Breaking News
Home / Saúde / Varicela

Varicela

PUBLICIDADE

O que é Varicela?

A varicela é uma doença viral causada por um organismo chamado vírus varicela-zoster.

Em muitos países, incluindo os Estados Unidos, o Canadá e o Reino Unido, essa doença é conhecida como varicela.

A infecção normalmente é leve, com sintomas que persistem por 10 a 14 dias.

Depois que uma pessoa contraia varicalla uma vez, ela normalmente se torna-se imune a ela.

O vírus da varicela é altamente infeccioso e pode ser transmitido através da exposição à tosse ou espirro por uma pessoa infectada, bem como pelo contato direto.

Outro fator que aumenta a facilidade de transmissão é o fato de que uma pessoa que contrai catapora é infecciosa antes de começar a apresentar sintomas.

Uma vez que alguém tenha sido exposto ao vírus, ele desenvolverá sintomas em 10 a 21 dias, mas o período infeccioso começa cinco a sete dias antes.

O período infeccioso dura outros cinco a 10 dias após os sintomas aparecerem.

Em adultos, os primeiros sintomas de infecção são inespecíficos e incluem náusea, febre, dor de cabeça, dor muscular generalizada e perda de apetite.

A erupção cutânea característica associada à varicela começa a se desenvolver logo em seguida. Nas crianças, a erupção pode desenvolver-se antes ou concomitantemente com outros sintomas.

As bolhas se desenvolvem primeiro na cabeça e no corpo, depois se espalham para os membros. Novas bolhas continuam a se formar por até cinco dias e, no sexto dia, as bolhas mais antigas já começaram a cicatrizar. A maioria das bolhas cicatriza dentro de duas semanas após a erupção aparecer pela primeira vez.

O tratamento para a infecção geralmente consiste no manejo dos sintomas com medicamentos para reduzir a coceira, a dor e a febre. Crianças e adultos podem ser tratados com medicamentos antivirais, como o aciclovir, para reduzir a gravidade dos sintomas. Nenhum outro tratamento é necessário a menos que as complicações se desenvolvam.

As complicações da varicela são raras, mas podem ser graves e potencialmente fatais.

Podem ocorrer complicações se as bolhas se infectarem ou se as bolhas se desenvolverem em um local sensível, como o olho.

As complicações menos comuns e mais graves são pneumonia e encefalite, que são infecção e inflamação dos pulmões e do cérebro, respectivamente.

Se o vírus for contraído por uma mulher grávida, o vírus pode atravessar a barreira placentária e infectar o feto. Dependendo do estágio da gravidez em que isso ocorre, os efeitos da infecção fetal podem incluir danos aos olhos, medula espinhal ou cérebro, distúrbios da pele e disfunção anal ou da bexiga. Uma mulher grávida infectada até o final de sua gestação corre o risco de ter um parto prematuro, e se a criança for exposta durante ou após o nascimento, ela corre risco de pneumonia e outras complicações.

A imunização contra varicela faz parte do calendário de vacinação para crianças em muitos países, incluindo os EUA, Austrália e Nova Zelândia. Em populações imunizadas, a infecção é relativamente rara. Globalmente, no entanto, cerca de 90 milhões de pessoas são infectadas anualmente. Nos países onde as crianças não são imunizadas, quase todas as crianças contraem a infecção.

Doença

A catapora é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus varicela-zoster (VZV). Pode causar uma erupção cutânea pruriginosa. A erupção aparece primeiro no peito, costas e face, e depois se espalha por todo o corpo, causando entre 250 e 500 bolhas coceira.

A varicela pode ser grave, especialmente em bebês, adolescentes, adultos, mulheres grávidas e pessoas com um sistema imunológico enfraquecido.

A melhor maneira de prevenir a varicela é obter a vacina contra a catapora.

A vacina contra varicela é uma maneira segura e eficaz de prevenir a varicela e suas possíveis complicações.

Sintomas

A erupção cutânea provocada pela infecção da varicela aparece 10 a 21 dias após a exposição ao vírus e geralmente dura cerca de cinco a 10 dias.

Outros sinais e sintomas, que podem aparecer de um a dois dias antes da erupção, incluem:

Febre
Perda de apetite
Dor de cabeça
Cansaço e sensação geral de indisposição (mal-estar)

Uma vez que a erupção de varicela aparece, ela passa por três fases:

Erupções cor-de-rosa ou vermelhas (pápulas), que se estendem por vários dias
Pequenas bolhas cheias de líquido (vesículas), que se formam em cerca de um dia e depois quebram e vazam
Crostas e crostas, que cobrem as bolhas quebradas e levam mais alguns dias para cicatrizar

Novos inchaços continuam a aparecer por vários dias, então você pode ter todos os três estágios da erupção cutânea – inchaços, bolhas e lesões crostas – ao mesmo tempo. Você pode espalhar o vírus para outras pessoas por até 48 horas antes que a erupção apareça, e o vírus permanecerá contagioso até que todas as bolhas quebradas tenham se transformado em crostas.

Prevenção

A melhor maneira de prevenir a varicela é obter a vacina contra a catapora.

Todos – incluindo crianças, adolescentes e adultos – devem tomar duas doses de vacina contra varicela se nunca tiveram catapora ou nunca foram vacinadas.

A vacina contra varicela é muito segura e eficaz na prevenção da doença.

A maioria das pessoas que recebem a vacina não terá varicela.

Se uma pessoa vacinada pegar catapora, os sintomas geralmente são mais leves, com menos ou sem bolhas (podem ter manchas vermelhas) e febre leve ou sem febre.

A vacina contra varicela impede quase todos os casos de doença grave.

Varicela – Fotos

Fonte: www.cdc.gov/www.wisegeek.org/www.mayoclinic.org/www.medicalnewstoday.com/www.healthline.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Trauma Renal

Trauma Renal

PUBLICIDADE Definição O trauma renal é quando um rim é ferido por uma força externa. Seus rins …

Macrocefalia

PUBLICIDADE Definição Macrocefalia (ou “cabeça grande”) é uma razão muito comum para o encaminhamento a um …

Síndrome da Cabeça Chata

PUBLICIDADE O que é A síndrome da cabeça chata é uma condição na qual a cabeça de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.