Breaking News
Home / Saúde / Tenesmo Retal

Tenesmo Retal

PUBLICIDADE

O tenesmo retal é um sentimento de defecação incompleta. É a sensação de incapacidade ou dificuldade de esvaziar o intestino na defecação, mesmo que o conteúdo intestinal já tenha sido excretado. Tenesmo indica a sensação de um resíduo e nem sempre está correlacionado com a presença real de matéria fecal residual no reto. É frequentemente doloroso e pode ser acompanhado de esforço involuntário e outros sintomas gastrointestinais.

O tenesmo vesical é uma condição semelhante, experimentada como um sentimento de micção incompleta apesar de a bexiga estar vazia.

Tenesmo é um tema intimamente relacionado à defecação obstruída.

Considerações

Tenesmo é caracterizado por uma sensação de necessidade de defecar, acompanhadas de dor, cólicas e esforço. O Tenesmo geralmente está associado a doenças inflamatórias do intestino, que podem ser causadas por condições infecciosas ou não infecciosas. As condições associadas ao tenesmo incluem:

Síndrome do intestino irritável

Doença diverticular

Citomegalovírus (em pacientes imunocomprometidos)

Doença inflamatória intestinal

Doença celíaca

Disfunção do piso pélvico

Proctite de radiação

Linfaringoma venéreo retal

Colite ulcerativa

Envenenamento por arsênico crônico

Câncer colorretal

Infecção parasitária gastrointestinal inferior retal

Amebíase

Pedras nos rins , quando uma pedra é alojada no ureter inferior

Colite isquêmica

Tratamento

O alívio da dor é administrado concomitantemente ao tratamento da doença primária que causa tenesmo. A metadona mostrou ser um analgésico eficaz.

O tratamento específico para o tenesmo retal está significativamente relacionado à causa exata da condição de um indivíduo (colite, ansiedade, câncer, etc.). A cirurgia pode ser necessária em casos envolvendo pólipos ou câncer. Em um número maior de casos, é feita uma simples intervenção farmacológica e a condição é tratada com certos medicamentos e mudanças de estilo de vida. Aumento de fibra e fluidos na dieta de um indivíduo pode ajudar a aliviar a constipação também. O objetivo final do tratamento com tenesmus retal é reduzir a inflamação, aliviar a dor, aliviar os sintomas e tratar a infecção.

Fonte: en.wikipedia.org/www.humanitas.net/

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Síndrome da Porta

Síndrome da Porta

PUBLICIDADE Definição A síndrome da porta é uma síndrome de anomalias congênitas múltiplas – deficiência intelectual caracterizada …

Tumor Misto

PUBLICIDADE Definição Um tumor misto é um tumor que deriva de vários tipos de tecido. Os tumores …

Síndrome de Asperger

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Asperger é um distúrbio do desenvolvimento. É um transtorno do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.