Breaking News
Home / Saúde / Doença Pulmonar

Doença Pulmonar

PUBLICIDADE

Definição

Doença pulmonar refere-se a distúrbios que afetam os pulmões, os órgãos que nos permitem respirar.

A doença pulmonar (como enfisema ou bronquite crônica) é caracterizada por obstrução crônica das vias aéreas, geralmente irreversível, resultando em uma taxa mais lenta de exalação.

Visão geral

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma doença pulmonar inflamatória crônica que causa obstrução do fluxo de ar dos pulmões.

Os sintomas incluem dificuldade em respirar, tosse, produção de muco (expectoração) e sibilância.

É causada pela exposição a longo prazo a gases irritantes ou partículas, na maioria das vezes da fumaça do cigarro. Pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica DPOC estão em maior risco de desenvolver doenças cardíacas, câncer de pulmão e uma variedade de outras condições.

Enfisema e bronquite crônica são as duas condições mais comuns que contribuem para a DPOC. A bronquite crônica é a inflamação do revestimento dos tubos bronquiais, que transportam ar para e dos sacos aéreos (alvéolos) dos pulmões. É caracterizada pela produção diária de tosse e muco (expectoração).

Enfisema é uma condição na qual os alvéolos no final das menores passagens de ar (bronquíolos) dos pulmões são destruídos como resultado da exposição prejudicial à fumaça do cigarro e outros gases irritantes e material particulado.

A doença pulmonar obstrutiva crônica DPOC é tratável. Com o manejo adequado, a maioria das pessoas com a doença pulmonar obstrutiva crônica DPOC pode obter um bom controle dos sintomas e qualidade de vida, assim como reduzir o risco de outras condições associadas.

Doença pulmonar obstrutiva crônica

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é um termo genérico para várias doenças pulmonares que impedem a respiração adequada.

Três das condições mais comuns de DPOC são enfisema, bronquite crônica e asma crônica que não é totalmente reversível. Essas condições podem ocorrer separadamente ou juntas.

Os principais sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica DPOC são a produção de falta de ar, tosse crônica e escarro (muco ou catarro). Fumantes de cigarro e ex-fumantes correm maior risco da doença pulmonar obstrutiva crônica DPOC.

Não há cura para a doença pulmonar obstrutiva crônica DPOC e as vias aéreas danificadas não se regeneram. No entanto, existem coisas que você pode fazer para retardar o progresso da doença, melhorar seus sintomas, ficar fora do hospital e viver mais tempo.

O que é Doença pulmonar?

Os pulmões são uma parte importante do corpo humano e são responsáveis por fornecer oxigênio para a corrente sanguínea ao remover o dióxido de carbono.

A doença pulmonar pode ser classificada como um dos vários distúrbios que fazem com que os pulmões não funcionem mais normalmente. Essas doenças e sua gravidade podem variar desde aquelas que são benignas, sem causar danos, até aquelas que podem ser incapacitantes ou até levar à morte.

Existem três categorias principais de doença pulmonar.

A primeira delas é a doença pulmonar obstrutiva, que ocorre quando o fluxo de ar que é exalado dos pulmões é diminuído porque as vias aéreas foram bloqueadas ou diminuíram de tamanho. O principal sintoma é falta de ar e exemplos incluem asma e bronquite crônica. Uma das principais causas desse tipo (e muitas mais) é o tabagismo, que também pode ser uma de suas principais medidas preventivas quando o fumante sai.

A doença pulmonar restritiva está associada a uma diminuição na capacidade do volume de ar que os pulmões são capazes de conter. Os pulmões são bastante elásticos, e esses tipos de doenças podem ocorrer quando essa elasticidade diminui. Também pode haver problemas relacionados à expansão da parede torácica que causam essas doenças.

Em ambos os casos, torna-se difícil para os pulmões entregar a quantidade de oxigênio ao corpo de que necessita.

Exemplos comuns são doença pulmonar intersticial e doença pulmonar restritiva extrapulmonar.

Doença Pulmonar
Sistema respiratório humano

Doença Pulmonar
O sistema respiratório humano, mostrando a traqueia, bronquíolos e pulmões

A categoria final da doença pulmonar é causada quando há defeitos nos tecidos dos sacos aéreos dos pulmões, e isso diminui a quantidade de oxigênio que os pulmões são capazes de fornecer para a corrente sanguínea.

Na maioria, é uma combinação dessas três categorias que causa o funcionamento inadequado dos pulmões, por exemplo, no enfisema.

Outros tipos comuns incluem doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose pulmonar e sarcoidose.

Quais são as diferentes doenças do sistema respiratório?

Doenças do sistema respiratório são condições que afetam as diferentes partes do nariz, garganta e pulmões.

Existem muitas doenças diferentes do sistema respiratório que afetam pessoas de todo o mundo a cada ano.

A maioria dessas doenças é causada por infecção por vírus, bactérias e fungos.

Algumas infecções podem ser leves, como o resfriado comum, enquanto outras podem ocorrer a longo prazo e tornar-se potencialmente letais, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Outras causas de doenças do sistema respiratório incluem: predisposição genética, poluição ambiental e fatores de estilo de vida.

As diferentes doenças do sistema respiratório causadas pela infecção por vírus são geralmente leves e, na maioria das vezes, necessitam de terapia de apoio, como repouso e ingestão de bastante líquido. Muitas vezes, essas infecções são contagiosas, transferidas de uma pessoa para outra através da tosse e do espirro.

Existem outras doenças do sistema respiratório viral, no entanto, que podem representar uma grave ameaça para a comunidade, como a gripe suína causada pelo vírus H1N1, a gripe aviária causada pelo vírus H5N1 e a síndrome respiratória aguda grave (SARS) causada pelo coronavírus SARS.

Doença Pulmonar
O sistema respiratório é formado pela boca, garganta, nariz, seios da face, brônquios e pulmões

Infecções bacterianas do trato respiratório incluem amigdalite, coqueluche, tuberculose e pneumonia, entre muitas outras.

Sintomas como febre, fraqueza corporal, dor de cabeça, dor durante a deglutição e falta de ar estão frequentemente presentes.

Algumas infecções são facilmente curadas com o uso de antibióticos e muito descanso, enquanto outras requerem terapia de longo prazo, como no tratamento da tuberculose, o que pode exigir de seis a nove meses de medicação regular. A pneumonia também pode ser fatal, se não for tratada precocemente.

Infecções fúngicas dos pulmões incluem aspergilose, criptococose e histoplasmose.

Viajar para áreas endêmicas e a exposição freqüente a excrementos de morcegos e pássaros muitas vezes podem causar infecção em indivíduos suscetíveis. As pessoas que se infectam com fungos geralmente são imunocomprometidas, o que significa que seu sistema imunológico não está funcionando bem. Estes incluem pacientes com síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).

Outras doenças do sistema respiratório incluem: asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Na asma e na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), muitas vezes há um estreitamento das vias aéreas manifestado pela falta de ar. Os fatores que levam à asma incluem predisposição genética e inalação de substâncias nocivas do meio ambiente, com o transtorno manifestando-se principalmente durante a infância.

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), por outro lado, geralmente é causada por fatores ambientais e de estilo de vida, como o tabagismo, e costuma ser vista em pessoas mais velhas. Fumar tem sido muito ligado não só à asma e à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), mas também ao desenvolvimento de câncer de pulmão.

O que é inflamação pulmonar?

inflamação dos pulmões é uma condição que resulta quando o sistema imunológico reage à infecção, irritação ou lesão. A inflamação ocorre para fornecer proteção ao revestimento dos pulmões. Muitas doenças diferentes podem levar à inflamação pulmonar, incluindo gripe, pneumonia e bronquite. O tecido pulmonar inflamado é tipicamente inchado e vermelho e pode causar respiração dolorosa e trabalhosa.

É considerada uma das causas mais comuns de inflamação pulmonar. Às vezes, um ataque de asma pode se transformar em uma condição com risco de vida, mas isso é mais raro. Com o tratamento adequado, a maioria das pessoas com asma é capaz de manter sua condição sob controle. O tratamento da asma geralmente envolve o uso de inalantes respiratórios que abrem os brônquios e facilitam a respiração.

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é outra causa comum de inflamação pulmonar.

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) pode começar como uma irritação leve, mas, como é uma doença progressiva, piora com o tempo. Muitas pessoas que sofrem da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) podem eventualmente ter que recorrer a respiradores portáteis para obter oxigênio suficiente em seus pulmões.

Doença Pulmonar
A inflamação pulmonar pode ter várias causas, mas geralmente é devido a uma
infecção ou lesão que irrita o revestimento dos pulmões

A pneumonia pode causar inflamação pulmonar grave, resultante de infecção viral, fúngica ou bacteriana. Em alguns casos, a pneumonia também pode resultar de superexposição a toxinas ambientais. Em alguns casos, a pneumonia pode ser mortal, mas com o tratamento precoce, geralmente pode ser curada. Em muitos casos, a saúde geral do paciente está diretamente relacionada ao resultado do tratamento.

A pneumonia geralmente pode durar semanas e pode ser muito debilitante. A morte resultante de pneumonia é mais comum em pessoas idosas ou pessoas que têm outras condições de saúde subjacentes. A pneumonia é tipicamente tratada com antibióticos e medicamentos anti-inflamatórios. A maioria dos casos de pneumonia requer hospitalização.

A inflamação pulmonar muitas vezes pode resultar de condições não graves, como resfriados ou alergias. Este tipo de inflamação geralmente melhora sem a necessidade de medicamentos prescritos. Se a inflamação pulmonar for acompanhada de febre ou vômito, isso pode indicar gripe, uma infecção viral que às vezes pode ser fatal. Aqueles que têm inflamação pulmonar acompanhada de febre provavelmente devem procurar um médico. O médico normalmente usa um teste de cotonete para determinar se a inflamação pulmonar está associada à gripe.

Fonte: www.nhs.uk/medlineplus.gov/www.wisegeek.org/www.lung.org/www.betterhealth.vic.gov.au/www.nhlbi.nih.gov/www.who.int/www.med.unc.edu/www.stanfordchildrens.org

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Síndrome da Porta

Síndrome da Porta

PUBLICIDADE Definição A síndrome da porta é uma síndrome de anomalias congênitas múltiplas – deficiência intelectual caracterizada …

Tumor Misto

PUBLICIDADE Definição Um tumor misto é um tumor que deriva de vários tipos de tecido. Os tumores …

Síndrome de Asperger

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Asperger é um distúrbio do desenvolvimento. É um transtorno do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.