerada, batimentos cardíacos irregulares, suor, sudorese excessiva, náusea, boca seca, náusea, incapacidade de articular palavras ou frases, boca seca e tremores.

Fonte: Equipe Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.