Breaking News
Home / Saúde / Doença de Devic

Doença de Devic

PUBLICIDADE

O que é a doença de Devic?

A doença de Devic, também conhecida como síndrome de Devic, é uma doença neurológica rara caracterizada por danos na bainha de mielina que cobre o nervo óptico e a medula espinhal.

É semelhante à esclerose múltipla, exceto que, com a doença de Devic, não há envolvimento cerebral , e a ressonância magnética do cérebro geralmente parece normal nos pacientes de Devic.

Diagnóstico e tratamento para esta condição são geralmente supervisionados por um neurologista , um médico especializado no cuidado do cérebro e da medula espinhal.

Essa condição pode se manifestar de várias maneiras.

Em alguns pacientes, o nervo óptico e a medula espinhal são atacados ao mesmo tempo pelo sistema imunológico, levando a um conjunto de sintomas experimentados juntos.

Em outros, os ataques são separados e os pacientes experimentam problemas de visão ou problemas na medula espinhal, mas não ambos ao mesmo tempo.

Os surtos inflamatórios associados à doença de Devic são muito mais graves do que aqueles associados à esclerose múltipla.

Quando a doença ataca o nervo óptico, causa neuromielite óptica. O paciente pode perder a visão em um ou ambos os olhos devido ao dano ao nervo óptico e pode experimentar outros distúrbios visuais.

Ataques na medula espinhal levam à mielite transversa. Isso pode causar paralisia, incontinência , dormência, fraqueza e outros sintomas, dependendo da área da medula espinhal envolvida. Em ambos os casos, à medida que a inflamação se resolve, o paciente começará a se sentir melhor.

Na doença de Devic monofásica, um paciente experimenta um único evento inflamatório.

Pacientes com a forma recidivante experimentarão múltiplos ataques da doença de Devic. Eles podem atacar de forma imprevisível após o primeiro surto e podem ter intensidade variada.

Quando um paciente se reporta a um médico com sintomas da doença de Devic, o teste de diagnóstico pode ser realizado para descartar a esclerose múltipla e outras condições neurológicas.

Uma punção lombar pode ser realizada para testar o líquido cefalorraquidiano ao redor da medula espinhal em busca de sinais de inflamação, enquanto imagens médicas podem ser usadas para explorar o cérebro e o nervo óptico.

Existem medicamentos disponíveis para tratar esta doença e pesquisas em andamento têm como objetivo produzir tratamentos mais eficazes.

A doença de Devic é incurável e degenerativa. Com cada ataque, mais da mielina que protege o nervo óptico e a medula espinhal será danificada, criando problemas a longo prazo para o paciente. Durante os surtos, os pacientes podem achar difícil trabalhar e se envolver em outras atividades por causa da dor e distúrbios visuais.

Doença de Devic – Neuromielite óptica

A doença de Devic é uma condição inflamatória que afeta a cobertura protetora da medula espinhal e dos nervos ópticos. Também é conhecida como neuromielite óptica.

Devido à parte do nervo afetada pela condição, a neuromielite óptica é classificada como uma doença desmielinizante. A cobertura protetora de um nervo é formada por uma substância chamada mielina.

As doenças desmielinizantes visam essa cobertura.

A condição é extremamente rara, afetando entre 0,052 e 0,44 em cada 100.000 pessoas em todo o mundo.

A doença é mais comum em pessoas com mais de 40 anos de idade.

Definição

A doença de Devic, também chamada de neuromielite óptica, é um distúrbio imunológico que pode ser confundido com a esclerose múltipla.

A doença de Devic é frequentemente caracterizada por ataques imunes aos nervos ópticos (que transmitem o que você vê ao cérebro) e à medula espinhal.

Os pacientes podem sofrer esses ataques ao mesmo tempo ou em momentos diferentes.

Eles também podem ter apenas problemas com os nervos ópticos sozinho ou apenas problemas com a medula espinhal sozinho e ainda têm a doença de Devic.

Quais são os sintomas da doença de Devic?

Os sintomas potenciais desta doença incluem:

Perda de visão ou visão turva
Fraqueza
Dormência
Problemas com sua bexiga e / ou intestinos
Espasticidade (rigidez ou rigidez nos músculos)

Resumo

A doença de Devic, também conhecida como neuromielite óptica, é uma doença neurológica rara que afeta os olhos e a medula espinhal.

Causa neurite óptica, uma condição que normalmente leva à perda de visão em um ou ambos os olhos, embora muitos pacientes recuperem alguma visão.

A neurite óptica é uma inflamação do nervo óptico que liga o olho ao cérebro.

As fibras do nervo óptico são revestidas com tecido adiposo de mielina que protege as células nervosas da mesma forma que o isolamento protege a fiação elétrica de uma casa.

A mielina também ajuda as fibras nervosas ópticas a conduzir impulsos elétricos de e para o cérebro. Na maioria dos casos, a inflamação do nervo óptico é causada por dano à mielina, chamado desmielinização.

A doença de Devic também causa uma inflamação da medula espinhal, chamada mielite. Isso normalmente ocorre ao mesmo tempo que a neurite óptica, mas pode ocorrer antes ou depois.

A doença de Devic é uma condição auto-imune que afeta a medula espinhal e os nervos ópticos (os nervos que transportam informações sobre a visão do olho).

Na doença de Devic, o sistema imunológico do corpo ataca e destrói a mielina, uma substância gordurosa que envolve os nervos e ajuda os sinais nervosos a se mover de uma célula para outra.

Sinais e sintomas pioram com o tempo e incluem neurite óptica; mielite transversa; dor na coluna e nos membros; e disfunção da bexiga e do intestino.

A causa exata da doença de Devic é desconhecida. A maioria das pessoas afetadas não tem outros membros da família com a doença.

Atualmente, não há cura para a doença de Devic, mas há terapias para tratar um ataque enquanto ele está acontecendo, para reduzir os sintomas e prevenir recaídas.

Doença de Devic – Fotos

Fonte: www.ucsfbenioffchildrens.org/www.medicalnewstoday.com/www.wisegeek.org/my.clevelandclinic.org/www.aarda.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Gripe Espanhola

Gripe Espanhola

PUBLICIDADE Definição A pandemia de gripe espanhola é a catástrofe contra a qual todas as pandemias modernas …

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.