Breaking News
Home / Saúde / Esteatose Hepática (Gordura no fígado)

Esteatose Hepática (Gordura no fígado)

PUBLICIDADE

A esteatose Hepática (Gordura no fígado) é a deposição de gordura nos espaços intersticiais de um órgão. Especificamente, muitas pessoas usam esse termo para falar sobre deposições de gordura no fígado, e às vezes também é chamado de ” doença do fígado gorduroso “. Como regra geral, esta condição é reversível com uma variedade de tratamentos, mas pode causar complicações graves se não for diagnosticado e tratado.

Uma das causas mais comuns de esteatose é o alcoolismo. De fato, o alcoolismo é uma causa tão comum que outras formas dessa condição são agrupadas sob o termo “esteatose não alcoólica”. Quando o problema é diagnosticado, o consumo de álcool geralmente é discutido com o paciente para descartar seu papel. Se o paciente não beber em grandes quantidades, a causa pode ser a resistência à insulina, infecção por hepatite ou obesidade.

Se a doença do fígado gorduroso progredir, ela se transformará em esteato-hepatite, uma inflamação grave do fígado. Se isso não for tratado, o dano celular começarão a ocorrer, potencialmente colocando o paciente em risco de morte. O resultado final é a cirrose do fígado, uma condição que é marcada por uma diminuição extrema na função hepática. Isso não é bom, uma vez que o fígado ajuda o corpo a processar uma variedade de toxinas, e sem um fígado funcional, um paciente morrerá.

Esteatose Hepática (Gordura no fígado)

A gordura no fígado é uma condição reversível em que grandes vacúolos de gordura de triglicerídeos se acumulam nas células do fígado através do processo de esteatose (ou seja, retenção anormal de lipídios dentro de uma célula). Apesar de ter múltiplas causas,  pode ser considerado uma doença única que ocorre em todo o mundo com pessoas com consumo excessivo de álcool e obesos (com ou sem efeitos de resistência à insulina ).

A condição também está associada a outras doenças que influenciam o metabolismo da gordura. Quando este processo de metabolismo da gordura é interrompido, a gordura pode se acumular no fígado em quantidades excessivas, resultando em um fígado gordo.

A acumulação de gordura em esteatose alcoólica ou não alcoólica também pode ser acompanhada por uma inflamação progressiva do fígado ( hepatite ), chamada esteatohepatite . Esta condição mais grave pode ser denominada esteato-hepatite alcoólica ou esteato-hepatite não alcoólica (NASH).

Fonte: www.wisegeek.org/en.wikipedia.org

 

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.