Breaking News
Home / Saúde / Hipoglicemia

Hipoglicemia

PUBLICIDADE

Definição de hipoglicemia: açúcar no sangue anormalmente baixo, geralmente resultante de insulina excessiva ou dieta pobre.

O que é Hipoglicemia

A hipoglicemia, também chamada de baixo nível de açúcar no sangue, é uma condição que ocorre quando o nível de açúcar no sangue do corpo cair muito baixo para fornecer energia que o corpo precisa. Os níveis normais de açúcar no sangue devem variar entre 70 e 110. Níveis abaixo de 70, que indicam hipoglicemia, podem ocorrer em pacientes que administram diabetes ou como resultado de alguns medicamentos, certas doenças, compulsão compulsiva e às vezes salteando refeições. Exceto no caso de diabetes e compulsão, esta condição geralmente não é fatal.

Em condições saudáveis normais, a glicose requerida pelo organismo para obter energia é derivada dos alimentos que as pessoas comem, são transportados pela corrente sanguínea e são absorvidos pelas células do sangue. A insulina é um hormônio produzido naturalmente no organismo e auxilia na distribuição e absorção de glicose. O excesso de glicose é armazenado no fígado como glicogênio. Quando o nível de glicose do corpo começa a cair, o glicogênio armazenado é quebrado pelo corpo e liberado no sangue. A hipoglicemia ocorre quando o corpo não consegue restaurar o nível de glicose.

A hipoglicemia em pacientes diabéticos pode ocorrer por vários motivos, mas a causa mais comum é a má administração da doença. Se a medicação que um diabético é administrado para regular o açúcar no sangue é tomada em doses excessivas, ou se uma refeição é muito pequena ou pulada completamente, então pode ocorrer um baixo nível de açúcar no sangue. Um aumento repentino da atividade ou exercício prolongado também pode causar hipoglicemia em pacientes diabéticos. A alimentação adequada ou o ajuste da medicação geralmente resolve essa condição.

Em indivíduos não diabéticos, a hipoglicemia é classificada como reativa ou em jejum. A hipoglicemia reativa ocorre dentro de algumas horas de comer uma refeição. Os prestadores de cuidados de saúde podem diagnosticá-lo com um exame de sangue, mas não está claro o que causa hipoglicemia reativa na maioria dos pacientes, embora possa estar relacionado a deficiências enzimáticas ou hormonais. A maioria dos profissionais médicos aconselha o exercício em conjunto com mudanças na dieta e hábitos alimentares para gerenciar esta condição.

A hipoglicemia de jejum ocorre após o despertar ou entre as refeições. As causas comuns desta condição são o consumo excessivo de álcool, certos medicamentos, deficiências hormonais e doenças subjacentes. Para diagnosticar hipoglicemia em jejum, um profissional médico realizará um teste de glicemia após 12 horas de jejum.

O tratamento correto para hipoglicemia geralmente depende da causa subjacente. Se for o resultado de uma droga, um provedor de cuidados de saúde provavelmente irá mudar ou parar a medicação do paciente. Ele ou ela poderá determinar a causa subjacente da hipoglicemia de jejum através de exames de sangue e um histórico médico completo.

Os sintomas da hipoglicemia incluem fraqueza, tonturas, transpiração, tonturas e possivelmente inconsciência. Os pacientes que lidam com diabetes que experimentaram baixo nível de açúcar no sangue devem conversar com seu médico sobre manter um kit de glucagon para emergências e também devem levar um lanche de emergência com carboidratos para ajudar a aumentar o baixo nível de açúcar no sangue. As pessoas que sofreram hipoglicemia no passado devem comer refeições em intervalos regulares, evitar álcool excessivo e nunca beber álcool com o estômago vazio.

Hipoglicemia reativa

Pequenas e freqüentes refeições também podem ajudar o organismo a regular sua resposta ao açúcar que foi absorvido no sistema. A hipoglicemia reativa difere de outro tipo, chamado de hipoglicemia de jejum, que ocorre quando não houve ingestão de alimentos ou açúcar e há uma queda repentina no teor de açúcar no sangue.

Esta dieta também depende de um consumo ligeiramente acima da média de gorduras saudáveis, o que ajuda a reduzir os níveis de glicose. A dieta de hipoglicemia reativa mais comum consiste em limitar ou excluir exclusivamente carboidratos simples, como pão branco, macarrão e cereais da dieta.

Tratamento de hipoglicemia

Após um episódio, um paciente geralmente recebe instruções explícitas sobre tratamentos de hipoglicemia em curso e medidas de prevenção. Um fornecimento de glucagon e seringas pode ser prescrito para usar em casa em caso de outro ataque.

Injeções de glicose são um dos mais valiosos tratamentos baixos em açúcar no sangue para pessoas com diagnóstico de hipoglicemia. Essas injeções são tipicamente incluídas em kits de glicose que uma pessoa hipoglicêmica pode manter em casa para tais emergências.

Sintomas de hipoglicemia

Hipoglicemia
Hipoglicemia

Se o açúcar no sangue é baixo, o cérebro deve confiar em cetonas para o combustível, o que causa sintomas de hipoglicemia. Os sintomas de hipoglicemia podem ocorrer de repente e sem aviso prévio e podem variar de leve a grave, geralmente piorando se não for tratado.

Outros sintomas de hipoglicemia reativa incluem transpiração profusa e cansaço extremo. Em alguns casos, sintomas de hipoglicemia reativa como ataques de ansiedade, insônia prolongada e psicose podem indicar uma condição que requer hospitalização.

Causas

A hipoglicemia ocorre quando o nível de açúcar no sangue (glicose) cai muito baixo. Existem várias razões pelas quais isso pode acontecer, sendo o mais comum o efeito colateral de drogas usadas para o tratamento da diabetes. Mas para entender como ocorre a hipoglicemia, ajuda a saber como seu corpo regula normalmente a produção, absorção e armazenamento de açúcar no sangue.

Complicações

Se você ignora os sintomas de hipoglicemia por muito tempo, você pode perder a consciência. Isso porque seu cérebro precisa de glicose para funcionar corretamente.

Reconheça os sinais e sintomas da hipoglicemia, já que a hipoglicemia não tratada pode levar a:

Apreensão
Perda de consciência
Morte

Desconhecimento da hipoglicemia

Ao longo do tempo, episódios repetidos de hipoglicemia podem levar à desconhecimento da hipoglicemia. O corpo e o cérebro já não produzem sinais e sintomas que alertam para um baixo nível de açúcar no sangue, como tremores ou batimentos cardíacos irregulares. Quando isso acontece, o risco de hipoglicemia grave e com risco de vida é aumentado.

Fonte: www.wisegeek.org/www.mayoclinic.org/doctorsis.com

Veja também

Coração de Atleta

Coração de Atleta

PUBLICIDADE Definição É um aumento não patológico do coração resultante do exercício aeróbico intensivo. Um …

Cistocele

Cistocele

PUBLICIDADE Definição Cistocele é um deslocamento da bexiga fora de sua localização natural (pélvis). É, portanto, …

Celulite Orbital

Celulite Orbital

PUBLICIDADE Definição A celulite orbital é uma infecção da gordura e dos músculos ao redor do olho. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.