Cintilografia

PUBLICIDADE

Cintilografia – Definição

Um procedimento que produz imagens (varreduras) de estruturas dentro do corpo, incluindo áreas onde existem células cancerosas.

cintilografia é usada para diagnosticar, encenar e monitorar doenças.

Uma pequena quantidade de um produto químico radioativo (radionuclídeo) é injetada em uma veia ou ingerida.

Diferentes radionuclídeos viajam através do sangue para diferentes órgãos.

Uma máquina com uma câmera especial se move sobre a pessoa deitada sobre uma mesa e detecta o tipo de radiação emitida pelos radionuclídeos.

Um computador forma uma imagem das áreas onde o radionuclídeo se acumula. Essas áreas podem conter células cancerígenas. Também chamado de varredura de radionuclídeos.

Cintilografia – O que é

É um exame para o qual se utiliza uma pequena quantidade de substância radioativa (droga radioativa = radiofármaco), em que se visualiza a distribuição dessa droga radioativa no organismo.

Essas imagens devem ajudar a definir a doença com mais precisão.

cintilografia é uma técnica de medicina nuclear.

Ela permite que as imagens sejam obtidas após os pacientes receberem substâncias que os tornam radioativos.

Este procedimento pode ser usado na análise de componentes como ossos, tecidos e sistemas corporais.

Este procedimento é muitas vezes ideal para ajudar a detectar doenças e acompanhar as mudanças na saúde.

cintilografia envolve dar uma substância radioativa, conhecida como radiofármaco, a um paciente. Estas substâncias são geralmente formuladas para atingir certas partes do corpo. Às vezes, essas substâncias são administradas por injeção intravenosa. Às vezes, eles são administrados localmente ou no lugar a ser visualizado.

O radiofármaco circula pelo corpo e geralmente se reúne na parte do corpo que precisa ser avaliada. Quando isso acontece, a pessoa começará a emitir radiação.

A radioatividade no corpo da pessoa permite que um dispositivo externo detecte os raios gama.

O dispositivo geralmente usado para esse fim é conhecido como câmera gama. Às vezes é chamado de câmera de cintilação. Quando a energia radioativa é detectada, um flash de luz é normalmente emitido.

Uma energia mais intensa resultará em mais clarões de luz.

Os flashes podem ser gravados e convertidos em uma imagem. A imagem resultante da cintilografia pode ser tratada de várias maneiras. Se uma pessoa precisar dela em uma forma física, ela pode ser impressa em papel ou exposta em filme. A imagem também pode ser armazenada digitalmente ou transferida para outro local.

cintilografia difere da radiologia de várias maneiras. Um exemplo é que cada um tem uma fonte radioativa diferente. Em radiologia, a fonte é a máquina usada. Com a cintilografia, a máquina de imagem detecta a radioatividade de uma fonte externa, que é o paciente.

Outra diferença é que a cintilografia é mais eficaz para ajudar a detectar doenças.

É mais provável que a radiografia revele os efeitos que ocorreram como resultado de uma doença.

cintilografia avalia a fisiologia, que pode permitir que uma doença seja detectada antes de causar os tipos de alterações que apareceriam em um raio-x.

A cintilografia também permite que mudanças que ocorrem durante a doença sejam rastreadas.

Este procedimento de medicina nuclear geralmente envolve um período de isolamento para o paciente.

Mesmo depois de concluir o procedimento, o paciente ainda emite radiação. Durante esse tempo, ela não pode desfrutar da companhia dos outros.

O tempo necessário para que a radiação no corpo de uma pessoa diminua para um nível aceitável para liberação pode variar.

Depois que uma pessoa é liberada, ela ainda pode emitir pequenas quantidades de radiação por cerca de dois dias.

Cintilografia – Exame

Trata-se de um exame onde uma pequena quantidade de material radioativo é administrada ao paciente para produzir imagens (ou disparos) de seu corpo, daí o nome medicina nuclear.

Essas imagens, chamadas cintilografias, são complementares às imagens radiográficas (tomografia computadorizada, ressonância magnética, raios-X) e ajudarão seu médico a ver a condição do órgão em questão, concluir o diagnóstico e, assim, prestar um melhor atendimento.


Cintilografia

É um exame para o qual é utilizada uma baixa quantidade de substância radioativa (droga radioativa = radiofármaco), após o que a distribuição desta droga radioativa é visualizada no corpo.

Essas imagens devem ajudar a definir a doença com mais precisão.

Cintilografia Gama


Uma câmara gama pode ser usada para detectar
energia radioativa no corpo de uma pessoa

Cintilografia Gama envolve a injeção de radioisótopos (geralmente chamados “radiofármacos”) na corrente sanguínea que procuram ativamente o osso que está irritado ou está sendo destruído ou reconstruído, ou tecidos que estão inflamados ou necróticos.

O que acontece durante a verificação?

A varredura ocorre em 3 etapas:

1) Você recebe o produto,
2) 
seguido por um período de espera variável,
3)
 As varreduras são produzidas usando um dispositivo chamado “gama-câmera”.

Uma pequena quantidade do material radioativo é mais frequentemente injetada em uma veia do braço. Se você já tiver um caminho de injeção aberto, ele será usado.

Após a injeção, pode ser necessário aguardar algum tempo antes de realizar o exame, de alguns minutos a 3 horas, dependendo do órgão a ser examinado. Como o período de espera varia de um exame para outro, os pacientes que chegaram depois de você para outros exames podem ser chamados antes de você.

Durante a cintilografia, você deve permanecer imóvel, seja deitado ou, menos frequentemente, sentado. O exame é sempre dado por um técnico.

O dispositivo que captura as fotos é chamado de gama-câmera. Ele se moverá muito perto do seu corpo para obter imagens de alta qualidade. Você não terá que entrar em um túnel. Normalmente, você não precisa se despir, mas deve remover quaisquer objetos metálicos grandes (chaves, pingentes, fivelas de cintos) que criariam uma sombra nas imagens. Você poderá ir para casa (ou voltar para o seu quarto) após a digitalização assim que as imagens forem verificadas.

A verificação é perigosa?

Você receberá apenas uma quantidade muito baixa de radioatividade, o que se justifica pelos benefícios obtidos com a varredura. Dependendo do tipo de escaneamento, pode ser equivalente a uma semana nas montanhas ou várias viagens transatlânticas de avião. Às vezes, a radiação que você recebe é comparável à de uma radiografia de tórax. Em todos os casos, a quantidade de radiação que você recebe não aumenta com o número de imagens produzidas. As substâncias injetadas não são tóxicas, não causam alergias e são indolores. Mesmo em casos conhecidos de alergias, a cintilografia raramente é contraindicada.

Esta varredura requer preparação especial?

Geralmente não, a menos que você tenha sido avisado quando sua consulta foi marcada. Na maioria das vezes, você pode comer e beber normalmente antes de entrar, entre a injeção e o exame e após o exame. A água potável ainda aumenta a qualidade da imagem. Se você está grávida ou seu período menstrual está atrasado, você deve relatar isso antes da injeção. Em alguns casos, precauções devem ser tomadas.

Sua cintilografia não terá efeito em uma gravidez que se inicia após o exame. Se você está amamentando, você também deve relatar isso. Nós lhe diremos se você tem que parar de amamentar e por quanto tempo.

Fonte: www.cancer.gov/www.wisegeek.org/www.sciencedirect.com/radnuk.meduniwien.ac.at/www.radiologie-weilheim.de/radnuk.meduniwien.ac.at/www.hug.ch

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.