Breaking News
Home / Saúde / Esgotamento Nervoso

Esgotamento Nervoso

PUBLICIDADE

Definição: fadiga mental e física extrema causada pelo estresse emocional excessivo; neurastenia.

Colapso nervoso: O que significa?

O termo “colapso nervoso” às vezes é usado por pessoas para descrever uma situação estressante em que eles estão temporariamente incapazes de funcionar normalmente no dia a dia. É comum entender que ocorre quando as exigências da vida se tornam fisicamente e emocionalmente esmagadoras.

O termo foi freqüentemente usado no passado para cobrir uma variedade de transtornos mentais, mas já não é usado pelos profissionais de saúde mental hoje.

O colapso nervoso não é um termo médico, nem indica uma doença mental específica. Mas isso não significa que seja uma resposta normal ou saudável ao estresse.

O que algumas pessoas chamam de colapso nervoso pode indicar um problema de saúde mental subjacente que precisa de atenção, como depressão ou ansiedade.

Os sinais de uma chamada doença nervosa variam de pessoa para pessoa e dependem da causa subjacente. Exatamente o que constitui um colapso nervoso também varia de uma cultura para outra. Geralmente, entende-se que uma pessoa já não é capaz de trabalhar normalmente.

Colapso Nervoso

O que é um esgotamento ou colapso nervoso?

Um colapso nervoso ou mental é um termo usado para descrever um período de intenso sofrimento mental. Durante este período, você não consegue trabalhar em sua vida cotidiana. Este termo foi utilizado para se referir a uma grande variedade de doenças mentais, incluindo depressão, ansiedade e distúrbio de estresse agudo.

Apesar de “colapso nervoso” não ser mais considerado um termo médico, ainda é usado por muitos para descrever sintomas intensos de estresse e uma incapacidade de lidar com os desafios da vida. O que outros vêem como uma quebra mental pode ser realmente uma doença mental não diagnosticada.

Não há uma definição consensual para o que constitui um colapso nervoso. É geralmente visto como um período em que o estresse físico e emocional torna-se intolerável e prejudica a capacidade de atuar eficazmente.

Quais são os sintomas de um colapso nervoso?

Você pode experimentar sintomas físicos, psicológicos e comportamentais quando passar por um colapso. Os sinais de uma avaria do sistema nervoso variar de pessoa para pessoa. A causa subjacente também pode afetar os sintomas que você experimenta.

Os sinais mais comuns de um ataque de nervos são:

Sintomas depressivos, como perda de esperança e pensamentos de suicídio ou autodeteição
Ansiedade com pressão arterial elevada, músculos tensos, mãos úmidas, tonturas, dor de estômago e tremores ou agitação
Insônia
Alucinações
Mudanças extremas de humor ou explosões inexplicadas
Ataques de pânico, que incluem dor no peito, distanciamento da realidade e auto, medo extremo e dificuldade em respirar
Paranóia, como acreditar que alguém está olhando você ou perseguindo você
Flashbacks de um evento traumático, que pode sugerir transtorno de estresse pós-traumático não diagnosticado.

Exaustão nervosa: sintomas e tratamento

Esgotamento nervoso é uma condição psicoemocional que ocorre em uma pessoa, depois de sofrer estresse mental, estresse e atividade mental excessiva. Nosso corpo é um sistema que funciona bem, em que tudo está interligado e, portanto, a sobrecarga de um dos sistemas (intelectual ou emocional) afeta imediatamente o bem-estar geral da pessoa, causando sintomas de esgotamento nervoso.

Razões

O principal motivo para esta condição é o excesso de trabalho do corpo. E estamos falando de fadiga física, mental, emocional ou mental. Se o corpo estiver trabalhando constantemente no regime de aumento da carga de estresse, ocorrem falhas. O mesmo pode ser dito sobre o trabalho do corpo no pico da carga emocional.

A atividade mental, por exemplo, estudos concentrados, também pode levar ao esgotamento do sistema nervoso – é por isso que os alunos e estudantes de instituições de ensino superior muitas vezes enfrentam esse problema. E o esgotamento nervoso se desenvolve quando uma pessoa não se alterna entre diferentes tipos de cargas, por exemplo, física e mental, com foco em uma direção de atividade.

Em uma palavra, todas as emoções excessivas são desfavoráveis para o nosso sistema nervoso, e se são longas, elas podem causar cansaço nervoso.

Sintomas

Com exaustão nervosa, as pessoas se queixam de uma variedade de sintomas, sugerindo a presença de doenças completamente diferentes. Em particular, muitas pessoas têm saltos na pressão sanguínea, dores de cabeça e dor no coração. Nesse caso, as pessoas pensam que possuem patologia cardíaca e se voltam para o cardiologista, enquanto que apenas um neurologista pode ajudá-los.

Outros sinais de exaustão nervosa são:

Insônia

Pesadelos

Disfunção sexual em homens (ou violação da libido em mulheres)

Sensação de entorpecimento e frieza nos membros.

No contexto do esgotamento do sistema nervoso, náuseas e vómitos, bem como outros distúrbios dispépticos, pode ocorrer, o que também leva uma pessoa a suspeita da doença falsamente.

Existem outros sintomas de uma patologia como o esgotamento nervoso. Por exemplo, as pessoas são perturbadas pela coordenação, há uma desordem de atenção, orientação no espaço, a fala está quebrada, a memória está se deteriorando. Às vezes, os sintomas da desordem são tão fortes que uma pessoa precisa ser hospitalizada, mas, na maioria das vezes, o tratamento é feito de forma ambulatorial. .

Fonte: www.dictionary.com/www.mayoclinic.org/www.healthline.com/brulanta.com

Veja também

Onicodistrofia

Onicodistrofia

PUBLICIDADE Definição A onicodistrofia representa vários processos patológicos das unhas, tais como doenças infecciosas e não infecciosas, …

Síndrome de Dressler

Síndrome de Dressler

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Dressler pode ser descrita como uma forma de pericardite que normalmente se …

Hérnia de Disco

Hérnia de Disco

PUBLICIDADE Definição A hérnia de disco é a ruptura do tecido que separa os ossos vertebrais da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.