Breaking News
301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.

Home / Saúde / Afasia transcortical

Afasia transcortical

PUBLICIDADE

A afasia é um déficit de linguagem que ocorre como resultado de danos a uma ou mais áreas da fala no cérebro. Há mais de uma área de fala no cérebro, e a localização exata do dano de um acidente vascular cerebral determina o padrão de perda da fala. As áreas de fala do cérebro estão localizadas no hemisfério dominante, que é a metade do cérebro oposto à sua mão dominante.

A afasia transcortical é um dos tipos menos comuns de afasia. As formas mais comuns e conhecidas de afasia, afasia de Broca e afasia de Wernicke, resultam de lesões em áreas envolvidas na produção da fala (afasia de Broca) ou na compreensão da fala ( Afasia de Wernicke).

Outros déficits de linguagem menos comuns também podem resultar quando há lesões nas fibras nervosas que transportam informações entre a área de Wernicke ou Broca, ou entre essas áreas e outras áreas do cérebro que processam os aspectos sutis da linguagem, como a emoção, tom vocal, pensamento e expressões faciais.

As afasias transcorticais incluem tipos de afasias que são produzidas por lesões de ou para as muitas conexões que integram as áreas de linguagem no cérebro. Existem três tipos principais de afasia transcortical:

Afasia motora transcortical
Afasia sensorial transcortical
Afasia transcortical mista

Afasia do Motor Transcortical:
Esse distúrbio de linguagem é semelhante em muitos aspectos à afasia de Broca, que é caracterizada principalmente por problemas na produção de fala espontânea. Em essência, as pessoas com afasia motora transcortical não podem dizer o que querem dizer porque não conseguem formar as palavras.

No entanto, se alguém que tem afasia de Broca é solicitado a repetir alguma coisa, pode fazê-lo sem dificuldade. Por exemplo, uma pessoa com afasia de Broca teria dificuldade em dizer espontaneamente “estou com sede.” No entanto, é mais fácil para alguém com afasia de Broca repetir a frase “estou com sede” se for solicitado a fazê-lo.

A afasia motora transcortical leve pode produzir uma forma de fala hesitante conhecida como fala telegráfica. A afasia motora transcortical é tipicamente causada por um acidente vascular cerebral localizado perto da área de Broca, logo à sua frente.
Afasia Sensorial Transcortical:
Os sobreviventes de derrame com esse tipo raro de afasia não conseguem compreender o que os outros dizem, mas podem falar fluentemente. Alguém com afasia sensorial transcortical é capaz de repetir palavras ou frases que ouvem os outros dizerem, mas não consegue entender o que essas palavras ou frases significam.

Por exemplo, se o seu ente querido tem afasia sensorial transcortical, então ao ouvir uma frase como “você está em casa?” eles podem repetir uma parte da pergunta e dizer “você está em casa” ou responder à pergunta com a mesma frase “você está em casa?” Esse tipo de afasia é causado por lesões em áreas do cérebro que circundam a área de linguagem de Wernicke, uma área que desempenha um papel importante na compreensão e compreensão da linguagem.

Afasia Transcortical Mista:
A afasia transcortical mista resulta em um padrão de fala caracterizado pela incapacidade de falar ou compreender os outros quando eles falam. No entanto, com afasia transcortical mista, geralmente é possível repetir palavras ou frases e cantar canções familiares.

Neste tipo raro de afasia, as principais áreas da linguagem (Broca e Werinicke) não são normalmente danificadas, mas as áreas adjacentes, também conhecidas como áreas da associação de línguas, são feridas. Acredita-se que os danos a essas áreas de associação deixem as áreas de Broca e Wernicke um pouco isoladas do resto do sistema linguístico, impedindo assim a produção de fala espontânea e a compreensão da linguagem falada e escrita. A causa mais comum de afasia transcortical mista é um acidente vascular cerebral das áreas de associação de linguagem como resultado de estenose carotídea interna grave.

Afasia transcortical

O que é

Afasia transcortical descreve uma família de distúrbios de linguagem produzidos por danos cerebrais . Essa família de distúrbios é dividida em afasia motora transcortical, afasia transcortical mista e afasia sensorial transcortical. Esse distúrbio é uma afasia expressiva , pois afeta a capacidade de falar espontaneamente, embora o indivíduo possa entender as mensagens escritas ou verbais recebidas. A gravidade e duração da doença variam entre os pacientes.

Este distúrbio é causado por danos no hemisfério esquerdo do lobo temporal. Caminhos entre os canais auditivos e áreas do cérebro que processam a linguagem não estão danificados em pacientes com esse transtorno. O dano que causa a afasia transcortical ocorre em várias partes do subcórtex.

A principal característica que define afasia transcortical além de outras formas de afasia é a capacidade de repetir palavras e frases com fluência. Afasia motora transcortical e afasia transcortical mista são consideradas afasias não fluentes, uma vez que a recepção está intacta, mas a fala é prejudicada. O paciente tem dificuldade em encontrar as palavras certas para dizer, mesmo quando sabe o que quer expressar. Pacientes com afasia sensorial transcortical frequentemente inserem palavras incorretas durante diálogos fluentes e têm mais dificuldade do que outros pacientes com afasia transcortical com reconhecimento de palavras.

Fonte: www.verywellhealth.com/www.wisegeek.com

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Gripe Espanhola

Gripe Espanhola

PUBLICIDADE Definição A pandemia de gripe espanhola é a catástrofe contra a qual todas as pandemias modernas …

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.