Síndrome de Smith-Magenis

PUBLICIDADE

Síndrome de Smith-Magenis – Definição

síndrome de Smith-Magenis é uma doença genética relativamente rara caracterizada por um padrão específico de características físicas, comportamentais e de desenvolvimento.

Descrito pela primeira vez em 1982 por Ann C.M. Smith (conselheira genética) e Ellen Magenis (médica e especialista em cromossomos), a síndrome resulta de uma deleção no cromossomo 17, especificamente referida como deleção 17p11.2.

Síndrome de Smith-Magenis – O que é

síndrome de Smith-Magenis é uma condição de desenvolvimento causada por uma deleção cromossômica. A condição afeta a capacidade do seu filho de adormecer e permanecer dormindo, sua capacidade de aprender e seu comportamento. Não há cura para a síndrome de Smith-Magenis, mas o tratamento apoia os sintomas que afetam seu filho.

síndrome de Smith-Magenis é uma condição de desenvolvimento que afeta várias partes do corpo do seu filho. Alguns dos principais sintomas incluem desenvolvimento cognitivo anormal (deficiência intelectual), características faciais únicas, preocupações comportamentais e dificuldade para dormir.

síndrome de Smith-Magenis ocorre porque um pequeno pedaço de um cromossomo, que carrega um gene importante, é excluído do DNA do seu filho durante o desenvolvimento embrionário.

síndrome de Smith-Magenis pode afetar qualquer pessoa, pois a alteração genética ocorre no momento da concepção, quando o óvulo e o espermatozoide se encontram.

Geralmente não há histórico da doença em sua linhagem familiar biológica. Isso é conhecido como mutação espontânea ou “de novo”.

Em casos raros, o seu filho pode herdar a doença de um pai biológico que não apresenta sintomas da doença, mas tem uma alteração genética em algumas das suas células sexuais, mas não em todas as suas células.

Esse tipo de herança é chamado de mosaicismo germinativo.

Síndrome de Smith-Magenis – Descrição

Até meados da década de 1990, a síndrome de Smith-Magenis não era um distúrbio bem conhecido, mesmo entre os especialistas em genética; a deleção cromossômica é pequena (uma microdeleção) e difícil de detectar.

A maioria dos indivíduos não é diagnosticada até receber testes genéticos especializados, geralmente na metade da infância ou na idade adulta.

síndrome de Smith-Magenis causa múltiplos defeitos congênitos (anomalias congênitas), bem como retardo mental moderado a grave. As manifestações clínicas da síndrome de Smith-Magenis variam.

No entanto, uma série de características físicas características, atrasos no desenvolvimento e problemas comportamentais ocorrem em todos os pacientes com o transtorno. Segundo alguns pesquisadores, a extensão da deleção cromossômica pode ser responsável pela gravidade variável dos sintomas.

As características mais comuns e clinicamente reconhecíveis daqueles com a síndrome de Smith-Magenis incluem braquicefalia leve a moderada (cabeça curta e larga), face média achatada, retardo mental e mãos curtas e largas. Anormalidades físicas comuns, mas menos consistentes, incluem testa proeminente, mandíbula saliente e orelhas de implantação baixa.

As principais características clínicas e as anormalidades específicas da síndrome de Smith-Magenis são as pistas diagnósticas mais óbvias para o distúrbio. Alguns especialistas acreditam que, com mais pesquisas sobre esta síndrome, a síndrome de Smith-Magenis pode ser considerada uma causa relativamente comum de retardo mental.

Síndrome de Smith-Magenis – Sintomas

Síndrome de Smith-Magenis
Síndrome de Smith-Magenis

Embora existam muitos recursos associados a síndrome de Smith-Magenis, nem todo indivíduo apresenta todos esses recursos.

A seguir está uma lista comum de características que foram relatadas:

Características faciais distintas: braquicefalia, área média da face plana, testa proeminente, dobras palpebrais, ponte nasal larga, mandíbula saliente e orelhas baixas
Braquidactilia (dedos das mãos e dos pés curtos)
Baixa estatura
Voz rouca e profunda
Atraso na fala
Dificuldades de aprendizagem
Infecções de ouvido crônicas
Retardo mental (normalmente na faixa de 50-60 para QI)
Baixo tônus muscular e/ou problemas de alimentação na infância
Distúrbios oculares
Distúrbios do sono
Insensibilidade à dor
Problemas comportamentais: hiperatividade, bater a cabeça, roer as mãos/unhas, cutucar a pele, arrancar as unhas das mãos e dos pés, explosões explosivas, acessos de raiva, comportamento destrutivo e agressivo, excitabilidade, abraçar/apertar os braços quando excitado
personalidade envolvente e cativante

Os sintomas menos comuns incluem:

Anomalias cardíacas
Escoliose (curvatura da coluna)
Convulsões
Anomalias do trato urinário
Anomalias do palato, lábio leporino
Deficiência auditiva

Síndrome de Smith-Magenis – Causa

Síndrome de Smith-Magenis
Síndrome de Smith-Magenis

Alterações no gene 1 induzido pelo ácido retinóico (RAI1) causam a síndrome de Smith-Magenis.

O gene RAI1 é responsável pela produção de proteínas que dão instruções às células para realizarem seu trabalho em todo o corpo. Este gene não é completamente compreendido, mas estudos sugerem que este gene cria proteínas para várias partes do corpo do seu filho, razão pela qual os sintomas da síndrome de Smith-Magenis são tão amplos.

Uma deleção cromossômica (uma porção contendo o gene RAI1) ou uma mutação do próprio gene RAI1 causa a síndrome de Smith-Magenis. Quase 90% das crianças diagnosticadas com a doença não possuem o gene RAI1, que faz parte do braço curto (p) do cromossomo 17 (17q11.2).

A deleção cromossômica é espontânea (de novo) e acontece aleatoriamente quando o óvulo e o espermatozoide se encontram na concepção. Em casos muito raros, os cromossomos do óvulo e do esperma se separam e trocam de lugar entre si (translocação). Esses casos raros acontecem muito cedo durante o desenvolvimento de um embrião. Os restantes 10% dos diagnosticados apresentam uma mutação genética do gene RAI1, que provoca uma alteração na estrutura do ADN da criança naquela localização genética específica.

Síndrome de Smith-Magenis – Diagnóstico

Embora geralmente se acredite que a síndrome de Smith-Magenis seja subdiagnosticada, com o aumento da conscientização profissional e métodos de teste aprimorados, o número de indivíduos identificados aumenta anualmente.

Ao diagnosticar o transtorno, as características comportamentais características da síndrome de Smith-Magenis são geralmente reconhecidas antes das características faciais, muitas vezes levando a um atraso no diagnóstico.

Síndrome de Smith-Magenis – Tratamento

Síndrome de Smith-Magenis
Síndrome de Smith-Magenis

Não há cura para a síndrome de Smith-Magenis porque o distúrbio é muito complexo e recebeu relativamente pouca atenção da pesquisa. Portanto, o manejo dos sintomas torna-se uma prioridade naqueles diagnosticados com o transtorno.

Uma criança com a síndrome de Smith-Magenis normalmente apresenta comportamento autolesivo, bem como explosões de busca de atenção e comportamento agressivo. Medicamentos como a carbamazapina (um anticonvulsivante) podem ser prescritos para problemas comportamentais graves associados à síndrome de Smith-Magenis. No entanto, na maioria dos casos, descobriu-se que os medicamentos para ajudar a controlar ou modificar o comportamento ou aumentar a capacidade de atenção são minimamente eficazes.

Qualquer tratamento farmacológico da síndrome de Smith-Magenis permanece individual e vários medicamentos podem precisar ser testados para otimizar os resultados.

Além dos problemas comportamentais, as crianças com a síndrome de Smith-Magenis tendem a apresentar atrasos na fala. Portanto, a terapia da fala, iniciada o mais cedo possível, costuma ser benéfica.

A maioria das crianças aprende a se comunicar verbalmente, seja por meio de linguagem de sinais ou gestos.

Como as crianças com a síndrome de Smith-Magenis costumam se distrair facilmente, elas tendem a se sair melhor em salas de aula pequenas e focadas, nas quais não há mais do que cinco a sete crianças.

Se a sala de aula for maior, a competição pela atenção do professor aumenta, juntamente com a probabilidade de problemas comportamentais. Estas crianças também parecem responder à consistência, estrutura e rotinas; mudanças na rotina podem provocar explosões comportamentais e acessos de raiva.

Crianças com a síndrome de Smith-Magenis têm problemas com o processamento sequencial, o que torna a contagem, as habilidades matemáticas e as tarefas de várias etapas especialmente difíceis.

Eles tendem a aprender melhor com dicas visuais (como imagens que ilustram tarefas). Além disso, como têm fascínio pela eletrônica, a utilização de computadores e outras tecnologias pode ser uma ferramenta de ensino eficaz para estas crianças. Geralmente muito receptivos a carinho, elogios e outras emoções positivas, as crianças com a síndrome de Smith-Magenis geralmente gostam de interagir com adultos. A resposta positiva dos pais ou professores muitas vezes pode motivar a criança a aprender.

Mais da metade das crianças com a síndrome de Smith-Magenis apresentam distúrbios do sono, como sonolência diurna, dificuldade em adormecer à noite, despertar noturno, diminuição do tempo de sono e anormalidades no sono REM (movimento rápido dos olhos). Esses distúrbios são devidos ao metabolismo anormal da melatonina.

A melatonina é um hormônio indutor do sono secretado pela glândula pineal no cérebro. Portanto, um mecanismo de trava na porta pode ser útil para evitar que a criança saia do quarto à noite. Além disso, uma dose noturna de melatonina tem sido recomendada para algumas crianças e adultos com a síndrome de Smith-Magenis.

Alguns especialistas sugeriram que todos os indivíduos com a síndrome de Smith-Magenis façam exames anuais para verificar a função da tireoide, escoliose e problemas oculares. Se algum destes testes for anormal, a intervenção e uma avaliação clínica adicional são apropriadas.

Síndrome de Smith-Magenis – Prognóstico

Embora não exista prevenção médica ou cura para a síndrome de Smith-Magenis, o diagnóstico precoce dá aos pais tempo para aprenderem e se prepararem para os desafios da doença.

Embora não existam dados suficientes sobre a esperança média de vida das pessoas diagnosticadas com a síndrome de Smith-Magenis, alguns indivíduos viveram bem até aos 70 anos.

Fonte: www.rarediseases.org/www.imgen.bcm.tmc.edu/www.egroups.com/my.clevelandclinic.org/www.specialchild.com/www.gale.com/medlineplus.gov/rarediseases.org/www.mun-h-center.se

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …