Raquitismo

PUBLICIDADE

Raquitismo – Definição

O raquitismo é uma condição infantil causada por deficiência grave de vitamina D.

Essa falta de vitamina D resulta em ossos fracos e moles, juntamente com crescimento lento e desenvolvimento esquelético, caracterizada por calcificação imperfeita, amolecimento e distorção dos ossos, geralmente resultando em pernas arqueadas.

raquitismo é, por definição, uma doença que começa na infância. Se esse problema ocorrer apenas mais tarde na vida, é conhecido como osteomalacia.

raquitismo já foi considerado um distúrbio extremamente comum na infância. O próprio termo é derivado da antiga palavra inglesa para “twist” ou “wrick” e, ao longo da história, crianças com raquitismo podiam ser identificadas por suas pernas arqueadas e joelhos dobrados, o que lhes dava uma aparência torcida.

raquitismo é uma doença infantil em que os ossos do seu filho são muito moles, fazendo com que os ossos entortem, dobrem e quebrem com mais facilidade. Geralmente é causada pela falta de vitamina D, mas em casos raros, é causada por um distúrbio genético subjacente.

Raquitismo – O que é

raquitismo é o amolecimento e o enfraquecimento dos ossos nas crianças, geralmente devido a uma deficiência de vitamina D extrema e prolongada.

vitamina D promove a absorção de cálcio e fósforo do trato gastrointestinal. Uma deficiência de vitamina D torna difícil manter níveis adequados de cálcio e fósforo nos ossos, o que pode causar raquitismo.

Embora os efeitos às vezes sejam irreversíveis, a maioria dos tipos de raquitismo pode ser prevenida garantindo que a criança tenha vitamina D suficiente em sua dieta e tenha exposição suficiente à luz do sol.

A adição de vitamina D ou cálcio à dieta geralmente corrige os problemas ósseos associados ao raquitismo.

Quando o raquitismo é devido a outro problema médico subjacente, seu filho pode precisar de medicamentos adicionais ou outro tratamento.

Algumas deformidades esqueléticas causadas pelo raquitismo podem exigir cirurgia corretiva.


Raquitismo

raquitismo em adultos é conhecido como osteomalácia ou ossos moles.

raquitismo era comum no passado, mas desapareceu principalmente no mundo ocidental no início do século 20, depois de alimentos como margarina e cereais serem fortificados com vitamina D.

Raquitismo – Descrição


Raquitismo

raquitismo ocorre quando o corpo tem uma grave falta de vitamina D durante os anos de desenvolvimento. A vitamina D é essencial para o desenvolvimento de ossos fortes e saudáveis.

Uma criança com raquitismo pode apresentar crescimento atrofiado e provavelmente terá baixa estatura quando adulto. Isso ocorre porque, sem níveis adequados de vitamina D, a diminuição da mineralização dos ossos no nível da placa de crescimento afeta a força, o tamanho e a forma dos ossos.

Uma condição relacionada chamada osteomalácia pode ocorrer em adultos com o mesmo tipo de deficiência de vitamina D, mas a osteomalácia ocorre apenas na idade adulta, após o fechamento das placas de crescimento dos ossos.

A maior parte da vitamina D é produzida pelo corpo, embora algumas possam ser fornecidas diretamente pela dieta. Para realizar a produção de vitamina D, o corpo requer colesterol e luz ultravioleta.

Na maioria das vezes, o colesterol vem da digestão de tecidos animais, óleos, gorduras e gemas de ovos. A luz ultravioleta é geralmente fornecida pela luz solar direta. Somente quando essa luz está disponível, a pele pode alterar a molécula de colesterol para produzir vitamina D. As crianças que não recebem luz solar suficiente correm maior risco de desenvolver raquitismo, assim como as crianças com pele mais escura, que podem bloquear os raios ultravioleta.

vitamina D é encontrada naturalmente nos alimentos listados acima, mas com mais frequência as crianças recebem suplementos de vitamina D por meio de alimentos aos quais foi adicionada a vitamina, como leite ou fórmula infantil.

vitamina D é necessária no organismo, pois pode ser convertida em um hormônio que estimula a ingestão de cálcio pelo intestino. Essa conversão começa no fígado, onde a vitamina D se torna um hormônio chamado 25-OH-D, e é concluída quando os rins convertem o 25-OH-D em um hormônio chamado 1,25-diOH-D.

Este é o hormônio que faz com que o intestino absorva o cálcio da dieta da pessoa.

Sem níveis adequados de vitamina D, não há produção suficiente de 1,25-diOH-D, o que resulta em níveis mais baixos de cálcio no organismo. Cálcio adequado é necessário para os ossos, tanto para o desenvolvimento quanto para a manutenção.

Raquitismo – Sintomas

Sinais e sintomas de raquitismo podem incluir:

Crescimento atrasado
Dor na espinha, pelve e pernas
Fraqueza muscular

Como o raquitismo suaviza as placas de crescimento nas extremidades dos ossos de uma criança, ela pode causar deformidades esqueléticas como:

Pernas curvadas ou joelhos
Polegas e tornozelos espessados
Projeção de mama

Raquitismo – Causas

Seu corpo precisa de vitamina D para absorver cálcio e fósforo dos alimentos.

raquitismo pode ocorrer se o corpo do seu filho não tiver vitamina D suficiente ou se o seu corpo tiver problemas para usar a vitamina D adequadamente. Ocasionalmente, não obter cálcio suficiente ou falta de cálcio e vitamina D pode causar raquitismo.

Existem várias causas de raquitismo. Uma deficiência nutricional relacionada à falta de vitamina D, cálcio ou fosfato, provoca raquitismo mais comumente.

Os três tipos de raquitismo são nutricionais, hipofosfatêmicos e renais, e os três são atribuíveis a deficiências nutricionais.

raquitismo é um abrandamento ou enfraquecimento dos ossos. A causa da doença foi desconhecida há séculos e já era uma doença comum. Os cientistas na década de 1920 conseguiram identificar o que causa raquitismo e o número de ocorrências foi reduzido. Isso mudou desde então.

Raquitismo – Falta de vitamina D

As crianças que não recebem bastante vitamina D dessas duas fontes podem desenvolver uma deficiência:

Luz solar. Sua pele produz vitamina D quando exposta à luz solar. Mas crianças em países desenvolvidos tendem a gastar menos tempo ao ar livre. Eles também são mais propensos a usar protetor solar, o que bloqueia os raios que desencadeiam a produção de vitamina D da pele.
Comida. 
Óleos de peixe, peixe gordo e gemas de ovo contêm vitamina D. A vitamina D também foi adicionada a alguns alimentos, como leite, cereais e alguns sucos de frutas.

Algumas crianças nascem ou desenvolvem condições médicas que afetam a forma como seus corpos absorvem a vitamina D.

Alguns exemplos incluem:

Doença celíaca
Doença inflamatória intestinal
Fibrose cística
Problemas renais

Raquitismo – Diagnóstico

A abordagem inicial para diagnosticar o raquitismo envolve um exame musculoesquelético seguido de um raio-x.

As crianças afetadas podem ter espaços obviamente alargados entre as articulações ou curvatura dos ossos nos braços e pernas. Algumas crianças também podem não ter um desenvolvimento dentário normal.

Um médico também pode avaliar os níveis séricos de cálcio, fosfatase alcalina e outros indicadores químicos usando um exame de sangue. Embora os níveis de cálcio possam ser normais ou levemente baixos, os níveis de fosfatase alcalina em uma criança com raquitismo podem ser altos, mesmo em comparação com um adulto normal. Embora os raios X possam ser enganosos, o diagnóstico por análise química é altamente preciso.

Raquitismo – Tratamento


Ossos Normais


Raquitismo

tratamento para raquitismo concentra-se na substituição da vitamina ou mineral em falta no organismo. Isso eliminará a maioria dos sintomas associados ao raquitismo.

Se o seu filho tiver uma deficiência de vitamina D, seu médico provavelmente irá querer que eles aumentem sua exposição à luz solar, se possível.

Também os encorajará a consumir produtos alimentares com alto teor de vitamina D, como peixes, fígado, leite e ovos.

Os suplementos de cálcio e vitamina D também podem ser utilizados para tratar raquitismo. Pergunte ao seu médico sobre a dosagem correta, pois pode variar de acordo com o tamanho do seu filho.

Muita vitamina D ou cálcio pode ser inseguro.

Se as deformidades esqueléticas estiverem presentes, seu filho pode precisar de aparelhos para posicionar seus ossos corretamente à medida que crescem. Em casos graves, seu filho pode precisar de cirurgia corretiva.

Para o raquitismo hereditário, é necessária uma combinação de suplementos de fosfato e níveis elevados de uma forma especial de vitamina D para tratar a doença.

O tratamento do raquitismo envolve principalmente correções das condições que levaram ao distúrbio. Isso pode ser tão simples quanto uma mudança na dieta para incluir alimentos ricos em vitamina D, como leite, peixe ou fígado. O tratamento também pode significar um aumento gradual na quantidade de luz solar recebida pela criança. Em casos mais graves, órteses ou cirurgia podem ser necessárias para auxiliar na correção e reparo dos ossos. O tratamento geralmente é leve e as deformidades ósseas geralmente reduzem com o tempo.

Aumentar os níveis de vitamina D, cálcio e fosfato ajudará a corrigir a desordem. A maioria das crianças com raquitismo vê melhorias em cerca de uma semana.

As deformidades esqueléticas geralmente melhorarão ou desaparecerão ao longo do tempo se o raquitismo for corrigido enquanto a criança ainda for jovem. No entanto, as deformidades esqueléticas podem tornar-se permanentes se a desordem não for tratada durante o período de crescimento da criança.

Raquitismo – Complicações

Não tratado, o raquitismo pode levar a:

Falha em crescer
Espinha anormalmente curvada
Deformidades esqueléticas
Defeitos dentários
Convulsões

Raquitismo – Prevenção

Os raquitismos podem ser facilmente evitados comendo uma dieta que inclui vitamina D e cálcio, passando algum tempo na luz solar e, se necessário, tomando suplementos de vitamina D.

raquitismo causado pela deficiência de vitamina D é simples de prevenir. A fórmula infantil comercialmente disponível é geralmente enriquecida com vitamina D mais do que suficiente para bebês.

Para os pais que amamentam seus filhos, é recomendado pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA que as crianças também recebam 400 unidades internacionais (10 microgramas) de suplemento de vitamina D. Isso ocorre porque o leite materno humano contém pouca vitamina D. Também é importante que as crianças recebam quantidades decentes de luz solar.

Apenas vinte minutos por dia podem ser suficientes. Para crianças que vivem em cidades, onde a poluição provavelmente bloqueia a luz ultravioleta, e crianças com pele escura, que pode bloquear a luz ultravioleta, o suplemento de vitamina D é especialmente importante.

Fonte: www.mayoclinic.org/www.healthline.com/www.wisegeek.org/www.nhs.uk/www.emedicine.com/www.gale.com/www.fao.org/www.oxfordreference.com/my.clevelandclinic.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.