Breaking News
Home / Saúde / Reumatologia

Reumatologia

PUBLICIDADE

Definição

A reumatologia é uma subespecialidade em medicina interna e pediatria que lida com as articulações, tecidos moles, doenças auto-imunes e distúrbios hereditários do tecido conjuntivo.

Um reumatologista é especialista no diagnóstico, tratamento e terapia das doenças reumáticas.

Os reumatologistas lidam principalmente com distúrbios imunomediados do sistema músculo-esquelético, tecidos moles, doenças auto-imunes, vasculites e distúrbios hereditários do tecido conectivo.

Muitas destas doenças são conhecidas como distúrbios do sistema imunológico.

A reumatologia é considerada o estudo e a prática da imunologia médica.

O que é Reumatologia?

Reumatologia é aquele ramo da medicina que se preocupa com as queixas artríticas, principalmente reumatoide e osteoartrite.

Da palavra grega rheum, que significa uma espécie de acúmulo aquoso, a artrite reumatóide, outrora comumente chamada de reumatismo, era em tempos considerada causada por um acúmulo de fluido nas articulações, a chamada “água nas articulações”.

Isso provavelmente se deve ao fato de as articulações inflamadas incharem, e os antigos atribuíram isso ao acúmulo de fluidos.

Agora, qualquer disciplina que estude a doença e disfunção articular e cartilaginosa se enquadra na categoria geral de reumatologia.

A reumatologia divide os casos de artrite em osteoartrite e artrite reumatóide.

A osteoartrite é caracterizada pela degradação geral da cartilagem articular ao longo do tempo. Isso causa inflamação e dor na articulação em questão, que é tratada com antiinflamatórios.

A artrite reumatóide é mais sistêmica, um inchaço doloroso em todas ou na maioria das articulações de uma só vez. Como as articulações são usadas ao longo do dia, os sintomas da artrite reumatoide diminuem com o aquecimento das articulações, enquanto os sintomas da osteoartrite aumentam quando as articulações afetadas são usadas. Se você tiver sintomas em um joelho, mas não em outro, por exemplo, provavelmente está sofrendo de osteoartrite e não de artrite reumatóide.

De particular interesse para os médicos que praticam reumatologia é a perda de massa muscular e mobilidade associada à artrite.

É natural, se um movimento doer, evitar repetir esse movimento.

Infelizmente, isso pode criar um ciclo vicioso, e o movimento particular pode em breve se tornar impossível à medida que o paciente perde o músculo e a articulação endurece com desuso. A fisioterapia, particularmente a manipulação dos membros, é útil para reter ou recuperar a amplitude de movimento.

Tratamentos de reumatologia incluem analgésicos para dor, antiinflamatórios para inchaço e, possivelmente, esteróides, como tiros de cortisona em casos graves.

Até o momento, gerenciar os sintomas é o melhor que a reumatologia pode oferecer; a cura da artrite parece tão distante quanto antes.

O que é artrite reumatóide?

A doença autoimune Artrite reumatóide afeta as articulações causando dor, inflamação e diminuição da mobilidade.

Cerca de 1% da população sofre desse tipo de artrite, com mulheres sendo duas ou três vezes mais propensas a desenvolvê-la.

Embora não haja uma causa conhecida nem uma cura para essa condição degenerativa, o diagnóstico e o tratamento precoces podem ampliar a flexibilidade das articulações e reduzir o desconforto.

A razão pela qual a artrite reumatóide classifica como uma desordem autoimune sistêmica é que ela ocorre em todo o corpo quando os anticorpos começam a atacar o tecido saudável.

Este tipo de artrite pode afetar músculos e órgãos, além das articulações, à medida que progride.

Normalmente, o início da artrite reumatóide ocorre entre os 40-60 anos de idade e manifesta-se primeiro nos pulsos e nas mãos. A comunidade médica acredita que há um fator genético e ambiental em seu desenvolvimento.

O tabagismo aumenta o risco de artrite reumatóide.

A artrite reumatóide passa por estágios de piora, mas também pode ter ciclos de inflamação e remissão.

No início, as articulações endurecem e avermelham quando o delicado revestimento, o sinóvio, incha.

Os sintomas variam de dor e desconforto em partes simétricas do corpo, febre baixa, perda de apetite ou fadiga. Em seguida, o corpo reage tentando amortecer a articulação, espessando a sinóvia.

Finalmente, os anticorpos atacam toda a articulação quebrando ossos, ligamentos, tendões, sinóvia e cartilagem. Isso resulta em articulações deformadas ou tortas que se dobram com dificuldade.

Toda a área das articulações ficará inflamada, descolorida, pesada e dolorida.

Os médicos podem diagnosticar artrite reumatóide, tendo uma história de sua pintura conjunta e excluir outros tipos de artrite.

O tratamento por um especialista, um reumatologista, será personalizado para reduzir os sintomas e adiar o agravamento da saúde das articulações. Seu tratamento sob medida pode incluir exercícios leves, medicamentos antiinflamatórios ou doses de cortisona para reduzir o inchaço, analgésicos para aliviar a dor ou medicação como a prednisona para evitar mais danos às articulações.

Em alguns casos, o médico pode extrair líquido das articulações com artrocentese. Isso alivia alguma pressão e dá ao médico algo para analisar quimicamente.

Em geral, o tratamento da artrite reumatóide continua a melhorar com melhor medicação e uma ampla compreensão dessa doença que afeta todo o corpo.

O que é um reumatologista?

Um reumatologista é um médico de medicina interna ou pediatria que buscou treinamento especializado em doenças das articulações, músculos e ossos, mais comumente incluindo vários tipos de artrite.

Além de diagnosticar e tratar a artrite e condições semelhantes, muitos reumatologistas tendem a se envolver em pesquisas para avançar no entendimento desses tipos de transtornos.

Os reumatologistas podem atuar como consultores em um médico da atenção primária ou, em alguns casos, gerenciar a equipe de saúde de um indivíduo para fornecer uma abordagem de cuidado interdisciplinar devido à natureza crônica do distúrbio do paciente.

Especialistas em reumatologia freqüentemente tratam indivíduos que têm um tipo de artrite.

Muitos reumatologistas também tratam uma grande variedade de condições sistêmicas e distúrbios autoimunes, incluindo lúpus, vasculite, esclerodermia, sarcoidose, fibromialgia e polimiosite.

Outros exemplos de doenças que afetam as articulações ou ossos que podem ser abordados por um reumatologista incluem o raquitismo, a acondroplasia, a tendinite e a síndrome de Marfan.

Um reumatologista fornece meios não cirúrgicos para tratar distúrbios ósseos, articulares e musculares.

Um plano de tratamento individualizado coordenado por um reumatologista pode incluir elementos como fisioterapia, terapia ocupacional e o uso de certos medicamentos.

Dependendo da doença a ser tratada, essas drogas podem incluir analgésicos, esteróides, drogas antiinflamatórias não-esteróides ou medicamentos especiais desenvolvidos para transtornos específicos.

Dois tipos comuns de artrite, distúrbio são a osteoartrite, que envolve o desgaste das articulações ao longo do tempo, à medida que a cartilagem se rompe e a artrite reumatóide. que envolve uma resposta inflamatória anormal.

A osteoartrite geralmente afeta as articulações que suportam peso, como os quadris e os joelhos. A artrite reumatóide freqüentemente apresenta rigidez e inchaço em múltiplas articulações, acompanhada por sintomas sistêmicos, incluindo febre, dor ou fadiga.

Um reumatologista é um pediatra ou internista que recebeu treinamento adicional no diagnóstico (detecção) e tratamento de doenças osteomusculares e doenças autoimunes sistêmicas comumente referidas como doenças reumáticas. Essas doenças podem afetar as articulações, músculos e ossos, causando dor, inchaço, rigidez e deformidade.

Condições autoimunes ocorrem quando o sistema imune envia inflamações para áreas do corpo quando não é necessário causar danos/sintomas.

Essas doenças também podem afetar os olhos, a pele, o sistema nervoso e os órgãos internos artrite reumatóide.

Os reumatologistas tratam a doença articular de maneira semelhante aos ortopedistas, mas não realizam cirurgias.

Doenças comuns tratadas por reumatologistas incluem: osteoartrite, gota, dor crônica nas costas, tendinite e lúpus.

Reumatologia – Fotos

Fonte: www.enherts-tr.nhs.uk/www.wisegeek.org/www.healio.com/www.rheumatoidarthritis.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Gripe Espanhola

Gripe Espanhola

PUBLICIDADE Definição A pandemia de gripe espanhola é a catástrofe contra a qual todas as pandemias modernas …

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.