Breaking News
Home / Saúde / Pés Secos

Pés Secos

PUBLICIDADE

O que é

Pés secos são um problema comum que pode se tornar doloroso se rachaduras profundas se desenvolverem em seus pés, chamadas fissuras.

Essas fissuras podem se tornar tão dolorosas que dói andar. Se as rachaduras forem profundas, elas podem até sangrar.

Um dos elementos essenciais para manter os pés macios, bonitos e saudáveis é dar-lhes um pouco de cuidado todos os dias.

Infelizmente, muitos de nós esquecemos de incluir nossos pés em nossa rotina regular de cuidados com a pele.

Entender as causas dos pés secos e rachados – e evitá-los – é mais fácil do que tratar o problema depois, então pensar em seus pés como merecedores de um pouco de atenção é um ótimo começo.

Se seus pés já estão secos e rachados, talvez seja necessário saber como tratá-los e acalmá-los – eis como cuidar da prevenção e do tratamento.

Por que ficamos com os pés secos?

Como a pele dos pés é naturalmente seca – as solas dos pés não têm as suas próprias glândulas sebáceas – por vezes pode ser complicado manter os pés hidratados.

De fato, a pele seca nos pés é um problema comum.

Geralmente ocorre em áreas onde há muita pressão ou atrito, como entre os dedos dos pés, na bola do pé e no calcanhar. Se não for tratada, a pele seca pode começar a ficar desconfortável à medida que caminhamos. Isso pode ser aliviado, dando à pele a umidade essencial de que necessita.

O que causa os Pés secos?

As causas dos pés secos podem variar de não usar o calçado adequado para as condições da pele e certas doenças. Idade, superexposição à água e sabonetes duros também podem contribuir para a pele seca e os pés.

Os sintomas incluem pele áspera, escamosa e rachada nos pés, que pode rachar e se tornar dolorosa quando não tratada.

Uma quantidade excessiva de pressão nos pés tende a achatar a parte inferior e faz com que a pele se estenda além de seus limites naturais.

Como resultado, a pele torna-se propensa a secura e, eventualmente, racha se a pressão não for reduzida.

O calçado aberto permite que o acolchoamento dos dedos seja esticado, resultando em dedos secos.

Da mesma forma, andar descalço ou em superfícies duras, além de estar acima do peso, aumenta a pressão e, portanto, pode resultar em pés secos.

Pés Secos
Andar descalço pode causar pés secos

Muitas condições de pele, como psoríase, eczema e pé de atleta, podem causar o excesso de pele nas solas dos pés e levar à secura.

Uma quantidade reduzida de suor também pode acabar em pés secos, pois o suor ajuda a umedecer naturalmente a pele.

Portanto, quaisquer doenças, como hipotireoidismo e diabetes, que retardam os mecanismos de sudorese, têm o potencial de causar pés secos.

Para muitos, os pés secos se tornam um problema durante os meses de inverno, quando o ar interno fica seco devido ao aquecimento. Nestes casos, beber muita água pode ajudar a promover a transpiração, bem como manter o corpo úmido de dentro para fora.

A falta de óleos naturais dentro da pele é uma causa comum de pés ásperos e secos. A produção natural de óleo é retardada com a idade e naqueles que sofrem de diabetes.

A pele seca também pode resultar de uma superexposição à água, como durante a natação ou em banhos longos. Água clorada e quente, em particular, são rápidas para roubar a pele de seus óleos naturais. Da mesma forma, a sujeira acumulada e o uso de sabonetes duros também podem extrair os óleos naturais.

Pés Secos
O uso regular de uma pedra-pomes pode ajudar a prevenir os pés secos

Pés ásperos e secos podem ser aliviados e até mesmo evitados esfregando regularmente os pés com uma pedra-pomes molhada para remover a pele seca.

Encharcar os pés secos em água morna com leite, mel e outros ingredientes calmantes antes de dormir também pode ajudar. Após a imersão, é importante aplicar uma loção ou um creme hidratante para ajudar a reter a umidade natural dos pés.

Por que os pés ficam secos?

Pés Secos
Pele seca nos pés

Às vezes, a sola do pé pode ficar muito desidratada, deixando a pele seca, áspera ou mesmo rachada.

A pele seca está relacionada com a falta de retenção de umidade pela pele. Pode ser causado por coisas como banhos excessivos em água quente, uso excessivo de sabão ou exposição ao ar seco e ao vento.

Pés secos – Idade

Enquanto uma das principais causas da pele seca e quebradiça é o ar árido do inverno, outros fatores podem afetar os calcanhares.

Problemas comuns que contribuem para as fissuras no calcanhar incluem, mas não estão limitados a:

Idade
Psoríase ou outras condições relacionadas à pele
Diabetes
Doenca renal
Doença da tireóide
Deficiência de vitamina
Excesso de peso

A pele perde sua capacidade de alongar com a idade, então as rachaduras são mais comuns à medida que você envelhece. Diabetes pode interromper a capacidade do organismo para produzir óleos, tornando a pele menos flexível e mais suscetível a secura extrema.

Doenças e distúrbios como pé de atleta, psoríase, eczema e doenças da tireoide podem causar calcanhares rachados. Excesso de peso pode criar pressão extra nos pés.

A posição prolongada em sapatos mal ajustados pode se tornar um problema devido à pressão adicional.

Pés mal estruturados podem levar a uma marcha anormal que produz calos no calcanhar. A água, especialmente a água corrente, pode roubar a pele de seus óleos naturais e isso pode deixar a pele seca e áspera. Deficiência de vitaminas, minerais e zinco pode levar à degradação da pele também.

Pés secos – Fissura

Os pés secos não são apenas uma questão estética, já que nosso pé é mais um complexo sistema músculo-esquelético que toma o peso de todo o corpo. Isto significa simplesmente que eles estão com falta de umidade para se manter naturalmente macia, suave e saudável.

Um pé insalubre pode não só levar a pele seca, mas também criar problemas como dor nas costas e nos quadris.

Os pés secos frequentemente levam a fissuras dolorosas (rachaduras profundas formadas devido à secura nos pés) que sangram com bastante frequência.

A pele dos pés não tem glândulas sebáceas, tornando o corpo completamente dependente das glândulas sudoríparas. Isso torna mais necessário para nós cuidarmos dos nossos pés, pois isso pode não parecer ruim enquanto usamos nossas sandálias favoritas, mas também afetamos nosso corpo em grande parte.

Pés secos – Sintomas

Os sintomas adicionais que acompanham a pele seca são coceira, rachaduras nos pés ou fissuras, vermelhidão, pele escamosa, pele áspera, descamação da pele e erupções cutâneas.

Pés secos – Tratamento

Tratar os pés secos geralmente começa com o tratamento da causa subjacente. Algumas pessoas naturalmente têm pele seca e devem constantemente tomar medidas extras para garantir que seus pés estejam hidratados o tempo todo. A solução mais comum para os pés secos é um óleo, pomada ou creme terapêutico.

A maioria das loções não é recomendada para os pés secos porque contêm álcool, o que pode ressecar ainda mais a pele. Loção de bebê é geralmente aceitável, uma vez que não contém produtos químicos que irritam a pele.

Tratamentos adicionais podem incluir:

Aplicando loção para os pés após o banho
Usando sabonetes hidratantes suaves para a pele
Ficar hidratado

Se você é diabético, você pode estar mais propenso a problemas nos pés. Controlar o seu diabetes pode prevenir a pele seca nos pés.

Causas de rachaduras na pele

A maior parte da pele rachada é encontrada nos pés, mãos ou lábios.

Pés. As solas dos pés são mais comumente envolvidas. Na maioria das vezes, rachaduras ocorrem nos calcanhares e dedos dos pés grandes. Isso é chamado de dermatite de tênis. Fissuras profundas são muito dolorosas e podem sangrar. A principal causa é usar meias molhadas ou suadas ou nadar muito.

Mãos. Rachaduras podem se desenvolver nas mãos das crianças. A principal causa é lavar muito as mãos ou lavar a louça. Também pode ocorrer trabalhando fora do inverno. As piores rachaduras dos dedos ocorrem com a sucção do polegar.

Lábios. Os lábios podem se tornar rachados em crianças do sol ou do vento. Se os lábios ficarem rachados, geralmente é por um hábito de “lamber os lábios”. A pele ao redor dos lábios também pode ficar rosa e seca. Isso ocorre especialmente em crianças que sugam seus lábios.

Fonte: www.scholl.co.nz/www.wisegeek.org/www.livestrong.com/www.vaseline.us/www.footvitals.com/www.scholl.ie/www.seattlechildrens.org

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Síndrome da Porta

Síndrome da Porta

PUBLICIDADE Definição A síndrome da porta é uma síndrome de anomalias congênitas múltiplas – deficiência intelectual caracterizada …

Tumor Misto

PUBLICIDADE Definição Um tumor misto é um tumor que deriva de vários tipos de tecido. Os tumores …

Síndrome de Asperger

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Asperger é um distúrbio do desenvolvimento. É um transtorno do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.