Breaking News
Home / Saúde / Doenças Transmissíveis

Doenças Transmissíveis

PUBLICIDADE

Definição

Uma doença transmissível é aquela que se espalha de uma pessoa para outra através de uma variedade de maneiras que incluem: contato com sangue e fluidos corporais; respirando um vírus transportado pelo ar; ou ser mordido por um inseto. Também chamado de doença contagiosa.

O que são Doenças Transmissíveis?

Uma doença contagiosa é uma doença transmitida através do contato com microorganismos. Pessoas, animais, alimentos, superfícies e ar podem ser portadores dos microorganismos que transmitem doenças infecciosas de um hospedeiro para outro. A troca de fluidos ou contato com uma substância ou indivíduo contaminado pode ser suficiente para permitir que uma doença contagiosa se espalhe.

Tipos de Doenças

Existem muitos tipos diferentes de doenças transmissíveis, incluindo infecções leves e agudas e doenças crônicas mais complexas.

Resfriados e gripe são duas infecções virais muito comuns que passam de pessoa para pessoa através de fluidos, superfícies infectadas e contato próximo com pessoas doentes.

Felizmente, essas doenças comuns são geralmente muito leves e claras, sem remédios ou medicação.

Doenças transmissíveis moderadamente graves incluem catapora e sarampo. Estes geralmente passam de um hospedeiro para outro pelos mesmos métodos que os resfriados e a gripe, como por meio do contato com fluidos infectados, como saliva ou fleuma. Uma vez que estas doenças podem causar complicações e sintomas mais graves, muitas vezes requerem o uso de antibióticos.

As infecções por estafilococos e estreptococos, causadas por bactérias Staphylococcus e Streptococcus, podem passar por muitas formas diferentes de contato e podem evoluir para doenças potencialmente fatais.

Os sintomas das infecções por estafilococos incluem erupções cutâneas e febres altas, enquanto infecções por estreptococos freqüentemente atacam a garganta, causando dor e inchaço extremos.

Enquanto uma doença bacteriana transmissível é geralmente tratada com antibióticos, certas cepas de ambas as infecções por estreptococos e estafilococos evoluíram para serem parcialmente imunes a muitos medicamentos. Pode levar meses de terapia antibiótica e outros tratamentos para curar completamente uma cepa ou estreptococo resistente a drogas.

Uma doença transmissível que passa por contato sexual é chamada de doença sexualmente transmissível (DST) ou infecção (DST).

Algumas DST, como a clamídia, são tratáveis com medicação, enquanto outras, como herpes e HIV, causam infecção crônica. Embora existam outras maneiras de contrair essas infecções, elas são mais comumente transmitidas de um parceiro sexual para outro por meio de fluidos sexuais ou por contato com a pele genital.

Além de infecções bacterianas e virais, uma doença contagiosa também pode ser causada por pequenos problemas conhecidos como parasitas. Os piolhos são um tipo comum de parasita que se aninha no pêlo do corpo e podem ser facilmente transmitidos de pessoa para pessoa ou de animais para pessoas por meio do contato. Como os parasitas os seus ovos podem ser transferidos para superfícies, como escovas de cabelo, travesseiros ou roupas, eles podem se prender facilmente ao próximo hospedeiro que usa os mesmos objetos.

Métodos de Transmissão

Há muitas maneiras diferentes pelas quais as infecções transmissíveis se espalham.

A saliva e a fleuma são culpados comuns pela transmissão de infecções bacterianas e virais. Se uma pessoa doente tossir ou espirrar, gotículas minúsculas de saliva infectada começam a se espalhar pelo ar, às vezes infectando as pessoas próximas.

As pessoas doentes também podem acidentalmente obter vestígios de saliva infectada ou catarro nas mãos, deixando vestígios das bactérias ou vírus em qualquer objeto que tocam.

As doenças transmitidas no sangue podem ser transmitidas de várias maneiras diferentes. As transmissões de sangue geralmente são cuidadosamente selecionadas para doenças, já que podem transmitir infecções facilmente.

A transmissão de infecções sanguíneas também pode ocorrer quando as pessoas compartilham agulhas não esterilizadas.

Os mosquitos e outros insetos que picam também podem transmitir doenças relacionadas ao sangue do hospedeiro para o hospedeiro. O vírus do Nilo Ocidental e a malária são duas doenças comumente transmitidas por picadas de mosquito.

O leite é outro veículo para algumas doenças transmissíveis.

Quando vacas leiteiras ou cabras são infectadas com microorganismos, a doença pode se espalhar dessa maneira. O leite materno também pode transmitir certas doenças da mãe para o filho, principalmente o HIV.

As doenças também podem ser transmitidas através dos alimentos, especialmente se forem preparadas incorretamente ou em uma área insalubre. Comer vegetais que não são lavados com cuidado ou carne que não esteja devidamente cozida pode levar a doenças estomacais e intoxicação alimentar. Se as pessoas não tiverem o cuidado de lavar as mãos ou esterilizar equipamentos de cozinha, muitos tipos diferentes de bactérias e vírus podem contaminar seus alimentos.

Prevenção

Doenças Transmissíveis
As mãos devem ser cuidadosamente lavadas antes de manusear alimentos

As pessoas podem ajudar a prevenir a propagação de doenças transmissíveis com boa higiene e hábitos sanitários. Se uma pessoa ficar doente, ela deve evitar o contato próximo com outras pessoas, espirrar ou tossir nos tecidos ou em um lenço, e lavar regularmente as mãos para reduzir as alterações na disseminação da doença. As pessoas saudáveis podem evitar muitas doenças lavando as mãos regularmente e ficando longe de locais públicos lotados quando uma doença está acontecendo.

Ser vacinado é outro bom método para interromper a transmissão da doença. As vacinas usam bactérias mortas ou cepas de vírus para ajudar o corpo a criar anticorpos, o que ajuda a impedir que a forma viva da doença cause uma infecção. A vacinação regular pode ajudar muito na prevenção de muitas doenças graves.

Precauções adequadas podem reduzir consideravelmente o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis. A contracepção por método de barreira, como os preservativos, ajuda a reduzir o contato com o fluido corporal, o que, por sua vez, reduz a chance de a infecção passar de um parceiro para outro. As pessoas também podem diminuir significativamente o risco, insistindo que os parceiros façam o teste para as DST antes de se envolverem em contato sexual.

A prevenção também é uma parte importante das iniciativas de saúde pública.

Por exemplo, algumas regiões oferecem vacinas contra a gripe todos os anos para ajudar a evitar as epidemias causadas pela gripe. Alguns países exigem que todas as crianças sejam imunizadas antes de irem à escola para prevenir surtos de doenças como o sarampo. Os governos ajudam na prevenção, fornecendo programas atualizados de tratamento de água e esgoto e impondo requisitos de saneamento em restaurantes, mercearias e fazendas. Se uma epidemia estiver em andamento, as organizações de saúde do governo podem postar advertências de viagem, testar os viajantes em busca de doenças e fornecer tratamento gratuito para ajudar a reduzir a taxa de infecção.

Tratamentos

Tratar uma doença transmissível depende em grande parte da causa. Infecções bacterianas são geralmente tratadas com antibióticos, enquanto infecções virais podem ser tratadas com drogas anti-virais. Os parasitas podem ser eliminados matando o parasita com xampus e medicamentos especialmente formulados.

Algumas doenças crônicas não podem ser totalmente eliminadas, mas podem ser gerenciadas. Uma pessoa infectada com herpes, por exemplo, sempre terá a doença, mas surtos de feridas podem ser prevenidos ou reduzidos com certos medicamentos. Pacientes com HIV muitas vezes usam um coquetel multi-drogas para retardar o dano do sistema imunológico causado pelo vírus. Como os vírus e as bactérias evoluem constantemente, a pesquisa médica sobre cura de doenças crônicas é um processo contínuo, com novas drogas e terapias criadas a cada ano.

Resumo

As doenças transmissíveis ou infecciosas são causadas por microrganismos como bactérias, vírus, parasitas e fungos que podem se disseminar, direta ou indiretamente, de uma pessoa para outra. Alguns são transmitidos através de picadas de insetos, enquanto outros são causados pela ingestão de alimentos ou água contaminados.

Uma variedade de bactérias e vírus que causam doenças são transportados na boca, nariz, garganta e trato respiratório.

Condições como a lepra, a tuberculose e diferentes cepas de influenza (gripe) podem ser transmitidas pela tosse, espirro e saliva ou muco em mãos não lavadas.

As infecções sexualmente transmissíveis (DSTs), como o HIV e as hepatites virais, são transmitidas pela exposição a fluidos corporais infecciosos, como sangue, secreções vaginais e sêmen. A hepatite é uma preocupação significativa na Região Africana e a maioria das pessoas que vivem com hepatite B e C desconhecem as suas infecções.

Os insetos desempenham um papel significativo na transmissão da doença. Mordidas de mosquitos Anopheles transmitem parasitas da malária que podem causar estragos em populações de alto risco, como crianças menores de 5 anos e mulheres grávidas. A febre amarela também tem ressurgido devido à redução dos esforços de vacinação. Muitas doenças tropicais negligenciadas são causadas por água imprópria, condições de moradia precárias e falta de saneamento na Região.

Fonte: www.acphd.org/www.wisegeek.org/www.dictionary.com/www.afro.who.int/www.dhs.wisconsin.gov

Veja também

Onicodistrofia

Onicodistrofia

PUBLICIDADE Definição A onicodistrofia representa vários processos patológicos das unhas, tais como doenças infecciosas e não infecciosas, …

Síndrome de Dressler

Síndrome de Dressler

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Dressler pode ser descrita como uma forma de pericardite que normalmente se …

Hérnia de Disco

Hérnia de Disco

PUBLICIDADE Definição A hérnia de disco é a ruptura do tecido que separa os ossos vertebrais da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.