Breaking News
Home / Saúde / Colite alérgica

Colite alérgica

PUBLICIDADE

O que é Colite alérgica?

A colite alérgica é um distúrbio intestinal inflamatório que geralmente é visto em bebês muito jovens.

A colite alérgica está relacionado a uma intolerância a determinadas proteínas encontradas no leite materno e em fórmulas de venda livre.

Na maioria dos casos, a colite alérgica é leve e os bebês não apresentam muitos sintomas perceptíveis.

Alergias graves, no entanto, podem causar sangramento retal, diarreia, perda de apetite e falta de desenvolvimento.

A condição geralmente pode ser corrigida eliminando as proteínas ofensivas da dieta da mãe ou mudando para um tipo diferente de fórmula.

As causas exatas da colite alérgica nem sempre são claras, mas os médicos acreditam que os problemas estão relacionados a respostas anormais do sistema imunológico.

Quando os intestinos são incapazes de quebrar e digerir certas proteínas, o sistema imunológico as confunde com patógenos nocivos e desencadeia inflamações.

Bebês prematuros e bebês que sofrem de desnutrição estão em maior risco de desenvolver colite, uma vez que seus intestinos podem não estar totalmente desenvolvidos.

A condição tende a aparecer antes do segundo mês de vida e pode durar até um ano.

O sintoma mais comum da colite alérgica são os movimentos intestinais suaves que possuem vestígios de sangue. Muitas crianças não apresentam outros sintomas e podem continuar a se alimentar normalmente. Em casos graves, os bebês podem ter diarreia sanguinolenta, náusea e irritabilidade. Eles podem parar de aceitar comida devido à perda de apetite e mostrar sinais resultantes de desnutrição. Raramente, a perda de sangue nas fezes é grave o suficiente para induzir anemia.

Um pediatra geralmente pode diagnosticar a colite alérgica com base na apresentação dos sintomas.

Amostras de sangue e fezes podem ser coletadas e testadas para descartar outras possíveis causas de sintomas, como infecções bacterianas ou parasitárias.

No caso de colite alérgica grave, o médico pode decidir realizar uma colonoscopia para inspecionar cuidadosamente o tecido danificado no intestino grosso.

A colite alérgica normalmente não responde ao tratamento direto. É possível, no entanto, aliviar os sintomas e prevenir episódios graves simplesmente removendo as proteínas do leite da dieta de um bebê.

Um médico pode tentar um desafio alimentar para determinar quais proteínas do leite materno estão envolvidas. Uma mãe é instruída a eliminar certos alimentos, como leite de vaca, ovos, trigo e peixe, de sua dieta para ver se os sintomas de seu bebê melhoram. Se uma criança usa fórmula, os pais podem tentar mudar para uma mistura de soja ou uma fórmula hipoalergênica especializada para ver se os sintomas melhoram.

A maioria dos bebês que se recuperam da colite alérgica não apresenta complicações duradouras.

Os sintomas tendem a melhorar rapidamente após a eliminação das proteínas do leite, e os bebês começam a se alimentar melhor e a se desenvolver conforme o planejado.

Como crianças e adultos, os que sofrem anteriormente podem consumir regularmente produtos lácteos sem problemas.

Quais são os sintomas da colite alérgica?

Embora os sintomas possam não aparecer até que o bebê complete 6 meses, a maioria dos bebês apresenta sinais nos primeiros dois meses de vida. Na maioria dos bebês, os sintomas são leves, ocasionalmente podem piorar.

Um bebê com colite alérgica pode ser extremamente exigente, difícil de consolar e desenvolver manchas ou manchas de sangue nas fezes.

Algumas crianças também apresentam diarreia e vômitos, e algumas podem apresentar outros sinais de alergia, como congestão nasal ou eczema.

É importante lembrar que a colite alérgica cai em um espectro – alguns bebês são muito mais sensíveis às proteínas do leite (e têm sintomas mais graves) do que outros.

Muitos bebês passam por um período de refluxo (cuspindo alimentos), no primeiro ano de vida, mas os bebês com colite alérgica podem ter um tempo especialmente difícil com o refluxo.

Tratar a colite pode levar a uma melhora no refluxo, mas parte do refluxo pode não estar relacionada ao processo de alergia.

Quais são as causas da colite alérgica?

A parece ser causada por uma combinação de alterações no sistema imunológico da mãe durante a gravidez e a imaturidade do próprio sistema imunológico do bebê.

Mas ainda não se sabe por que alguns bebês desenvolvem a doença e outros não.

Pode haver um componente hereditário, já que os bebês que vêm de famílias com histórico de alergias alimentares, asma ou alergias ambientais parecem ser mais propensos a ter colite alérgica.

Fonte: www.childrenshospital.org/www.wisegeek.org/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.aci.health.nsw.gov.au

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.