Breaking News
Home / Saúde / Linfopoiese

Linfopoiese

PUBLICIDADE

Definição

A linfopoiese é uma sequência de eventos rigidamente regulada que leva à expressão de um receptor de antígeno funcional na superfície do linfócito.

A linfopoiese é a formação de linfócitos ou tecido linfático

Linfopoiese é o processo no qual os linfócitos (células B, células T e células NK) se desenvolvem a partir de células progenitoras.

A linfopoiese de células B é completada na medula óssea, enquanto a linfopoiese de células T ocorre no timo.

O que é

Em imunologia, os glóbulos brancos podem ser classificados como neutrófilos polimorfonucleares, basófilos polimorfonucleares, eosinófilos polimorfonucleares, monócitos, linfócitos ou plasmócitos.

Linfopoiese é o processo de produção de linfócitos, como células B, células T e células natural killer, na medula óssea.

Nesse processo, células progenitoras na medula óssea se diferenciam em linfócitos.

A linfopoiese é necessária para a sobrevivência, porque os linfócitos maduros são elementos essenciais do sistema linfático do corpo.

O termo formal para a linfopoiese é a hematopoiese linfoide, que basicamente significa a produção de células sanguíneas chamadas linfócitos.

As células indiferenciadas, chamadas de células-tronco hematopoiéticas pluripotenciais, na medula óssea podem sofrer uma série de divisões e diferenciações celulares antes de se comprometerem com a produção de glóbulos vermelhos, mielócitos ou linfócitos.

Na linfopoiese, a célula-tronco hematopoiética pluripotencial dá origem à célula progenitora multipotente. Esta célula dá origem ao progenitor linfóide inicial, que por sua vez dá origem ao progenitor linfoide comum (CLP).

O progenitor linfoide comum pode originar células natural killer (NK), células dendríticas e prolinfócitos.

Na linfopoiese das células T, os linfócitos são formados primeiramente na medula óssea e são então transportados para o córtex tímico, onde são submetidos à maturação.

As células T no timo permanecem em um ambiente livre de antígeno por quase uma semana. Apenas 2 a 4% da população original de células T é capaz de sobreviver nesse ambiente.

Outras células T sofrem apoptose ou são comidas e destruídas por macrófagos.

A morte desta grande quantidade de linfócitos T assegura que os linfócitos sobreviventes possam reconhecer complexos de histocompatibilidade auto-importantes (MHC).

O reconhecimento desse complexo impede a destruição autoimune das células do próprio corpo.

As células T ou timócitos podem diferenciar-se em células auxiliares T (Th), células T citotóxicas (Tc), células T de memória e células T supressoras ou reguladoras.

Na linfopoiese das células B, os linfócitos B são inicialmente formados na medula óssea. Quando a medula óssea está comprometida, o baço pode assumir essa função.

Os primeiros estudos em células B foram feitos na bursa de Fabricus presente em galinhas, e é por isso que eles são chamados de células B. Após a formação, as células B são então transportadas para os linfonodos e introduzidas nos antígenos.

O reconhecimento de antígeno é uma importante função das células B. Uma vez que uma célula B reconhece um antígeno, ela se torna ativada e se diferencia na célula plasmática, uma célula secretor de anticorpos.

Anticorpos ligam o antígeno e estimulam mecanismos destrutivos, como o sistema complemento e a fagocitose macrofágica.

O anticorpo mais comum secretado é a imunoglobulina G (IgG).

Outros anticorpos, tais como imunoglobulina A (IgA), imunoglobulina E ( IgE ) e imunoglobulina M (IgM), também podem ser fabricados por células B maduras.

Fonte: www.sciencedirect.com/www.nature.com/www.wisegeek.org/accessmedicine.mhmedical.com/www.merriam-webster.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Síndrome de Couvade

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Couvade é uma condição na qual homens com parceiros grávidos …

Polineuropatia

PUBLICIDADE Definição As polineuropatias são o tipo mais comum de distúrbio do sistema nervoso periférico …

Acrocianose

PUBLICIDADE A acrocianose é uma desordem vascular periférica funcional caracterizada por descoloração malhada ou cianose …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.