PUBLICIDADE
A Microcefalia refere-se de forma anornal a um pequeno crânio.
A Microcefalia é por vezes visível espontaneamente: o tamanho da cabeça é anormalmente pequena em relação ao tamanho do corpo.
Mas também pode ser avaliada através da medição da circunferência da cabeça.
Ela é detectada na infância, daí a importância para o diagnóstico precoce, o acompanhamento, bem como o peso e tamanho do perímetro craniano ao longo de todo o crescimento e desenvolvimento.
Normalmente, durante a gravidez, a cabeça do bebê cresce gradualmente à medida que o cérebro se desenvolve. Se ele não cresce o suficiente ou se ele pára de crescer, a cabeça vai fazer o mesmo e será, portanto, menor do que o normal.
A Microcefalia não é uma doença, como tal, é um sintoma que indica uma falha de crescimento do cérebro.
A Microcefalia é um defeito de nascença, onde cabeça de um bebê é menor do que o esperado, quando comparados a bebês do mesmo sexo e idade.
A Microcefalia é especialmente uma consequência do vírus Zika.
O que é
A Microcefalia é uma condição onde a cabeça de um bebê é muito menor do que o esperado.
Durante a gravidez, a cabeça de um bebê cresce porque o cérebro do bebê cresce.
A Microcefalia pode ocorrer porque o cérebro de um bebê não se desenvolveu adequadamente durante a gravidez ou parou de crescer após o nascimento, o que resulta em um tamanho menor cabeça.
A Microcefalia pode ser uma condição isolada, o que significa que ela pode ocorrer sem outras grandes defeitos de nascimento, ou pode ocorrer em combinação com outros grandes defeitos de nascimento.
O que é microcefalia severa?
Crânio – Normal
Cérebro normal tem mais de 33 cm de diâmetro
Crânio – Microcefalia
Microcéfalo tem menos de 33 cm e menos neurônios
Microcefalia severa é uma forma mais grave, extremo desta condição em que a cabeça de um bebê é muito menor do que o esperado.
Microcefalia severa pode resultar porque o cérebro de um bebê não se desenvolveu adequadamente durante a gravidez, ou o cérebro começou a desenvolver corretamente e, em seguida, foi danificado em algum ponto durante a gravidez.
Definição
A Microcefalia refere-se a um volume menor do que o de indivíduos da mesma idade e sexo do crânio.
O volume do cérebro é objetivado medindo a circunferência da cabeça. Isso é feito usando uma fita métrica de costureira, através da testa, templos e occipital ( o ponto mais posterior do crânio).
A curva é assim desenhado no registro de saúde da criança, permitindo uma comparação com uma linha correspondente à média das crianças. Quando a circunferência da cabeça é menor do que pelo menos três desvios padrão (DP) a partir da medição
Causas
A Microcefalia pode ser devida a dois mecanismos principais: ou é secundária a paralisação do desenvolvimento do cérebro, ou que ocorre como um resultado de craniosinostose que é a soldadura prematura do crânio (em áreas chamadas suturas).
Várias condições podem causar microcefalia, congênita: parada prematura de crescimento durante a gravidez, fornecimento insuficiente de sangue durante a gravidez, certas doenças cromossômicas.
Sintomas
Os sintomas de microcefalia são:
Um crânio menor que o normal, estimada pela medição da circunferência da cabeça;
Uma morfologia especial, em alguns casos, particularmente quando craniosinostose; o crânio normalmente não é deformado quando é o cérebro que impede o seu desenvolvimento;
Mais ou menos uma profunda deficiência mental.
Diagnóstico
O diagnóstico de microcefalia é relativamente fácil, uma vez que se baseia no exame da morfologia da circunferência do crânio e cabeça.
Este exame é realizado usando uma fita métrica que permite a medição da circunferência da cabeça e comparação com as curvas do normal.
A Microcefalia pode ser diagnosticada durante a gravidez ou após o nascimento do bebê.
O diagnóstico de microcefalia também pode ser feito durante a gravidez por meio de ultra-som pré-natal.
Tratamento
Geralmente, microcefalia é muitas vezes impossível de corrigir.
Em alguns casos, especialmente em casos de craniosinostose, um procedimento cirúrgico para abrir ligeiramente em alguns lugares do crânio é possível permitir que o cérebro possa se desenvolver mais ou menos de forma normal.
Grande parte do tratamento também envolve a gestão dos sintomas de microcefalia, tais como retardo mental e outras deficiências de desenvolvimento.
Prevenção
Para evitar anomalias do feto, incluindo microcefalia, é importante que a gravidez transcorra bem e que a mãe não consuma tóxico para o feto em desenvolvimento, como o álcool, o tabaco, drogas.
Esta anomalia faz com com que o cérebro tenha um subdesenvolvimento e, assim, na maioria dos casos, retardo mental. Infelizmente, microcefalia é irreversível, não há nenhum tratamento para o corrigir.
Vírus Zika: Bebê com microcefalia
Os bebés nascidos de mães infectadas com o vírus Zika são susceptíveis de sofrer de uma malformação do crânio, microcefalia.
Fonte: sante-medecine.journaldesfemmes.com/www.vulgaris-medical.com/www.cdc.gov
Muito bom!