Breaking News
Home / Saúde / Hiato esofágico

Hiato esofágico

PUBLICIDADE

Definição

A hérnia esofágico é definida como a protrusão de órgãos intra-abdominais através de um hiato esofágico dilatado

Hiato aórtico abertura no diafragma através do qual a aorta e o ducto torácico passam.

Hiato esofágico abertura no diafragma para passagem do esôfago e nervo vago.

O hiato esofágico está no nível vertebral de T10.

As estruturas que passam pelo hiato esofágico são:

Esôfago
Ramos esofágicos da artéria e veia gástrica esquerda
Nervos vagos esquerdo e direito
Linfáticos
Ligamento esôfago Freno

O que é o Hiato esofágico?

Na anatomia humana, o hiato esofágico é uma abertura no diafragma que fornece passagem para o esôfago, bem como várias veias e artérias principais. É uma das três passagens naturais através do diafragma, um músculo fino que fica na cavidade da parte superior do tórax.

O principal papel do diafragma é auxiliar os pulmões na respiração, mas sua localização torna-o uma passagem necessária da garganta e da boca para baixo.

Na maioria das pessoas saudáveis, o hiato nunca causa problemas e nem sempre acontece fora dos estudos formais de anatomia.

Os problemas podem surgir muito rapidamente se a passagem se alargar, no entanto, pois isso pode causar deslocamento do esôfago, o que pode levar a uma variedade de problemas digestivos e na garganta.

As hérnias também são um pouco comuns e acontecem quando parte do revestimento do estômago se projeta através da abertura do hiato. Às vezes, elas podem ser tratadas com medicamentos e modificações no estilo de vida, mas também podem exigir cirurgia para corrigir.

Hiato esofágico


Desenho de uma hérnia de hiato com o esôfago, diafragma, estômago e hérnia de hiato rotulados

Entendendo o diafragma geralmente

O diafragma, tecnicamente chamado de diafragma torácico, é um músculo fino que se estende pelo tórax na parte inferior das costelas, logo abaixo dos pulmões.

Tem várias aberturas; além do orifício para o esôfago, também apresenta o hiato aórtico e a abertura da cava, através das quais passam a artéria e a veia que transportam sangue entre o coração e os pulmões.

O hiato esofágico está localizado próximo ao centro do diafragma, na área conhecida como a cruz direita. Além do esôfago, outras estruturas que passam pelo diafragma nesse local incluem o nervo vago e vários vasos sanguíneos.

Função principal

Mais do que qualquer outra coisa, o hiato esofágico é uma passagem, e o esôfago, que é o tubo alimentar para o estômago, é o principal beneficiário. À medida que o esôfago passa pelo hiato a caminho do estômago, ele é contraído pelos músculos para evitar que os fluidos estomacais escapem para o esôfago ou para os pulmões quando a pessoa respira. Um suspiro firme e um pouco de tensão no músculo mantêm tudo no lugar.

Problemas com o alargamento

Os problemas geralmente surgem rapidamente se a abertura se alarga ou se estica. Se o esôfago não for segurado com firmeza, ele pode começar a vibrar.

Também pode crescer distendido, o que pode causar inchaço e inflamação.

Em casos extremos, outras partículas podem fluir para cima e para fora do buraco, ou podem ficar alojadas nele.

Às vezes, certas dietas e medicamentos podem estimular as fibras musculares a se contraírem, mas, mais frequentemente, as ampliações requerem correção cirúrgica.

Risco de hérnia

As hérnias, que são áreas em que porções do estômago aumentam de volume e se projetam pela abertura, também podem ser bastante graves.

Embora algumas hérnias hiatais sejam simplesmente herdadas geneticamente, a maioria se desenvolve ao longo de vários anos e tende a ser mais comum em pessoas com mais de 50 anos. Algumas apresentam sintomas como azia grave ou doença do refluxo gastrointestinal, infecções respiratórias devido a fluidos do estômago em brônquios ou pulmões e vômito. Outras hérnias não apresentam sintomas. Se os sintomas se tornarem graves, ou se uma pessoa sofrer dor torácica intensa ou for incapaz de evacuar ou passar com gás, a atenção médica deve ser procurada imediatamente. Isso poderia significar que há uma obstrução ou a hérnia se tornou estrangulada.

Quando um hiato esofágico se torna herniado, existem dois tipos principais de ruptura. As hérnias hiatais deslizantes representam mais de 90% dos casos e ocorrem quando parte do estômago e a junção do esôfago deslizam pela abertura do hiato durante a deglutição. No final da deglutição, o estômago desliza de volta através do hiato para a posição normal no abdômen.

Uma hérnia paraesofágica é quando a junção esofágica permanece no lugar. Nestes casos, parte do estômago se projeta para se sentar ao lado do esôfago na área do peito permanentemente. Uma hérnia paraesofágica é perigosa, pois pode se tornar estrangulada e contrair o fluxo sanguíneo, e normalmente requer cirurgia.

Hiato esofágico – Anatomia Humana

Hiato esofágico
A relação anatômica da junção gastroesofágica, o ligamento frenoesofágico e o diafragma no hiato esofágico

Na anatomia humana, o hiato esofágico é uma abertura no diafragma através da qual o esôfago e o nervo vago passam. Ele está localizado no pilar direito, uma das duas estruturas tendíneas que conectam o diafragma à coluna. Fibras do pilar direito se cruzam abaixo do hiato.

Localiza-se aproximadamente ao nível da décima vértebra torácica (T10).

O hiato esofágico está situado na parte muscular do diafragma no nível da décima vértebra torácica, e é de forma elíptica. É colocado superior, anterior e ligeiramente à esquerda do hiato aórtico, e transmite o esôfago, o nervo vago, os vasos frênicos inferiores esquerdos e algumas pequenas artérias esofágicas dos vasos gástricos esquerdos. O pilar direito do diafragma circunda formando uma eslinga ao redor do esôfago. Após a inspiração, esse sling constringiria o esôfago, formando um esfíncter funcional (não anatômico) que evita que o conteúdo do estômago reflua para o esôfago quando a pressão intra-abdominal aumenta durante a inspiração.

Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/pgblazer.com/www.wisegeek.org/en.wikipedia.org/radiopaedia.org/clinanat.com/www.semanticscholar.org/abdominalkey.com

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Tumor hepático

PUBLICIDADE Os tumores hepáticos são geralmente identificados por imagens, incidentalmente, durante a avaliação de outro …

Síndrome de Pickwick

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Pickwick é a combinação de obesidade, sonolência (sonolência), hipoventilação e …

Pneumologia

PUBLICIDADE O que é A pneumologia é um ramo da medicina que se preocupa com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.