Breaking News
Home / Saúde / Herpes ocular

Herpes ocular

PUBLICIDADE

Definição

A doença ocular herpética é causada pelos vírus herpes simplex e herpes zoster. Os vírus não são os mesmos que resultam em herpes genital, mas causam uma condição dolorosa com vermelhidão e erupções ao redor do olho.

O que é

O herpes ocular é uma infecção ocular causada pelo vírus herpes simplex 1. Este simplex particular também causa herpes labial nos lábios e na boca.

O vírus causa cicatrização da córnea e inflamação dos olhos, por vezes referido como uma ferida do olho.

A forma mais comum de herpes ocular resulta em uma infecção corneana, que é conhecida como ceratite por herpes simplex.

Apenas a camada superior da córnea é afetada pela ceratite por herpes simplex, e a cicatrização geralmente ocorre sem cicatrizes.

No entanto, existem outros tipos mais graves de herpes ocular, incluindo queratite estromal e iridociclite.

A ceratite estromal é o resultado de uma infecção profunda da córnea, que se move para além das camadas externas da córnea, resultando em cicatrizes, perda de visão ou mesmo cegueira.

Embora esta forma de herpes ocular seja rara, é a causa mais comum de cicatrizes na córnea que podem levar à cegueira.

Iridociclite é o tipo mais grave de herpes ocular, causando inflamação da íris e tecidos adjacentes. Sensibilidade à luz grave, dor nos olhos, vermelhidão e visão turva são sintomas comuns. A iridociclite é uma forma de uveíte, ou inflamação da úvea do olho, que afeta as camadas mais profundas do olho.

Todas as formas de herpes ocular são transmitidas através do contato direto com o vírus, seja de outra pessoa que está tendo um surto ou de auto-contaminação.

Tocar uma afta nos lábios ou na boca e depois tocar os olhos pode causar uma infecção herpética nos olhos. Uma vez que a infecção tenha entrado na corrente sanguínea, ela pode permanecer inativa por anos antes que um surto seja experimentado, tornando difícil determinar quando e como a infecção é contraída.

Uma vez que um surto de herpes ocular inicial é experimentado, ele tem uma chance de 50% de voltar a ocorrer. Isso pode acontecer dentro de semanas ou pode levar vários anos antes de outro surto.

Os sintomas geralmente ocorrem em um olho de cada vez, mas em alguns casos, ambos os olhos podem ser afetados simultaneamente.

O tratamento do herpes ocular varia, dependendo da localização da infecção no olho. O tratamento é determinado individualmente, pois algumas opções podem agravar ainda mais a condição. Drogas antivirais, remoção física de células infectadas, esteróides e cirurgia são opções de tratamento comuns.

Para infecções superficiais, colírios ou pomadas são geralmente administrados, e às vezes medicamentos orais são usados.

Um médico também pode remover as células infectadas da córnea através de um processo conhecido como desbridamento. Uma espátula da córnea é usada para raspar suavemente a infecção, e então uma lente de contato macia é colocada sobre o olho até que seja curada.

Gotas esteróides e antivirais são usadas para tratar casos de herpes ocular mais profundamente embebidos, como a ceratite estromal. Estes tratamentos reduzem a inflamação do olho e evitam a formação de cicatrizes.

A cirurgia é realizada se houver cicatrizes corneanas e outros métodos de tratamento não eliminam o problema. Um transplante de córnea é necessário para restaurar a visão, se a cicatriz for permanente.

Não há cura para o herpes do olho, mas esses métodos de tratamento podem ajudar a reduzir os surtos e sintomas.

Herpes do olho (herpes ocular)

Formas de herpes de olho

Variando de uma infecção simples a uma condição que pode causar cegueira, há várias formas de herpes ocular:

A ceratite por herpes é a forma mais comum de herpes ocular e é uma infecção da córnea viral. O herpes ocular nesta forma geralmente afeta apenas a camada superior, ou o epitélio, da córnea, e geralmente cura sem cicatrizes.
A ceratite estromal ocorre quando a infecção se aprofunda nas camadas da córnea. Isso pode levar a cicatrizes, perda de visão e, ocasionalmente, cegueira. Acredita-se que a ceratite estromal seja causada por uma resposta imune tardia à infecção original. De acordo com a NEI, cerca de 25% dos casos novos e recorrentes de infecções oculares por herpes resultam em ceratite estromal.
A iridociclite é uma forma grave de herpes ocular, em que a íris e os tecidos circundantes no interior do olho ficam inflamados, causando uma severa sensibilidade à luz, visão turva, dor e olhos vermelhos. A iridociclite é um tipo de uveíte que afeta as partes mais frontais do interior do olho. Quando esta infecção ocorre na retina ou no revestimento interno da parte posterior do olho, ela é conhecida como retinite por herpes.

Sintomas e sinais do herpes do olho

Vários sinais e sintomas estão associados a um surto de herpes ocular. Você pode experimentar inflamação da córnea, que pode causar uma irritação ou dor ocular súbita e grave. Além disso, a córnea pode ficar turva, levando a uma visão embaçada.

Outras características do herpes ocular incluem:

Inchaço ao redor dos olhos
Infecções oculares recorrentes
Irritação
Sensação de corpo estranho
Vermelhidão dos olhos
Feridas nos olhos
Corrimento ocular agudo
Sensibilidade à luz

Devido a esses inúmeros sintomas, seu oftalmologista pode ignorar um diagnóstico inicial de herpes ocular em seus estágios iniciais.

Imagem de uma infecção do olho de herpes

Fonte: clevelandclinic.org/www.mayoclinicproceedings.org/www.wisegeek.org/www.aapos.org/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.allaboutvision.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.