Breaking News
Home / Saúde / Afagia

Afagia

PUBLICIDADE

O que é Afagia?

afagia é a incapacidade ou a recusa de engolir alimentos.

É muitas vezes acompanhada pela sensação de um nó na garganta, uma sensação de dor, ou a sensação de que a comida está presa e não se move.

A localização do problema pode estar em qualquer lugar desde a parte posterior da boca até o esfíncter esofágico, que controla a taxa em que a comida é esvaziada no estômago.

Normalmente, a localização do bloqueio é menor do que a localização da sensação dolorosa ou de queimação.

Muitas condições podem causar afagia.

Estes podem incluir bloqueios físicos de tumores, doença da coluna cervical ou constrições musculares de um transtorno de ansiedade emocional.

Medicamentos, úlceras e radiação da terapia do câncer podem causar um estreitamento da garganta, levando a uma incapacidade de engolir.

Em casos raros, a afagia pode ser causada pela presença de uma trama esofágica, uma anormalidade estrutural que consiste em uma membrana de tecido que contrai partes do esôfago.

Às vezes, a afagia pode resultar de distúrbios nervosos ou musculares.

A afagia é um dos sintomas da esclerose lateral amiotrófica.

Distúrbios neuromusculares e doenças autoimunes, como miastenia gravis, distrofia muscular e esclerose múltipla, podem causar afagia. Uma incapacidade ou dificuldade em engolir pode ser um sintoma da doença de Parkinson, poliomielite ou esclerodermia.

Acidente vascular cerebral é a principal causa de afagia, especialmente em pacientes idosos. Aproximadamente metade a dois terços das vítimas de acidente vascular cerebral têm algum grau de deglutição desordenada.

Afagia
Afagia

O tratamento de uma incapacidade de deglutir é crucial porque os problemas de deglutição podem fazer com que as vítimas de derrame tragam alimento ou líquido para os pulmões e causem pneumonia, a fonte de um terço de todas as mortes em vítimas de acidente vascular cerebral.

Um médico provavelmente realizará vários testes para determinar a causa e o tratamento da afagia.

Após um exame geral, o médico pode fazer o paciente realizar uma trombose de bário e radiografar para observar como o líquido se movimenta pelo esôfago e pelo trato digestivo.

Outros testes podem medir a pressão e a acidez do esôfago. O médico pode inserir uma pequena câmera na garganta para visualizar o esôfago.

Se um paciente tiver sintomas de afagia, é crucial manter a nutrição e a hidratação. Pode ser útil comer devagar e mastigar bem.

Se os sintomas persistirem, o paciente pode tentar ingerir alimentos mais macios ou fazer purê de alimentos sólidos para facilitar o abaixamento.

Muitas pessoas que não conseguem engolir alimentos sólidos são capazes de engolir líquidos. Alimentos muito quentes ou frios podem piorar os sintomas.

Se essas medidas não ajudarem, o biofeedback ou as técnicas compensatórias de deglutição podem ajudar.

Diferentes tipos de tubos de alimentação podem ser usados para suplementar a nutrição e contornar a área onde está a dificuldade de deglutição.

Em casos raros, a cirurgia pode ser necessária.

Definição

A afagia é a perda ou dificuldade, dor, incapacidade da capacidade de engolir.

Pode ser causada por: uma obstrução no trato digestivo por sólidos ou líquidos, doenças que restringem a passagem ou os efeitos colaterais de alguns medicamentos.

Fonte: Colégio São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.