Breaking News
Home / Saúde / Fantosmia

Fantosmia

PUBLICIDADE

Definição

Fantosmia é a palavra médica usada pelos médicos quando uma pessoa sente o cheiro de algo que não está realmente lá.

Fantosmia é uma condição que faz com que você sinta odores que não estão realmente presentes. Quando isso acontece, às vezes é chamado de alucinação olfativa.

A fantosmia também é chamada de cheiro fantasma ou alucinação olfativa.

Os cheiros variam de pessoa para pessoa, mas geralmente são desagradáveis, como cheiros de torrada queimada, metálicos ou químicos.

Problemas no nariz, como sinusite, ou condições do sistema nervoso ou do cérebro, incluindo enxaqueca, acidente vascular cerebral ou esquizofrenia, podem causar fantosmia.

Os tipos de odores que as pessoas cheiram variam de pessoa para pessoa. Alguns podem sentir o odor em apenas uma narina, enquanto outros o têm em ambas. O odor pode ir e vir ou pode ser constante.

Fantosmia

O que é Fantosmia?

fantosmia é uma condição médica também conhecida como alucinações olfativas ou cheiro fantasma.

As pessoas afetadas pela fantosmia geralmente acreditam que cheiram odores, como fumaça, gás natural, sujeira ou até flores, quando esse cheiro não está realmente presente.

Às vezes, está relacionado a outras doenças médicas, como convulsões, tumores no cérebro ou doença de Parkinson.

Os tratamentos estão disponíveis para esta condição sem risco de vida, mas na maioria dos casos, o cheiro fantasma desaparece por conta própria com o tempo.

A principal preocupação de alguém com essa condição não é a doença em si, mas a doença subjacente que pode estar causando a condição.

Como as pessoas afetadas por esse problema costumam ser diagnosticadas com algum tipo de doença que afeta o cérebro, como tumores, convulsões, esquizofrenia, doença de Parkinson ou doença de Alzheimer, é melhor consultar um médico quando os sintomas de fantosmia forem notados pela primeira vez. Como alternativa, alguns indivíduos apresentam a condição e não apresentam nenhum sinal de doença séria.

Existe um sintoma principal para a fantosmia: um cheiro percebido que realmente não existe.

Como resultado, a maioria das pessoas descobre que tem a doença por meio da comunicação com outras pessoas.

Por exemplo, alguns indivíduos afetados podem perguntar a várias pessoas diferentes, em momentos e locais diferentes, se sentem um odor específico. Se todos responderem que o cheiro específico não está presente, pode ser o sinal mais evidente de que a condição está presente.

Para alguns indivíduos, a fantosmia afeta ambas as narinas, enquanto para outros afeta apenas uma narina. Neste momento, os pesquisadores descobriram maneiras de anestesiar a área do nariz responsável pelo cheiro.

Como resultado, o cheiro fantasma pode ser temporariamente bloqueado. Este procedimento normalmente é feito quando apenas uma narina é afetada.

Um cirurgião também pode desconectar permanentemente as partes sensoriais do nariz, se a condição for extremamente incômoda.

O resultado é que o cheiro de qualquer tipo não será mais possível por aquela narina.

Os cirurgiões normalmente não realizam esta forma de cirurgia em ambas as narinas, uma vez que eliminará permanentemente todo o sentido do olfato.

Existem outros tratamentos disponíveis também.

Por exemplo, às vezes são prescritas gotas para o nariz feitas de solução salina. Além disso, sedativos e antidepressivos podem ser recomendados.

Como alguns desses medicamentos apresentam efeitos colaterais, é importante consultar um médico.

Além disso, um indivíduo afetado deve pesar o incômodo do cheiro fantasma em relação ao custo e aos efeitos potencialmente adversos associados ao tratamento.

Fantosmia

O que causa alucinações olfativas (fantosmia)?

Uma alucinação olfativa (fantosmia) faz você detectar odores que não estão realmente presentes em seu ambiente.

Os odores detectados na fantosmia variam de pessoa para pessoa e podem ser desagradáveis ou agradáveis. Eles podem ocorrer em uma ou ambas as narinas.

O cheiro fantasma pode parecer estar sempre presente ou pode ir e vir.

A fantosmia pode ser causada por traumatismo cranioencefálico ou infecção respiratória superior.

Também pode ser causada por convulsões do lobo temporal, seios da face inflamados, tumores cerebrais e doença de Parkinson.

Consulte seu médico se sentir sintomas de fantosmia, para que ele possa descartar quaisquer doenças subjacentes graves que possam estar causando o cheiro detectado.

parosmia é outro distúrbio olfativo semelhante à fantosmia. Mas, na parosmia, um cheiro que está presente em seu ambiente é distorcido. A parosmia pode ocorrer com danos ao sistema olfatório, como após uma infecção respiratória grave.

Causas de fantosmia

As pessoas podem sentir cheiros fantasmas por vários motivos.

Eles podem estar relacionados ao nariz, quando a condição é conhecida como fantosmia periférica, ou ao cérebro, que é chamada de fantosmia central.

Problemas no nariz ou na cavidade nasal são as causas mais comuns de distúrbios relacionados ao olfato, como a fantosmia.

Esses incluem:

Pólipos nasais
Tumores
Infecções crônicas dos seios da face
Febre do feno ou rinite alérgica
Rinite não alérgica

Caso contrário, podem surgir odores fantasmas devido a problemas com a forma como o cérebro entende os odores.

Esses incluem:

Epilepsia ou convulsões
Trauma na cabeça
Enxaquecas, onde a fantosmia pode ser uma aura
Mal de Parkinson
Esquizofrenia
Depressão
Derrame
Certos medicamentos

Quando a fantosmia está relacionada a problemas nasais, as pessoas podem perceber um cheiro mais forte em uma narina do que na outra.

Lavagens com soro fisiológico e compressas anestésicas geralmente ajudam a reduzir o cheiro.

Quando a fantosmia está relacionada ao cérebro ou ao sistema nervoso central, os cheiros costumam ser mais persistentes. Eles podem ser perceptíveis durante o dia e a noite, e ambas as narinas, ao invés de apenas uma, sentem o mesmo cheiro.

Fonte: www.beaconhealthsystem.org/www.medicalnewstoday.com/nchmd.org/www.mymlc.com/www.wisegeek.org/www.self.com/www.browardsinusdoctors.com/www.healthline.com/www.your.md

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Hiperestesia

PUBLICIDADE Definição A hiperestesia é uma condição ou um estado que envolve um aumento anormal da sensibilidade …

Disosmia

PUBLICIDADE Definição A disosmia, também conhecida como disfunção olfatória, é o comprometimento do processamento dos estímulos …

Disgeusia

PUBLICIDADE Definição Disgeusia é uma disfunção ou condição em que a percepção, distorção ou deficiência do …