PUBLICIDADE
O que é o Raquitismo?
O raquitismo é o amolecimento e o enfraquecimento dos ossos nas crianças, geralmente devido a uma deficiência de vitamina D extrema e prolongada.
A vitamina D promove a absorção de cálcio e fósforo do trato gastrointestinal. Uma deficiência de vitamina D torna difícil manter níveis adequados de cálcio e fósforo nos ossos, o que pode causar raquitismo.
Embora os efeitos às vezes sejam irreversíveis, a maioria dos tipos de raquitismo pode ser prevenida garantindo que a criança tenha vitamina D suficiente em sua dieta e tenha exposição suficiente à luz do sol.
A adição de vitamina D ou cálcio à dieta geralmente corrige os problemas ósseos associados ao raquitismo. Quando o raquitismo é devido a outro problema médico subjacente, seu filho pode precisar de medicamentos adicionais ou outro tratamento. Algumas deformidades esqueléticas causadas pelo raquitismo podem exigir cirurgia corretiva.
O raquitismo em adultos é conhecido como osteomalácia ou ossos moles.
O raquitismo era comum no passado, mas desapareceu principalmente no mundo ocidental no início do século 20, depois de alimentos como margarina e cereais serem fortificados com vitamina D.
Sintomas
Sinais e sintomas de raquitismo podem incluir:
Crescimento atrasado
Dor na espinha, pelve e pernas
Fraqueza muscular
Como o raquitismo suaviza as placas de crescimento nas extremidades dos ossos de uma criança, ela pode causar deformidades esqueléticas como:
Pernas curvadas ou joelhos
Polegas e tornozelos espessados
Projeção de mama
Causas
Seu corpo precisa de vitamina D para absorver cálcio e fósforo dos alimentos. O raquitismo pode ocorrer se o corpo do seu filho não tiver vitamina D suficiente ou se o seu corpo tiver problemas para usar a vitamina D adequadamente. Ocasionalmente, não obter cálcio suficiente ou falta de cálcio e vitamina D pode causar raquitismo.
Existem várias causas de raquitismo. Uma deficiência nutricional relacionada à falta de vitamina D, cálcio ou fosfato, provoca raquitismo mais comumente. Os três tipos de raquitismo são nutricionais, hipofosfatêmicos e renais, e os três são atribuíveis a deficiências nutricionais.
O raquitismo é um abrandamento ou enfraquecimento dos ossos. A causa da doença foi desconhecida há séculos e já era uma doença comum. Os cientistas na década de 1920 conseguiram identificar o que causa raquitismo e o número de ocorrências foi reduzido. Isso mudou desde então.
Falta de vitamina D
As crianças que não recebem bastante vitamina D dessas duas fontes podem desenvolver uma deficiência:
Luz solar. Sua pele produz vitamina D quando exposta à luz solar. Mas crianças em países desenvolvidos tendem a gastar menos tempo ao ar livre. Eles também são mais propensos a usar protetor solar, o que bloqueia os raios que desencadeiam a produção de vitamina D da pele.
Comida. Óleos de peixe, peixe gordo e gemas de ovo contêm vitamina D. A vitamina D também foi adicionada a alguns alimentos, como leite, cereais e alguns sucos de frutas.
Problemas com a absorção
Algumas crianças nascem ou desenvolvem condições médicas que afetam a forma como seus corpos absorvem a vitamina D.
Alguns exemplos incluem:
Doença celíaca
Doença inflamatória intestinal
Fibrose cística
Problemas renais
Complicações
Não tratado, o raquitismo pode levar a:
Falha em crescer
Espinha anormalmente curvada
Deformidades esqueléticas
Defeitos dentários
Convulsões
Como o raquitismo é tratado?
O tratamento para raquitismo concentra-se na substituição da vitamina ou mineral em falta no organismo. Isso eliminará a maioria dos sintomas associados ao raquitismo. Se o seu filho tiver uma deficiência de vitamina D, seu médico provavelmente irá querer que eles aumentem sua exposição à luz solar, se possível.
Também os encorajará a consumir produtos alimentares com alto teor de vitamina D, como peixes, fígado, leite e ovos.
Os suplementos de cálcio e vitamina D também podem ser utilizados para tratar raquitismo. Pergunte ao seu médico sobre a dosagem correta, pois pode variar de acordo com o tamanho do seu filho. Muita vitamina D ou cálcio pode ser inseguro.
Se as deformidades esqueléticas estiverem presentes, seu filho pode precisar de aparelhos para posicionar seus ossos corretamente à medida que crescem. Em casos graves, seu filho pode precisar de cirurgia corretiva.
Para o raquitismo hereditário, é necessária uma combinação de suplementos de fosfato e níveis elevados de uma forma especial de vitamina D para tratar a doença.
O que se pode esperar após o tratamento para o raquitismo?
Aumentar os níveis de vitamina D, cálcio e fosfato ajudará a corrigir a desordem. A maioria das crianças com raquitismo vê melhorias em cerca de uma semana.
As deformidades esqueléticas geralmente melhorarão ou desaparecerão ao longo do tempo se o raquitismo for corrigido enquanto a criança ainda for jovem. No entanto, as deformidades esqueléticas podem tornar-se permanentes se a desordem não for tratada durante o período de crescimento da criança.
Prevenção de raquitismo
Os raquitismos podem ser facilmente evitados comendo uma dieta que inclui vitamina D e cálcio, passando algum tempo na luz solar e, se necessário, tomando suplementos de vitamina D.
Fonte: www.mayoclinic.org/www.healthline.com/www.wisegeek.org/www.nhs.uk