Breaking News
Home / Saúde / Neuroma de Morton

Neuroma de Morton

PUBLICIDADE

O neuroma de Morton é uma condição benigna, mas dolorosa, que afeta a bola do pé. É também chamado de neuroma intermetatarsal, porque está localizado na ponta do pé entre os ossos metatarsais.

Acontece quando o tecido em torno de um nervo que leva a um dedo do pé engrossa a partir de irritação ou compressão. Ocorre mais frequentemente entre o terceiro e o quarto dedos, mas também pode ocorrer entre o segundo e o terceiro dedos do pé. Ocorre mais comumente em pessoas de meia-idade, especialmente mulheres de meia-idade.

Quais são os sintomas?

A dor, frequentemente intermitente, é o principal sintoma do neuroma de Morton. Pode parecer uma dor ardente na bola ou no pé ou como se estivesse em pé em cima de um mármore ou seixo no sapato ou em uma meia enrolada.

Seus dedos podem ficar dormentes ou formigando quando a dor irradia. Você pode ter dificuldade em andar normalmente por causa da dor. Você não terá nenhum inchaço perceptível em seu pé, no entanto.

Às vezes você pode ter o neuroma de Morton sem nenhum sintoma. Um pequeno estudo de 2000 revisou registros médicos de 85 pessoas que tiveram seus pés imaginados com ressonância magnética (MRI). O estudo descobriu que 33 por cento dos participantes tinham neuroma de Morton, mas sem dor.

O que causa o neuroma de Morton?

O neuroma de Morton é frequentemente causado por sapatos muito apertados ou com salto alto. Estes sapatos podem fazer com que os nervos dos seus pés fiquem comprimidos ou irritados. O nervo irritado engrossa e gradualmente se torna mais doloroso como resultado da pressão sobre ele.

Outra causa possível é uma anormalidade do pé ou da marcha, que pode levar à instabilidade e também pode pressionar um nervo do pé.

O neuroma de Morton é frequentemente associado a:

  • pé chato
  • arcos altos
  • joanetes
  • dedos do martelo

Também está associado a atividades como:

Atividades esportivas repetitivas, como corrida ou esportes de raquete, que aumentam a pressão na bola do pé. Esportes que exigem sapatos apertados, como balé.
Às vezes, um neuroma resulta de uma lesão no pé.

Prevenção

Evite usar sapatos que possam causar danos e lesões ao seu pé, como sapatos muito apertados e saltos altos. A prática de esportes que exijam o uso de sapatos desconfortáveis ou que causem grande impacto ao pé, como corrida, sem acompanhamento médico, também é um erro. Verifique com um médico sobre o melhor tipo de sapato para a modalidade esportiva e/ou artística que você pratica.

Quando você deve procurar um médico?

Se você tiver dor no pé que não desapareça mesmo depois de trocar o seu calçado ou parar atividades que possam ser responsáveis, consulte seu médico. O neuroma de Morton é tratável, mas, se não for tratado prontamente, pode levar a danos permanentes nos nervos.

Seu médico lhe perguntará como a dor começou e examinará fisicamente seu pé. Eles vão colocar pressão sobre a bola do seu pé e mover os dedos dos pés para ver onde você tem dor. Um médico geralmente será capaz de diagnosticar o neuroma de Morton apenas a partir de um exame físico e discutindo seus sintomas.

Para descartar outras possíveis causas de sua dor, como artrite ou uma fratura por estresse, seu médico pode, às vezes, solicitar exames de imagem. Estes podem incluir:

Raios-X para descartar artrite ou fraturas imagens de ultra-som para identificar anormalidades no tecido mole
uma ressonância magnética para identificar anormalidades dos tecidos moles
Se o seu médico suspeitar de outra condição nervosa, eles também podem realizar uma eletromiografia . Este teste mede a atividade elétrica produzida pelos seus músculos, o que pode ajudar seu médico a entender melhor o funcionamento dos seus nervos.

Como o neuroma de Morton é tratado?

O tratamento depende da gravidade dos seus sintomas. Seu médico geralmente usa um plano graduado. Isso significa que você começará com um tratamento conservador e passará para tratamentos mais agressivos se a dor persistir.

Os neuromas de Morton , também conhecidos como neuromas interdigitais ou intermetatarsais , são áreas focais de fibrose perineural sintomática em torno de um nervo digital plantar do pé. Acredita-se que a condição seja devida ao aprisionamento crônico do nervo pelo ligamento intermetatarsal.

Terminologia

O termo neuroma é um equívoco porque a anormalidade é não neoplásica e não representa um verdadeiro neuroma . Pode ser mais corretamente conhecido como metatarsalgia de Morton.

Epidemiologia

Ocorre mais frequentemente em indivíduos de meia-idade e é muitas vezes mais comum em mulheres do que em homens. Aproximadamente 30% das pessoas de meia-idade assintomáticas têm os achados radiológico-patológicos de um neuroma de Morton.

Tratamento e prognóstico

A injeção interdigital guiada por ultrassom de anestésico esteroide e local demonstrou ter uma taxa de sucesso relativamente alta.

A excisão cirúrgica também pode ser realizada, também com uma taxa de sucesso relativamente alta.

Fonte: www.healthline.com/radiopaedia.org

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Gripe Espanhola

Gripe Espanhola

PUBLICIDADE Definição A pandemia de gripe espanhola é a catástrofe contra a qual todas as pandemias modernas …

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.