Herpes ocular

PUBLICIDADE

Herpes ocular – Definição

doença ocular herpética é causada pelos vírus herpes simplex e herpes zoster. Os vírus não são os mesmos que resultam em herpes genital, mas causam uma condição dolorosa com vermelhidão e erupções ao redor do olho.

As infecções oculares por herpes simples são um tipo potencialmente grave de infecção ocular.

Eles são causados por um vírus chamado herpes simplex – geralmente o vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1), que também causa herpes labial.

Herpes ocular – O que é

herpes ocular é uma infecção ocular causada pelo vírus herpes simplex 1, que causa cicatrizes e inflamação na córnea. Este simplex particular também causa herpes labial nos lábios e na boca.

O vírus causa cicatrização da córnea e inflamação dos olhos, por vezes referido como uma ferida do olho.

forma mais comum de herpes ocular resulta em uma infecção corneana, que é conhecida como ceratite por herpes simplex.

Apenas a camada superior da córnea é afetada pela ceratite por herpes simplex, e a cicatrização geralmente ocorre sem cicatrizes.

No entanto, existem outros tipos mais graves de herpes ocular, incluindo queratite estromal e iridociclite.

A ceratite estromal é o resultado de uma infecção profunda da córnea, que se move para além das camadas externas da córnea, resultando em cicatrizes, perda de visão ou mesmo cegueira.

Embora esta forma de herpes ocular seja rara, é a causa mais comum de cicatrizes na córnea que podem levar à cegueira.

Iridociclite é o tipo mais grave de herpes ocular, causando inflamação da íris e tecidos adjacentes. Sensibilidade à luz grave, dor nos olhos, vermelhidão e visão turva são sintomas comuns.

A iridociclite é uma forma de uveíte, ou inflamação da úvea do olho, que afeta as camadas mais profundas do olho.

Todas as formas de herpes ocular são transmitidas através do contato direto com o vírus, seja de outra pessoa que está tendo um surto ou de auto-contaminação.

Tocar uma afta nos lábios ou na boca e depois tocar os olhos pode causar uma infecção herpética nos olhos. Uma vez que a infecção tenha entrado na corrente sanguínea, ela pode permanecer inativa por anos antes que um surto seja experimentado, tornando difícil determinar quando e como a infecção é contraída.

Uma vez que um surto de herpes ocular inicial é experimentado, ele tem uma chance de 50% de voltar a ocorrer. Isso pode acontecer dentro de semanas ou pode levar vários anos antes de outro surto.

Os sintomas geralmente ocorrem em um olho de cada vez, mas em alguns casos, ambos os olhos podem ser afetados simultaneamente.

tratamento do herpes ocular varia, dependendo da localização da infecção no olho. O tratamento é determinado individualmente, pois algumas opções podem agravar ainda mais a condição. Drogas antivirais, remoção física de células infectadas, esteróides e cirurgia são opções de tratamento comuns.

Para infecções superficiais, colírios ou pomadas são geralmente administrados, e às vezes medicamentos orais são usados.

Um médico também pode remover as células infectadas da córnea através de um processo conhecido como desbridamento. Uma espátula da córnea é usada para raspar suavemente a infecção, e então uma lente de contato macia é colocada sobre o olho até que seja curada.

Gotas esteroides e antivirais são usadas para tratar casos de herpes ocular mais profundamente embebidos, como a ceratite estromal. Estes tratamentos reduzem a inflamação do olho e evitam a formação de cicatrizes.

A cirurgia é realizada se houver cicatrizes corneanas e outros métodos de tratamento não eliminam o problema. Um transplante de córnea é necessário para restaurar a visão, se a cicatriz for permanente.

Não há cura para o herpes do olho, mas esses métodos de tratamento podem ajudar a reduzir os surtos e sintomas.

Herpes ocular – Doença


Herpes ocular

doença ocular de herpes pode afetar muitas partes diferentes do olho. Isso inclui suas pálpebras. Às vezes, afeta a camada transparente que cobre a frente do olho (córnea).

Também pode afetar a fina camada que cobre o interior das pálpebras e a parte branca do olho (conjuntiva). Com menos frequência, o vírus pode danificar sua retina.

Esta é a camada sensível que reveste a parede interna na parte de trás do olho. A doença ocular de herpes também pode afetar a parte branca do olho (esclera) ou a parte colorida do olho (íris).

É uma das principais causas de cegueira em todo o mundo.

vírus do herpes simples é comum. Geralmente infecta a maioria dos adultos e uma porcentagem ligeiramente menor de crianças. Muitas pessoas infectadas com o vírus não apresentam sintomas.

Ou eles podem ter sintomas menores. Isso inclui herpes labial de vez em quando ao redor da boca. Se o vírus se multiplicar e se tornar ativo, podem ocorrer sintomas de herpes ocular.

Estes incluem vermelhidão nos olhos, lacrimejamento e até perda de visão. Essas áreas afetadas podem ser danificadas.

Herpes ocular – Olho

Variando de uma infecção simples a uma condição que pode causar cegueira, há várias formas de herpes ocular:

A ceratite por herpes é a forma mais comum de herpes ocular e é uma infecção da córnea viral. O herpes ocular nesta forma geralmente afeta apenas a camada superior, ou o epitélio, da córnea, e geralmente cura sem cicatrizes.
A ceratite estromal ocorre quando a infecção se aprofunda nas camadas da córnea. Isso pode levar a cicatrizes, perda de visão e, ocasionalmente, cegueira. Acredita-se que a ceratite estromal seja causada por uma resposta imune tardia à infecção original. De acordo com a NEI, cerca de 25% dos casos novos e recorrentes de infecções oculares por herpes resultam em ceratite estromal.
A iridociclite é uma forma grave de herpes ocular, em que a íris e os tecidos circundantes no interior do olho ficam inflamados, causando uma severa sensibilidade à luz, visão turva, dor e olhos vermelhos. A iridociclite é um tipo de uveíte que afeta as partes mais frontais do interior do olho. Quando esta infecção ocorre na retina ou no revestimento interno da parte posterior do olho, ela é conhecida como retinite por herpes.

Herpes ocular – Sintomas


Os sintomas de uma infecção ocular por herpes simples
podem incluir olhos vermelhos e inchaço ao redor dos olhos

Vários sinais e sintomas estão associados a um surto de herpes ocular. Você pode experimentar inflamação da córnea, que pode causar uma irritação ou dor ocular súbita e grave. Além disso, a córnea pode ficar turva, levando a uma visão embaçada.

Outras características do herpes ocular incluem:

Inchaço ao redor dos olhos
Infecções oculares recorrentes
Irritação
Sensação de corpo estranho
Vermelhidão dos olhos
Feridas nos olhos
Corrimento ocular agudo
Sensibilidade à luz

Devido a esses inúmeros sintomas, seu oftalmologista pode ignorar um diagnóstico inicial de herpes ocular em seus estágios iniciais.

Herpes ocular – Causas


Herpes ocular

As infecções oculares por herpes simples geralmente ocorrem quando uma infecção anterior com o vírus é reativada e se espalha para o olho.

Quase todo mundo é exposto ao vírus do herpes simples durante a infância. A maioria das pessoas não notará isso porque geralmente não há sintomas. Mas depois o vírus permanecerá inativo no corpo.

Em algumas pessoas, o vírus pode ser reativado posteriormente.

Isso pode acontecer aleatoriamente ou pode ser acionado por:

Uma doença ou uma temperatura alta
Exposição à luz solar forte ou vento frio
Uma lesão no olho
Estresse
Períodos
Ter um sistema imunológico enfraquecido – por exemplo, se você fizer quimioterapia

Herpes ocular – Tratamento

O tratamento dependerá dos seus sintomas, idade e saúde geral. Também dependerá de quão grave é a condição.

A maioria das infecções oculares por herpes simples melhora em 1 a 2 semanas, embora possam durar mais. O tratamento geralmente é necessário para reduzir o risco de complicações.

Os principais tratamentos são:

Colírios ou pomadas antivirais – impedem a propagação do vírus e geralmente são usados várias vezes ao dia por até 2 semanas
Colírios esteroides – estes podem ser usados em combinação com gotas antivirais (sob supervisão de um oftalmologista) para reduzir a inflamação
Comprimidos antivirais – estes são ocasionalmente necessários para tratar infecções mais graves e depois para impedir que voltem

Certifique-se de seguir os conselhos que lhe são dados e de seguir qualquer tratamento prescrito conforme as instruções. É importante concluir o curso recomendado de qualquer medicamento, mesmo que os sintomas desapareçam. Isso ajudará a impedir que o vírus volte.

Fonte: clevelandclinic.org/www.mayoclinicproceedings.org/www.wisegeek.org/www.aapos.org/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.allaboutvision.com/www.nhs.uk/www.cedars-sinai.org/www.hubspot.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.