Edema

PUBLICIDADE

Edema – Definição

edema ocorre quando o líquido se acumula nos tecidos, geralmente nos pés, pernas e tornozelos. O edema pode afetar qualquer pessoa, especialmente grávidas e adultos com 65 anos ou mais.

Edema é uma condição de volume de fluido anormalmente grande no sistema circulatório ou nos tecidos entre as células do corpo (espaços intersticiais).

O tratamento envolve mudanças no estilo de vida, incluindo dieta e exercícios.

Edema – O que é

Edema é o termo médico para inchaço causado por fluido preso nos tecidos do seu corpo.

O edema ocorre com mais frequência nos pés, tornozelos e pernas, mas pode afetar outras partes do corpo, como rosto, mãos e abdômen.

Edema é inchaço de partes do corpo. Edema geralmente acontece nos pés, tornozelos e pernas. Também pode afetar o rosto e as mãos. Mulheres grávidas e idosos costumam ter edema, mas pode acontecer com qualquer pessoa.

Edema
Edema

Normalmente, o corpo mantém um equilíbrio de fluidos nos tecidos, garantindo que a mesma quantidade de água que entra no corpo também saia dele.

O sistema circulatório transporta fluido dentro do corpo através de sua rede de vasos sanguíneos. O fluido, que contém oxigênio e nutrientes necessários às células, move-se das paredes dos vasos sanguíneos para os tecidos do corpo. Depois que seus nutrientes são consumidos, o fluido volta para os vasos sanguíneos e retorna ao coração. O sistema linfático (uma rede de canais no corpo que transportam a linfa, um fluido incolor que contém glóbulos brancos para combater infecções) também absorve e transporta esse fluido.

No edema, muito líquido se move dos vasos sanguíneos para os tecidos ou não se move líquido suficiente dos tecidos de volta para os vasos sanguíneos.

Esse desequilíbrio de fluidos pode causar inchaço leve a grave em uma ou mais partes do corpo.

Quem afeta o edema?

O edema pode afetar qualquer pessoa, mas a condição geralmente afeta pessoas grávidas e adultos com 65 anos ou mais.

Quão comum é o edema?

O edema é comum porque existem muitas causas associadas à condição. Casos leves de edema desaparecem por conta própria, portanto, a taxa exata de ocorrência é desconhecida.

Como o edema afeta meu corpo?

edema fará com que partes do seu corpo aumentem de tamanho (inchem), o que pode impedi-lo de concluir suas tarefas diárias. Mudanças simples no estilo de vida, como elevar a parte inchada do corpo ou se movimentar se você estiver sentado ou em pé por um longo período de tempo, podem reduzir o inchaço e ajudá-lo a se sentir melhor. Às vezes, o edema é um sintoma de uma condição de saúde subjacente; portanto, entre em contato com seu médico se tiver sintomas de edema.

Edema – Sintomas

Edema
Edema

 

Um sintoma de edema é o inchaço em seu corpo.

inchaço ocorre quando uma parte do corpo aumenta devido ao acúmulo de líquido nos tecidos.

O inchaço pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas geralmente afeta os pés, tornozelos e pernas.

Os sintomas de inchaço incluem:

Uma área do seu corpo é maior do que era um dia atrás.
A pele sobre a área inchada parece esticada e brilhante.
Dificuldade em andar se as pernas, tornozelos ou pés incham.
Você pode estar tossindo ou com dificuldade para respirar.
Você se sente cheio ou apertado em sua parte do corpo inchada.
Dor leve ou sensação de dor na área afetada.

Edema – Causa

Edema
Edema

 

Depois que seu médico faz um diagnóstico de edema, o próximo passo é identificar o que causou o acúmulo de líquido em seus tecidos.

Existem várias causas possíveis para um diagnóstico de edema, incluindo:

Gravidade: Se você passa muito tempo sentado ou em pé em um lugar por muito tempo, a água naturalmente puxa para baixo em seus braços, pernas e pés (edema dependente).
Válvulas enfraquecidas das veias (insuficiência venosa): Quando as válvulas das veias estão fracas, é difícil para as veias empurrar o sangue de volta para o coração, o que causa varizes e acúmulo de líquido nas pernas.
Condições médicas subjacentes: condições como insuficiência cardíaca e doenças pulmonares, hepáticas, renais e da tireoide apresentam edema como sintoma.
Efeitos colaterais da medicação: alguns medicamentos, como pressão arterial ou medicamentos para controle da dor, têm edema como efeito colateral.
Má nutrição: Se você não está comendo uma dieta bem balanceada ou se você come muitos alimentos ricos em sal (sódio), o líquido pode se acumular em diferentes partes do seu corpo.
Gravidez: o inchaço nas pernas durante a gravidez ocorre quando o útero pressiona os vasos sanguíneos na parte inferior do tronco do corpo.
Sistema imunológico comprometido: uma reação alérgica, infecção, queimaduras, trauma ou coágulos podem levar a edema.

Edema – Tratamento

tratamento para edema varia de acordo com a causa, especialmente se a causa estiver relacionada a uma condição de saúde subjacente.

Por exemplo:

Se a doença pulmonar causar edema, como enfisema ou bronquite crônica, seu médico recomendará parar de fumar se você fuma.
Se ocorrer edema com insuficiência cardíaca crônica, seu médico recomendará mudanças no estilo de vida para tratar seu diagnóstico, monitorando seu peso, ingestão de líquidos e ingestão de sal. Seu provedor pode recomendar reduzir a quantidade de álcool que você bebe.
Se o edema for um efeito colateral de um medicamento que você está tomando, seu médico pode interromper ou diminuir a dosagem do medicamento para resolver o inchaço. Não pare de tomar seu medicamento, a menos que seu médico lhe diga para fazê-lo.

Tratamento para reduzir o inchaço

Além de tratar a causa subjacente do edema, existem algumas etapas que você pode seguir para evitar que o líquido se acumule em seu corpo:

Quando estiver sentado ou deitado, coloque um travesseiro sob as pernas para mantê-las elevadas acima do nível do coração.
Não fique sentado ou em pé por longos períodos sem se movimentar ou faça caminhadas curtas.
Use meias de apoio, meias ou mangas, que pressionam partes do seu corpo para evitar que os fluidos se acumulem lá. Sapatos de edema estão disponíveis para pessoas que sofrem de edema crônico e precisam de calçados ajustáveis para inchaço.
Reduza a quantidade de sal em sua dieta.
Siga as instruções do seu médico para tomar medicamentos. Seu médico pode querer que você tome um diurético (comumente chamado de “pílula de água”), que ajuda seu corpo a se livrar do excesso de líquido.

Edema – Prevenção

Às vezes, você não pode evitar o que causou o edema se for resultado de uma condição de saúde subjacente, como insuficiência cardíaca, doença hepática ou renal, mas pode trabalhar com seu médico para controlar os sintomas.

Se a causa do edema for a ingestão excessiva de sal, ajustar sua dieta para reduzir a quantidade de sal nos alimentos que você come evitará o edema.

Você também pode prevenir o edema movendo-se com mais frequência. Sentar ou ficar em pé sem se mover pode causar acúmulo de líquido nos tecidos.

Se você perceber que está sentado há muito tempo e consegue, levante-se ou movimente o corpo; reduzirá a probabilidade de inchaço.

Fonte: www.gale.com/www.lymphedema.com/americanheart.org/www.clevelandclinic.org/www.gi.org/www.pdrhealth.com/www.healthatoz.com/www.intelihealth.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …