Breaking News
Home / Saúde / Arrepio

Arrepio

PUBLICIDADE

O que é

Arrepios são pequenas protuberâncias na pele causadas pelo aperto dos músculos, que puxam os pelos do corpo para uma posição ereta.

Nos humanos, esses inchaços são um reflexo vestigial, remanescente de uma época em que os humanos tinham mais cabelo; uma grande variedade de animais demonstra esse reflexo interessante em resposta a certos estímulos.

Muitas pessoas experimentaram arrepios em algum momento de suas vidas, e algumas podem ter se perguntado por que elas aparecem.

Há duas razões principais pelas quais os arrepios se manifestam: frio e medo.

Em animais que realmente têm pelo, ficar em pé com os cabelos separados no tempo frio é um curso sensato, já que os pelos eretos podem prender o ar, adicionando uma camada de isolamento para proteger o animal do frio.

No caso do medo, arrepios em um animal com pelo farão com que o animal pareça maior, potencialmente intimidando o animal que o está ameaçando, dando ao animal uma chance de correr ou lutar.

O termo médico para essa reação é cutis anserina, e o termo “horripilação” é usado às vezes para se referir ao ato de levantar arrepios.

Esse reflexo é parte do sistema de “luta ou fuga” do corpo, o que significa que é totalmente involuntário. É desencadeada por um sinal do sistema nervoso autônomo, que faz com que os músculos ao redor dos folículos pilosos se contraiam, levantando os pelos e criando uma protuberância firme e distinta. Eles são comuns nos braços e pernas, mas arrepios tecnicamente podem aparecer em qualquer lugar, inclusive no rosto, no couro cabeludo e no peito.

Uma série de gírias coloridas são usadas para se referir a arrepios, incluindo arrepios, arrepios, arrepios e pele de galinha. A abundância de gíria relacionada a aves é uma referência para a pele de gansos e galinhas depenados, que freqüentemente tem um padrão semelhante. Como os pássaros não têm cabelo, tecnicamente os gansos não ficam arrepiados.

Como regra geral, arrepios não são motivo de alarme, embora a situação que os está causando possa ser uma fonte potencial de preocupação.

No entanto, às vezes eles estão associados a certas condições médicas, particularmente aquelas que envolvem o cérebro, então alguém que recebe muito ou sem razão aparente pode querer procurar atendimento médico.

Eles também são comuns em pessoas que sofrem de abstinência de drogas.

Definição

Condição da sua pele quando você está em um ambiente frio. Você receberá temporariamente pequenos inchaços na sua pele. Às vezes o seu cabelo em seus braços / pernas etc vai ficar em pé também.

É um mecanismo para proteger seu corpo para o frio.

Significado

Arrepios – às vezes chamados de pele de ganso ou espinhas de ganso – são os pequenos caroços em sua pele na base dos cabelos que surgem involuntariamente sempre que você ficar com frio ou experimentar emoções fortes, como medo, prazer ou surpresa. Eles também têm um nome científico: kutis ansterina.

Obter arrepios é um reflexo, que é uma ação que seu corpo tem automaticamente sem você sequer pensar nisso. Esse reflexo particular é conhecido como reflexo pilomotor.

Os humanos não são os únicos mamíferos que têm essa reação.

Por exemplo, quando porcos-espinhos são ameaçados, seus espinhos se elevam em uma ação reflexa. Da mesma forma, você pode ter visto pelos de um gato ou de um cão quando sentem perigo ou sentem medo.

Quando você fica com frio ou experimenta uma emoção forte, seu cérebro envia sinais para os músculos que os deixam tensos. Quando os músculos da sua pele que estão presos aos pelos fazem isso, eles fazem os pelos se levantarem e puxam a sua pele um pouco, criando arrepios.

Eles são chamados arrepios porque, quando você os tem, sua pele parece a pele de um ganso ou uma galinha cujas penas foram arrancadas.

Então, se você quiser, pode chamá-los de arrepios de galinha também!

O reflexo pilomotor em animais muitas vezes tem o efeito de fazer um animal parecer maior. Isso pode ajudar a afastar inimigos em potencial que possam ter causado a reação do medo em primeiro lugar.

Nos humanos, porém, o reflexo tem mais a ver com os músculos. Quando o corpo reage ao medo, por exemplo, muitas vezes se prepara para fugir ou para combater o perigo.

Isso requer músculos para tensa e estar pronto. O reflexo ajuda a aquecer os músculos e a se preparar para se mover. Arrepios também ajudam a reduzir a perda de calor, o que ajuda o corpo a aquecer quando está frio.

Por que nós trememos?

O corpo humano tem muitos sistemas incríveis que ajudam a nos manter funcionando suavemente através de várias condições.

Nosso corpo tem funções homeostáticas que automaticamente monitoram, ajustam e regulam nossos sistemas importantes sem que nos conheçamos.

Respiração, frequência cardíaca, regulação do peso e pressão arterial são todos regulados subconscientemente.

O tremor é apenas uma dessas funções homeostáticas que nosso corpo emprega para regular a temperatura do nosso corpo. Também chamado de tremor termorregulador, nós trememos em um esforço para nos mantermos aquecidos.

Nosso cérebro tanto consciente quanto subconscientemente detecta o frio simultaneamente através de diferentes sistemas sensoriais, o que leva o corpo a tremer – o sistema sensorial que provoca o tremor não é o mesmo que a nossa percepção consciente do frio.

Nosso corpo tenta manter nossa temperatura central de 98,6 graus Fahrenheit (37 graus C), apesar da temperatura ambiente.

Em uma tentativa de evitar a hipotermia, onde a temperatura do nosso corpo é reduzida a níveis perigosos, nossos músculos são estimulados a contrair e expandir rapidamente, resultando em um arrepio. Isso, por sua vez, produz mais calor nos músculos esqueléticos para fornecer calor extra aos nossos órgãos. Ele usa muita energia e tremores severos são o último recurso na tentativa de se manter aquecido. Junto com tremores, seus dentes podem bater devido ao aperto dos músculos da mandíbula.

Em alguns casos, nós nos arrepios depois de ter anestesia, porque os medicamentos e medicações afetam a capacidade do corpo de regular nossa temperatura. Isso pode resultar em uma queda em nossa temperatura corporal, e nós trememos para compensar. Geralmente é um efeito colateral transitório, e deve resolver em menos de uma hora.

Aqueles que sofrem com febre também podem tremer e tremer com calafrios. Embora possam ter uma temperatura acima de 98,6 graus, o “ponto de ajuste” da temperatura do corpo foi elevado pelo cérebro pelo início de uma febre. Isso leva o corpo a fazer coisas para aquecê-lo. Tremer quando você está com febre cria mais calor do que no frio, elevando ainda mais a temperatura do seu corpo.

O tremor é apenas uma outra maneira pela qual o nosso corpo trabalha para se manter – como uma pista para sair do frio ou adicionar outra camada. Lembre-se também que à medida que envelhecemos, nossos sistemas sensoriais têm uma capacidade diminuída de identificar mudanças na temperatura e responder de acordo. Os idosos devem confiar menos nos sistemas de resposta automática do nosso corpo, e mais no senso comum em frio extremo ou calor.

Quais são as causas comuns de calafrios severos?

Experimentar arrepios ou rigidez costuma ser apenas um sintoma de exposição a temperaturas frias ou uma rápida mudança de temperatura à qual o corpo está exposto.

Eles também podem ser causados por uma grande variedade de doenças, condições médicas como o parto, tomando certos medicamentos.

Calafrios graves que duram mais de uma hora podem ser um sintoma de condições mais raras, como malária ou hipotermia . Dependendo da causa, os rigores geralmente podem ser tratados em casa, mas casos mais sérios requerem ajuda médica.

Sintomas

Uma pessoa com calafrios severos geralmente sente muito frio, mesmo quando usa roupas pesadas ou embrulhadas em colchas ou cobertores pesados ??em uma sala quente. Dependendo da condição subjacente, ele pode passar por períodos de sensação de calor e frio, e muitas pessoas têm febre ao mesmo tempo. Ele também pode ficar muito pálido e ficar arrepiado. As crianças podem estar desatentas e sonolentas, ou irritadas, dependendo da causa. Rigores que causam agitação prolongada e violenta e incontrolável geralmente indicam uma infecção que se espalha por todo o corpo e devem ser relatados a um profissional de saúde.

Causas

Muitas condições diferentes podem causar calafrios severos, mas doenças virais e bacterianas como gripe e pneumonia estão entre as mais comuns. Outras infecções e inflamações no corpo, como infecções do trato urinário (ITUs), resfriados, insolação , síndrome respiratória aguda grave (SARS) e febre reumática podem causar tremores e sintomas semelhantes.

O trauma de um dente com abscesso ou uma ferida infectada também pode desencadear tremores. Outras condições médicas associadas aos rigores incluem pleurisia, psoríase e meningite.

Algumas pessoas até sentem calafrios apenas pelo resfriado comum.

Sérios surtos de calafrios e tremores também podem estar associados a condições médicas como parto e abortos espontâneos. A febre puerperal e a sepse , uma infecção com risco de vida que está associada ao parto, podem causar esse sintoma; portanto, qualquer surto de tremor após o parto ou abortamento deve ser relatado a um profissional de saúde.

Os efeitos colaterais ou reações alérgicas a medicamentos prescritos podem causar calafrios severos, juntamente com procedimentos médicos, como transfusões de sangue, cirurgia cardíaca e tratamento dentário.

Hipotermia

Uma das causas mais comuns de calafrios severos é a hipotermia, na qual a temperatura do corpo fica muito baixa. Embora o corpo normalmente mantenha uma temperatura saudável por si só, que sobe e desce durante o dia e a noite em reação a ciclos normais de temperatura e à temperatura externa, certas condições médicas podem fazer com que ela se torne anormal e perigosamente baixa.

Coisas como doenças cardiovasculares, anorexia, hipotireoidismo , abuso de substâncias e traumas podem predispor a pessoa à hipotermia. Estar em lugares extremamente frios, particularmente aqueles que têm uma alta umidade e baixa temperatura do vento também podem reduzir rapidamente a temperatura do núcleo de uma pessoa.

Os sintomas da hipotermia são indicações de que o tratamento médico é necessário. Estes incluem tremores, fala arrastada, pele pálida e respiração lenta.

As pessoas também perdem a coordenação e se sentem letárgicas e confusas. Os bebês hipotérmicos geralmente têm uma pele fria que parece vermelha brilhante.

Tratamento

Se a causa subjacente dos calafrios for algo que não é muito sério, como um resfriado, então o tratamento em casa com cobertores e líquidos quentes, uma garrafa de água quente, medicamentos vendidos sem receita médica ) e repouso podem ser usados.

Para causas mais graves, como pneumonia, infecções do trato urinário e gripe, uma pessoa deve procurar atendimento médico e medicação por prescrição.

Água quente e outros dispositivos de aquecimento não devem ser usados, particularmente nas extremidades, pois isso pode fazer com que a temperatura do corpo caia.

Bebidas quentes são boas, mas a pessoa não deve ter nenhum tipo de álcool, pois faz com que os vasos sanguíneos se expandam, afastando o sangue dos órgãos principais.

Arrepio – Fotos

Fonte: www.wonderopolis.org/www.merriam-webster.com/www.wisegeek.org/www.scientificamerican.com/www.collinsdictionary.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Síndrome de Couvade

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Couvade é uma condição na qual homens com parceiros grávidos …

Polineuropatia

PUBLICIDADE Definição As polineuropatias são o tipo mais comum de distúrbio do sistema nervoso periférico …

Acrocianose

PUBLICIDADE A acrocianose é uma desordem vascular periférica funcional caracterizada por descoloração malhada ou cianose …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.