Breaking News
Home / Saúde / Tendinopatia

Tendinopatia

PUBLICIDADE

O que é

Tendinopatia refere-se a qualquer lesão ou doença que afeta um tendão no corpo.

Um tendão é uma faixa forte de tecido que conecta os ossos do corpo aos músculos e pode ser encontrada em muitas articulações, incluindo o joelho e o tornozelo.

Os dois principais tipos de tendinopatia são tendinite e tendinose.

A tendinite é um problema inflamatório em um tendão, enquanto a tendinose é uma condição crônica que geralmente ocorre após o término do período de inflamação.

Na maioria dos casos, a localização da tendinopatia define seu nome, de modo que a tendinite de Aquiles e a tendinose patelar são duas lesões comuns.

Um tendão saudável e normal conterá principalmente fibras de colágeno que estão dispostas paralelas umas às outras.

Devido à diminuição do fluxo sanguíneo nos tendões em comparação com os músculos, as lesões do tendão geralmente demoram muito mais para cicatrizar. Se ferido, o tendão normalmente passará por três estágios, começando com a inflamação e terminando na remodelação – o processo pelo qual o tendão amadurece e retorna ao estado normal após a lesão.

Se um tendão se romper ou romper, isso é uma lesão particularmente grave que pode levar muito tempo para cicatrizar.

Se ocorrer uma ruptura completa no tendão, o tratamento pode envolver uma cirurgia complexa para permitir ao tendão a melhor chance de reparo.

A tendinite é um tipo comum de tendonopatia, que geralmente é resultado de movimentos repetitivos que exercem pressão sobre um tendão específico.

Por exemplo, a tendinite patelar é frequentemente causada pela corrida devido à grande quantidade de força transmitida a cada passo. Com o tempo, micro rasgos no tendão criam uma lesão que causa dor.

Tendinite pode ocorrer em qualquer lugar, há um tendão que é colocado sob muita pressão, embora seja mais comum no joelho, tornozelo e ombro.

O tratamento para tendinite durante o estágio de inflamação geralmente envolve repouso, congelamento e alongamento conservador.

A tendinose é comumente chamada de tendinite crônica ou tendinopatia crônica. É usado para descrever o dano celular à estrutura do tendão. Os efeitos da tendinose incluem dor semelhante à tendinite, bem como um aumento do risco de uma ruptura completa do tendão.

A tendinose é freqüentemente confundida com tendinite – mesmo entre profissionais da área médica – devido a sintomas semelhantes.

A principal diferença no tratamento é que a tendinose geralmente não responde aos medicamentos anti-inflamatórios, uma vez que não é causada por inflamação.

Se um tendão sofre de alguma forma de tendonopatia, a recuperação pode ser um processo longo. Acredita-se que, em muitos casos, um tendão nunca recuperará sua força inicial.

Isso ocorre porque o colágeno que repara o tendão é mais fraco do que o colágeno original.

Definição

Os tendões são tecidos fortes, semelhantes a corda, contendo proteína de colágeno. Eles conectam seus músculos aos seus ossos.

Tendinopatia, também chamada de tendinose, refere-se à degradação do colágeno em um tendão.

Isso causa dor em queimação, além de reduzir a flexibilidade e a amplitude de movimento.

Lesão do Tendão

Tendinopatia (lesões do tendão) pode se desenvolver em qualquer tendão do corpo.

Você pode ter ouvido falar de tendinopatias sendo referidas como seus pseudônimos: tendinite, tenossinovite e tendinose.

Em termos simples, todas elas são patologias de lesões tendíneas, então a comunidade médica agora se refere a elas como tendinopatias.

Normalmente, as lesões nos tendões ocorrem em três áreas:

Inserção do tendão (onde o tendão se liga ao osso)
Meio-tendão (tendinopatia não-insercional)
Junção musculotendinosa (onde o tendão se liga ao músculo)

Fonte: physioworks.com.au/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.wisegeek.org/www.completesportscare.com.au/www.aafp.org/sydneyphysiosolutions.com.au/www.tendonpain.org

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.