PUBLICIDADE
Definição
A miosite é uma condição rara que afeta os músculos. O termo miosite significa “inflamação dos músculos”.
Os principais sinais são fraqueza muscular, músculos doloridos ou doloridos, tropeços ou quedas e cansaço extremo após andar ou ficar de pé. Se tiver algum destes sintomas, deverá ir ver o seu médico.
A miosite geralmente é causada por um problema subjacente com o sistema imunológico, onde, por engano, ataca o tecido saudável.
A Miosite
A Miosite significa inflamação dos músculos que você usa para mover seu corpo. Uma lesão, infecção ou doença auto-imune pode causar isso.
Dois tipos específicos são: polimiosite e dermatomiosite.
A polimiosite causa fraqueza muscular, geralmente nos músculos mais próximos do tronco do seu corpo.
Dermatomiosite causa fraqueza muscular, além de uma erupção cutânea.
Outros sintomas de miosite podem incluir:
Fadiga após andar ou ficar de pé
Tropeçar ou cair
Dificuldade para engolir ou respirar
Os médicos podem usar um exame físico, exames laboratoriais, exames de imagem e uma biópsia muscular para diagnosticar a miosite. Não há cura para essas doenças, mas você pode tratar os sintomas. A polimiosite e a dermatomiosite são primeiramente tratadas com altas doses de um corticosteróide. Outras opções incluem medicamentos, fisioterapia, exercícios, terapia de calor, dispositivos auxiliares e descanso.
Tipos de miosite
Miosite
Existem diferentes tipos de miosite que afetam os músculos, incluindo:
Polimiosite – que afeta muitos músculos diferentes, particularmente os ombros, quadris e músculos da coxa; é mais comum em mulheres e tende a afetar pessoas de 30 a 60 anos
Dermatomiosite – que, além de afetar os músculos, provoca erupções cutâneas; também é mais comum em mulheres e afeta adultos e crianças
miosite reativa pós-infecciosa – que você pode obter após algumas infecções virais e faz com que os músculos fiquem inflamados; este tipo de miosite é geralmente leve e se instala sem tratamentoMiosite do corpo de inclusão (IBM) – que causa fraqueza muscular no quadríceps (músculos principais da coxa), fraqueza nos músculos do antebraço que flexionam os dedos e fraqueza nos músculos abaixo do joelho, o que pode causar queda do pé, dificultando o levantamento a parte da frente do seu pé e dos pés e fazendo com que o pé se arraste no chão ao caminhar. A Miosite do corpo de inclusão (IBM) é mais comum em homens e tende a ocorrer após os 50 anos de idade
Causas da Miosite
A miosite pode ser provocada por uma lesão, infecção ou doenças auto-imunes, tais como artrite reumatóide e lúpus. Os vírus, incluindo o resfriado comum, a gripe e o vírus da imunodeficiência humana (HIV), também estão associados à miosite. Certos medicamentos (como as estatinas) e drogas ilegais (como a cocaína) também podem causar miosite.
Tratamento de miosite
Não há cura para miosite, mas os sintomas podem ser gerenciados. Normalmente, o tratamento começa com altas doses de corticosteróides para reduzir rapidamente a inflamação. No entanto, miosite varia de pessoa para pessoa, por isso é importante tratar a causa subjacente da doença, seja antibióticos para infecções ou drogas anti-reumáticas modificadoras da doença (DMARDs – drogas Modificadoras de Atividade da Doença) para doença auto-imune.
Drogas imunossupressoras modificadoras da doença, como azatioprina e metotrexato, podem ser usadas quando os corticosteroides não funcionam. A imunoglobulina intravenosa também pode ser usada.
O que é Miosite Viral?
A miosite viral é uma complicação rara de uma infecção viral que causa inflamação, enfraquecimento e dor nos músculos esqueléticos.
Uma pessoa pode ter dor muito isolada em um único grupo muscular, como músculos ao redor do quadril ou do ombro, ou a condição pode causar desconforto em muitos lugares diferentes do corpo de uma só vez.
Os sintomas tendem a se desenvolver rapidamente, e um indivíduo pode se ver incapaz de sair da cama nos últimos estágios da miosite viral.
O tratamento consiste tipicamente em um curso de drogas antivirais, fluidos para prevenir a desidratação, esteróides para reduzir a inflamação e um longo período de repouso no leito.
Infecção muscular e inflamação não são comuns com a maioria das infecções virais.
A maioria dos casos de miosite está relacionada a condições autoimunes em que o sistema imunológico ataca fibras nervosas e musculares saudáveis por engano, agindo como se fossem patógenos perigosos.
No caso da miosite viral, no entanto, o ataque do sistema imunológico não é equivocado. Patógenos virais realmente representam uma ameaça para o corpo.
O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é a causa mais comum de miosite. Infecções agudas de coxsackievirus, influenza e vários outros patógenos também podem levar à inflamação muscular.
Uma pessoa que desenvolve miosite provavelmente sentirá dor, fraqueza e inchaço em um ou mais músculos. O quadríceps nas pernas e músculos da parte inferior das costas são os locais mais comuns. A inflamação também pode afetar os ombros, braços e pescoço. A miosite pode ser acompanhada por sintomas mais gerais de febre, fadiga e dores no corpo inteiro.
Em casos graves, os pulmões, os rins ou o coração também podem ser afetados, levando a complicações potencialmente fatais.
Um médico pode diagnosticar a miosite viral com um exame físico e exames de sangue. O médico fará perguntas sobre a história e os sintomas do paciente e examinará diferentes músculos para localizar locais sensíveis. Testes de imagem, como ultra-sonografias e raios X, ajudam a confirmar o inchaço e a inflamação nos músculos. Amostras de sangue são rastreadas para a presença do HIV ou outro vírus que pode ser responsável pelos sintomas.
O tratamento da miosite depende em grande parte do tipo de vírus envolvido e da gravidade dos sintomas.
Pacientes com dor menor e febre baixa são prescritos medicamentos antivirais e instruídos a descansar bastante até que os sintomas desapareçam. Se uma pessoa tem desconforto significativo, ela pode ser hospitalizada para que antivirais, fluidos e corticosteróides possam ser administrados por via intravenosa.
Indivíduos com HIV-positivos tipicamente requerem tratamento inicial mais agressivo e terapia médica contínua ao longo da vida para suas condições. A maioria dos casos de miosite viral pode ser resolvida ou pelo menos melhorada com tratamento cuidadoso.
Fonte: www.ninds.nih.gov/www.wisegeek.org/www.nhs.uk/www.arthritis.org