Breaking News
Home / Saúde / Anafilaxia

Anafilaxia

PUBLICIDADE

O que é

A anafilaxia, ou choque anafilático, é uma reação alérgica aguda que é o resultado de uma hipersensibilidade a um alérgeno.

As picadas de abelha geralmente causam anafilaxia em algumas pessoas, mas uma grande variedade de alérgenos pode ser responsável.

Sem tratamento, o choque anafilático pode ser fatal, às vezes em minutos.

Felizmente, este tipo de reação alérgica é extremamente rara, e muitas pessoas tornam-se conscientes de que estão em risco para esta reação antes de experimentar um episódio anafilático, então eles estão preparados.

Para que a anafilaxia ocorra, alguém tem de ser exposto ao alérgeno pelo menos uma vez antes.

O sistema imunológico do corpo desenvolve anticorpos para essa substância, e quando a pessoa é exposta novamente, o sistema imunológico entra em colapso, liberando uma inundação de histamínicos e outras substâncias em uma tentativa equivocada de proteger o corpo.

Uma série de sintomas estão associados com choque anafilático.

O mais perigoso é o inchaço, que faz com que as vias aéreas se contraiam. A face do paciente também pode se tornar inchada e irregular, e muitas vezes uma reação cutânea aguda como urticária emerge. A pressão arterial do paciente cai enquanto o ritmo cardíaco muda e o doente também pode sentir sofrimento gastrointestinal. Vómitos, desmaios, tonturas, náuseas e pânico também estão associados com a reação.

Em alguns casos, a anafilaxia é tão grave que o paciente entra em choque. Quando isso acontece, uma ação muito rápida deve ser tomada para salvar a vida do paciente, porque ele ou ela poderia literalmente morrer em minutos de falta de ar.

O tratamento imediato para choque anafilático é a adrenalina, seguida de oxigenoterapia de suporte eo uso de esteróides para tratar problemas de longo prazo associados ao episódio anafilático.

Adrenalina trabalha rapidamente para reverter os efeitos da anafilaxia e é o tratamento de primeira linha para a anafilaxia

Definição

Anafilaxia
Abelha

A anafilaxia é uma reação alérgica potencialmente grave ou potencialmente fatal que pode ocorrer muito rapidamente – tão rapidamente quanto dentro de alguns minutos de exposição ao alérgeno. Deve ser tratado como uma emergência médica, que requer tratamento imediato e atenção médica urgente.

Pode ser provocado por uma alergia a um determinado alimento (amendoim ou marisco, por exemplo), mordida ou picada insetos (como abelhas), medicação (penicilina é comum), látex (o tipo de borracha muitos balões são feitos de) ou uma variedade de outros estímulos alérgicos.

Sintomas

Os sintomas da anafilaxia podem variar.

Normalmente, eles começam entre 5 e 30 minutos após contato com o alergénio ao qual é sensibilizado, aumentando a sua intensidade ao longo do tempo. Em alguns casos, os sintomas podem ser iniciado depois de uma hora ou mais.

Nem todos afetados por anafilaxia vai experimentar a mesma coisa, mas os sintomas comuns incluem urticária, coceira, rubor e inchaço dos lábios, língua e céu da boca.

A via aérea é muitas vezes afetada, resultando em aperto da garganta, aperto no peito e dificuldade respiratória. Estas reações alérgicas potencialmente fatais podem também ser acompanhadas por dor no peito, pressão arterial baixa, tonturas e dores de cabeça.

Os sinais de aviso geralmente afetam mais de um organismo e podem incluir:

Vergões-de-rosa ou vermelho.
Coceira e n diferentes regiões do corpo (especial atenção para palmoplantar prurido ou auricualres pavilhões).
Inchaço da garganta ou partes do corpo.
Chiado no peito.
Aperto no peito.
Dificuldade para respirar.
Voz Roca.
Deglutição problemas.
Desmaio.
Vómitos.
Diarreia.
Dores de estômago.
Pálida ou vermelho, no rosto e corpo.
Sensação de morte iminente.

Estes sinais e sintomas geralmente ocorrem durante minutos a horas.

Reação Alérgica

A anafilaxia é uma reação alérgica aguda e muito grave que pode pôr em risco a vida por comprometer a mais do que um sistema em o mesmo tempo.

As substâncias mais comumente envolvidos são:

Alimentos.
Medicamentos.
venenos de insetos.
Latex.

Pessoas com uma história de outras alergias são mais propensos a ter Anafilaxia. Então um diagnóstico preciso e tratamento especializado de doenças alérgicas para reduzir os riscos de anafilaxia é necessário.

Causas

O choque anafilático ocorre devido a uma reação exagerada do sistema imunitário a um alergénio a que já tenha sido exposto, por exemplo, ovos.

A entrada do alergénio na corrente sanguínea provoca a libertação de enormes quantidades de histamina e de outros químicos.

Os vasos sanguíneos alargam, levando a uma diminuição súbita e severa da tensão arterial e à restrição das vias respiratórias dos pulmões.

Diagnóstico

O diagnóstico de uma alergia com risco de reações anafiláticas baseia-se nos antecedentes clínicos e nos sintomas sentidos. Esse diagnóstico confirmar-se-á por meio de análises apropriadas ao sangue e à pele efetuadas por médicos especializados em alergias. Essas análises poderão ser úteis para uma gestão futura do problema.

Tratamento

Se alguém ficar muito doente ou desmaiar pouco depois de uma picada de inseto, de ingerir determinados alimentos ou de tomar um medicamento, essa situação deve ser tratada como emergência médica. Chame uma ambulância de imediato, pois pode ser fatal se não for tratada imediatamente.

O paciente tem de receber uma injeção de adrenalina (epinefrina), conforme indicado, assim que se suspeitar de uma reação séria. Se não melhorar no espaço de 5 a 10 minutos, o paciente poderá precisar de receber uma segunda injeção. A adrenalina aumenta a tensão arterial, aliviando dessa forma as dificuldades respiratórias e reduzindo o edema. Se a respiração ou o coração pararem, deve efetuar-se a reanimação cardiopulmonar (RCP).

Provavelmente terá de dar entrada no hospital para observação por um período de até 24 horas, pois por vezes os sintomas podem voltar umas horas mais tarde.

Poderá ainda ser administrada uma injeção de um anti-histamínico ou corticosteróide, ou este poderá ser administrado com outros fluidos por via intravenosa.

Ser-lhe-á receitada epinefrina numa seringa já cheia para auto-injeção. É aconselhável trazer consigo um cartão de emergência ou uma pulseira para que os outros saibam da sua alergia.

Resumo

A anafilaxia (também conhecida como choque anafilático) é uma reação alérgica grave e potencialmente fatal. A anafilaxia é a reação negativa do sistema imunitário à presença de um objeto estranho ao corpo (por exemplo um alimento ou uma substância) por considerar, erradamente, que este é uma ameaça.

Todo o corpo é afetado, normalmente dentro de minutos do contato com o alergénio mas, por vezes, a reação pode acontecer horas depois. A tensão arterial baixa subitamente e as vias respiratórias estreitam.

A anafilaxia pode ser desencadeada por vários alimentos ou outros agentes. Os mais comuns incluem amendoins, nozes, sementes de sésamo, peixe, marisco, lacticínios, ovos e morangos. A anafilaxia também pode ser causada por uma reação alérgica a picadas de vespas ou abelhas, latex natural (borracha) e alguns medicamentos como o antibiótico penicilina.

Fonte: www.epipen.com/www.wisegeek.com/www.nhs.uk/www.dralarenas.com/www.nhs.uk

Veja também

Coração de Atleta

Coração de Atleta

PUBLICIDADE Definição É um aumento não patológico do coração resultante do exercício aeróbico intensivo. Um …

Cistocele

Cistocele

PUBLICIDADE Definição Cistocele é um deslocamento da bexiga fora de sua localização natural (pélvis). É, portanto, …

Celulite Orbital

Celulite Orbital

PUBLICIDADE Definição A celulite orbital é uma infecção da gordura e dos músculos ao redor do olho. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.