Gota

PUBLICIDADE

Gota – Definição

gota é uma forma dolorosa de artrite aguda que causa dor intensa e inchaço nas articulações. Afeta mais comumente o dedão do pé, mas também pode afetar o calcanhar, tornozelo, mão, punho ou cotovelo.

gota afeta a coluna com frequência suficiente para ser um fator de dor lombar (dor nas costa).

Gota é muitas vezes uma condição recorrente. Um ataque geralmente ocorre de repente e desaparece após 5 a 10 dias.

gota ocorre quando há altos níveis de ácido úrico circulando no sangue, e o ácido cristaliza e se instala no corpo.

gota é diferente de outras formas de artrite porque ocorre quando há altos níveis de ácido úrico circulando no sangue, o que pode fazer com que os cristais de urato se instalem nos tecidos das articulações.

gota é tratável com medicamentos e mudanças na dieta e no estilo de vida.

Gota – O que é

A gota é considerada uma forma de artrite, uma vez que os pacientes experimentam principalmente dores excruciantes nas articulações, mais frequentemente nas articulações do dedão do pé e do pé.

formação de gota está diretamente ligada a uma superabundância de ácido úrico na corrente sanguínea. À medida que os níveis de ácido úrico aumentam, os cristais se formam e se acumulam na base da articulação do dedão do pé do paciente. Esses cristais de ácido úrico são bastante dolorosos, especialmente quando se alojam profundamente na articulação.

Somando-se à miséria desta condição está uma inflamação secundária da pele, com aumento da sensibilidade, vermelhidão e inchaço.

Pessoas com gota geralmente sofrem ataques curtos que às vezes duram vários dias ou semanas. Assim como aqueles com cálculos renais, os pacientes podem ficar sem sintomas por vários anos entre os ataques.

Os cristais de ácido úrico também são responsáveis por uma forma de cálculos renais. A gota pode se tornar crônica com o tempo, o que significa que o paciente deve tomar medicamentos diários para evitar o aparecimento de sintomas graves e dor extrema.

gota geralmente é tratada por meio de mudanças na dieta e medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs). Durante um ataque, um profissional médico pode injetar AINEs prescritos diretamente na articulação afetada, juntamente com um medicamento projetado especificamente para reduzir o tamanho dos cristais de ácido úrico.

O uso de aspirina para alívio da dor é fortemente desencorajado. Um AINE de venda livre, como o ibuprofeno, pode aliviar a dor, mas não a mascara completamente.

Em um momento da história, a gota era vista como uma doença dos ricos, uma vez que os alimentos que a desencadeavam estavam disponíveis principalmente para os cidadãos mais ricos. Desde então, a pesquisa mostrou que o principal culpado por sua formação é uma substância orgânica chamada purina. Alimentos com altos níveis de purina, incluindo vísceras, feijões e carnes vermelhas, contribuem para o nível de ácido úrico do corpo.

Normalmente, o corpo pode metabolizar o ácido úrico e enviar o excesso pelo trato urinário para eliminação. Por alguma razão, as pessoas propensas à gota não conseguem processar totalmente os alimentos ricos em purina, levando à formação de cristais e a um ataque total.

Os tratamentos dietéticos para a prevenção da doença incluem restrições a alimentos ricos em purina e a adição de frutas vermelhas escuras, mirtilos e extratos de aipo.

Gota – Doença


Gota

gota é uma das doenças mais registradas na história da Medicina. Trata-se de um distúrbio do metabolismo das purinas, em que níveis anormalmente altos de ácido úrico se acumulam no sangue (hiperuricemia).

Não é contagiosa, mas passa de geração em geração numa família e aparece geralmente após os 35 anos de idade.

Sendo uma das principais causas da artrite crônica, também está fortemente associada com obesidade, alterações do colesterol, diabetes e insuficiência renal.

Estima-se que 2% da população mundial sofram de gota e que, entre os doentes, exista uma mulher para cada oito homens.

acúmulo de ácido úrico no sangue pode acontecer tanto pela produção excessiva quanto pela eliminação deficiente da substância.

Sempre que ingerimos proteínas utilizamos parte delas para gerar energia e a outra parte que não utilizamos é transformada em ácido úrico.

É normal que o ácido úrico esteja presente no sangue, mas quando há uma quantidade excessiva, provocada pela a alta ingestão de proteínas ou por uma dificuldade do rim em eliminá-lo, ocorre a gota úrica nas articulações ou nos próprios rins, onde são formados cálculos renais (pedras nos rins). A hiperuricemia facilita a precipitação de cristais de ácido úrico no sangue, o que resulta em um ataque de gota.

Geralmente uma lesão trivial ou um exercício além do habitual pode desencadear os episódios. A obesidade e dietas pobres em carboidratos também são fatores que podem precipitar uma crise.

Os episódios de Gota caracterizam-se por início súbito e agudo da dor artrítica localizada, começando habitualmente pelo dedão do pé e que continua subindo pela perna.

Outra manifestação característica da gota é a formação de abscessos sobre as articulações. Semelhantes a caroços cheios de substâncias brancas dentro, em algumas crises agudas, esses “tofos” podem vazar.

Entre os fatores que desencadeiam a crise, destacam-se: as bebidas alcoólicas, principalmente as fermentadas, e alimentos ricos em purina (fígado, ervilhas, feijão, carnes, tomate, frutos do mar, sardinha, arenque, etc.) que são reconhecidamente importantes fontes para o aumento do nível de ácido úrico no organismo.

tratamento da Gota visa à normalização do nível de ácido úrico e isso pode ser feito por meio de uma alimentação com baixo teor destas substancias chamadas purinas (que fazem parte das proteínas) ou à base de anti-inflamatórios e drogas que aumentam a eliminação do ácido úrico pela urina ou inibem a sua produção pelo organismo. Entretanto, para escolher o tipo de tratamento mais adequado para cada paciente é necessário um acompanhamento médico.

Gota – Ácido úrico

gota acontece quando há um acúmulo de ácido úrico no sangue. Isso pode acontecer tanto pela produção excessiva quanto pela eliminação deficiente da substância.

Quando as células do corpo são destruídas para que novas células se instalem no organismo, os núcleos de cada uma eliminam substâncias que devem ser excretadas pelo corpo.

ácido úrico é uma delas e deve ser jogado fora pela urina.

O processo da doença


Gota

O tecido conjuntivo é o que fica na união de um osso com outro, na articulação. O ácido úrico costuma ser solúvel neste tecido. Quando sua concentração aumenta (em um organismo com pré-disposição genética para sofrer a doença), a gota pode se manifestar.

Um trauma ou uma agressão nas articulações costuma ser o principal desencadeador da gota. A articulação do dedão do pé é a mais delicada do organismo, pois é pouco protegida. Se, por exemplo, o indivíduo caminhar muito durante o dia com sapatos fechados, tende a ficar com os pés inchados.

No fim do dia, hora do descanso, a tendência é de os pés desincharem. Se o indivíduo tiver com acúmulo de ácido úrico no sangue, a água sairá rapidamente, mas o ácido permanecerá dentro da articulação.

A região fica ácida e o ácido úrico tende a se cristalizar. A crise só acontece se houver cristalização.

A cristalização do ácido úrico provoca a ação dos neutrófilos, células de defesa do organismo que engolem os cristais. Como a quantidade de cristais é muito grande, muitos neutrófilos atuam e provocam a inflamação do tecido. Com isso, vem a crise aguda da gota.

Na maioria das vezes, a primeira crise acontece nos pés. Frequentemente na articulação do dedão. Com menor freqüência, na parte de baixo do pé ou no tendão de Aquiles. O sintoma imediato é a dor.

Imediatamente, o pé (ou a parte do corpo acometida pela crise) fica inchado, vermelho e quente. A primeira crise dura cerca de três dias, a segunda vem em torno de dois anos depois e pode permancer por mais tempo, com dores menos intensas.

Se a gota não for tratada com atenção desde sua primeira manifestação, é possível que a doença atinja outras articulações, como joelho, cotovelos, mãos e se torne crônica, com crises permanentes.

Gota – Descrição


Gota

ácido úrico é formado na corrente sanguínea quando o corpo decompõe os resíduos, principalmente aqueles que contêm purinas.

As purinas podem ser produzidas naturalmente pelo organismo e podem ser ingeridas a partir de alimentos ricos em purinas, como a carne. Normalmente, os rins filtram as partículas de ácido úrico do sangue e as excretam na urina. Se o corpo produz muito ácido úrico ou os rins não conseguem filtrar o suficiente, há um acúmulo de ácido úrico na corrente sanguínea. Esta condição é conhecida como hiperuricemia.

ácido úrico não tende a permanecer dissolvido na corrente sanguínea. Ao longo dos anos, ou mesmo décadas, a hiperuricemia pode causar depósitos de ácido úrico cristalizado em todo o corpo. Articulações, tendões, pontas das orelhas e rins são os locais preferidos. Quando o sistema imunológico fica alerta para os cristais de urato, ele monta uma resposta inflamatória que inclui dor, vermelhidão, inchaço e dano ao tecido articular que são as características de um ataque agudo de gota.

produção de ácido úrico do corpo tende a aumentar nos homens durante a puberdade. Portanto, não é de surpreender que nove em cada dez pessoas que sofrem de gota sejam homens.

Uma vez que pode levar até 20 anos de hiperuricemia para apresentar sintomas de gota, os homens geralmente não desenvolvem gota até chegarem ao final dos 30 ou início dos 40 anos.

Se uma mulher desenvolver gota, normalmente, será mais tarde em sua vida. De acordo com alguns especialistas médicos, isso ocorre porque o estrogênio protege contra a hiperuricemia. Não é até que os níveis de estrogênio comecem a cair durante a menopausa que os cristais de urato podem começar a se acumular.

A hiperuricemia não leva necessariamente à gota. A tendência de acumular cristais de urato pode ser devida a fatores genéticos, excesso de peso ou ingestão excessiva de alimentos errados. Além disso, o uso regular e excessivo de álcool, o uso de diuréticos e a existência de níveis elevados de colesterol e triglicerídeos no sangue podem aumentar o risco de desenvolver a doença. Em alguns casos, uma doença subjacente, como linfoma, leucemia ou anemia hemolítica, também pode levar à gota.

Gota – Causas

O corpo humano produz ácido úrico durante a decomposição de substâncias químicas chamadas purinas encontradas em certos alimentos e bebidas.

Este subproduto normal passa pelos rins e sai do corpo quando você faz xixi.

Às vezes, o corpo produz muito ácido úrico. Ou os rins não conseguem lidar bem com isso. Quando o corpo apresenta altos níveis de ácido úrico, ou hiperuricemia, os cristais de ácido úrico podem se concentrar nas articulações. Os cristais pontiagudos em forma de agulha causam gota. No entanto, muitas pessoas com níveis mais altos de ácido úrico nunca desenvolvem gota.

gota é causada por níveis elevados de ácido úrico no sangue. O ácido úrico é produzido naturalmente no corpo. Normalmente fica dissolvido no sangue e é excretado pelos rins como componente da urina.

No entanto, o acúmulo de ácido úrico no sangue pode fazer com que cristais de ácido úrico se formem e se depositem nas articulações, causando gota.

Uma série de fatores de risco estão relacionados ao desenvolvimento da gota.

Esses incluem:

Obesidade
Alta ingestão de álcool
Uma predisposição genética
Alta ingestão de alimentos ricos em purinas (por exemplo: alguns frutos do mar e carnes)
Certos medicamentos, por exemplo: diuréticos (comprimidos líquidos)
Lesão em uma articulação
Doença renal de longa data.

Níveis elevados de ácido úrico são mais prováveis de serem causados pelo corpo não eliminar o ácido úrico adequadamente (devido à obesidade, problemas renais ou genética) do que pelo que uma pessoa come e bebe.

Gota – Sintomas

Um episódio agudo de gota geralmente começa sem aviso prévio. Os cristais de urato em forma de agulha podem permanecer nas articulações por muito tempo sem causar sintomas. Então, pode haver um evento desencadeador, como uma topada no dedo do pé, uma infecção, cirurgia, estresse, fadiga ou até mesmo uma bebedeira pesada. Pacientes em unidades de terapia intensiva (UTIs) podem ter um surto agudo de gota. Além disso, sabe-se agora que a exposição ocupacional crônica ao chumbo leva à diminuição da excreção de uratos e aumenta o risco de desenvolver gota.

Em muitos casos, o ataque de gota começa no meio da noite. Há dor intensa, que geralmente envolve apenas uma articulação. Muitas vezes é a primeira articulação do dedão do pé.

A pele inflamada sobre a articulação é quente, brilhante e vermelha ou arroxeada, e a dor costuma ser tão insuportável que o paciente não consegue tolerar a pressão das cobertas.

A inflamação pode ser acompanhada de febre.

Os sintomas agudos da gota geralmente desaparecem em cerca de uma semana e depois desaparecem completamente por meses ou anos. Eventualmente, no entanto, os ataques podem ocorrer com mais frequência, durar mais e causar mais danos. Os cristais de urato podem, eventualmente, se estabelecer em protuberâncias duras sob a pele ao redor das articulações, levando à deformidade das articulações e diminuição da amplitude de movimento. Esses caroços duros, chamados tofos, também podem se desenvolver nos rins e outros órgãos internos, sob a pele das orelhas ou no cotovelo.

As pessoas com gota também enfrentam um risco aumentado de doença renal e quase 20% das pessoas com gota desenvolvem cálculos renais. A partir de 2002, no entanto, a relação entre a gota e a formação de cálculos renais ainda não é completamente compreendida.

Um episódio de gota é chamado de ataque de gota. Os ataques de gota são muito dolorosos e podem acontecer repentinamente, muitas vezes durante a noite.

Durante um ataque de gota, os sintomas nas articulações afetadas podem incluir:

Dor intensa.
Vermelhidão.
Rigidez.
Inchaço.
Maciez, mesmo ao toque leve, como de um lençol.
Calor ou sensação de que a articulação está “pegando fogo”.
Quanto tempo dura um ataque de gota?

Um ataque de gota pode durar uma ou duas semanas. Entre os ataques de gota, você pode não ter nenhum sintoma.

Gota – Diagnóstico

Os médicos podem diagnosticar a gota com base em um exame físico e na descrição dos sintomas do paciente. Para detectar a hiperuricemia, os médicos podem administrar um exame de sangue para medir os níveis séricos de urato. No entanto, níveis elevados de urato apenas apontam para a possibilidade de gota.

Muitas pessoas com hiperuricemia não apresentam depósitos de cristais de urato. Além disso, foi demonstrado que até 30% dos casos de gota os pacientes têm níveis séricos de urato normais, mesmo no momento de um ataque agudo de gota.

A maneira mais definitiva de diagnosticar a gota é coletar uma amostra de fluido de uma articulação afetada e testá-la quanto à presença de cristais de urato.

Gota – Tratamento

Os sintomas da gota param completamente uma semana ou mais após um ataque agudo sem qualquer intervenção. É importante, no entanto, ser diagnosticado e tratado por um profissional de saúde para evitar ataques de gravidade crescente no futuro e prevenir danos permanentes às articulações, rins e outros órgãos. Durante um ataque agudo, o tratamento deve se concentrar no alívio da dor e da inflamação. De forma contínua, o foco é manter os níveis normais de ácido úrico, reparar danos nos tecidos e promover a cicatrização dos tecidos.

Gota – Prevenção

Durante séculos, a gota foi conhecida como a “doença do homem rico”, uma doença causada pelo excesso de comida e bebida. Embora essa visão seja talvez muito simplificada, os fatores do estilo de vida claramente influenciam o risco de uma pessoa desenvolver gota. Por exemplo, perder peso e limitar a ingestão de álcool pode ajudar a prevenir a gota.

Como as purinas são decompostas em uratos pelo organismo, o consumo de alimentos ricos em purinas deve ser limitado. Os alimentos que são especialmente ricos em purinas são carne vermelha, vísceras, molhos de carne, mariscos, sardinhas, anchovas, cogumelos, espinafre cozido, ruibarbo, fermento, aspargos, cerveja e vinho.

A desidratação promove a formação de cristais de urato, portanto, as pessoas que tomam diuréticos, ou “pílulas de água”, podem mudar para outro tipo de medicamento para pressão arterial.

O aumento da ingestão de líquidos diluirá a urina e estimulará a excreção de ácido úrico. Portanto, seis a oito copos de água devem ser consumidos diariamente, juntamente com muitos chás de ervas e sucos de frutas diluídos.

O consumo de gorduras saturadas impede a excreção de ácido úrico, e o consumo de carboidratos refinados, como açúcar, pão branco e macarrão, aumenta a produção de ácido úrico.

Ambos devem ser seriamente limitados.

O uso de vitamina C deve ser evitado por pessoas com gota, devido aos altos níveis de acidez.

Gota – Complicações


Gota

Se os níveis de ácido úrico permanecerem elevados por longos períodos de tempo, ou houver ataques recorrentes frequentes de gota, depósitos de sais de ácido úrico podem se formar ao redor da articulação afetada e aparecer na pele como nódulos de cor calcária. Estes são chamados de tofos e também podem aparecer em outras áreas do corpo, como as orelhas.

Ataques graves recorrentes de gota e o desenvolvimento de tofos podem causar danos permanentes nas articulações. A cirurgia pode ser necessária para restaurar a função articular.

Isso pode envolver cirurgia de substituição articular.

Danos aos delicados filtros dentro dos rins e o desenvolvimento de pedras nos rins também podem ocorrer se os níveis de ácido úrico no sangue permanecerem elevados por longos períodos de tempo. Isso, por sua vez, pode prejudicar a função renal. Para evitar as complicações da gota, é importante seguir cuidadosamente as instruções de tratamento dadas por um médico para lidar rapidamente com os ataques de gota e evitar que eles se repitam.

Gota Úrica

Muitas pessoas sofrem por anos com dores articulares e não imaginam que podem ser portadores da Gota.

Gota Úrica é uma doença metabólica muito estudada desde o tempo de Hipócrates (500 anos A.C.) e já causou sofrimento em incontáveis seres humanos, inclusive em pessoas muito famosas, como Isaac Newton, Michelangelo, Benjamin Franklin, Charles Darwin.

Provavelmente é uma das principais causas de artrite crônica incapacitante desde os primórdios.

Hoje, no entanto, pode ser totalmente controlada, desde que bem diagnosticada e tratada.

Gota – Doença dos Reis

Gota ou Doença dos Reis é uma enfermidade causada pelo depósito de cristais de ácido úrico nas articulações

É uma das principais causas da artrite crônica e pode estar associada ao aumento do ácido úrico no sangue. Está também fortemente associada com obesidade, alterações do colesterol, diabetes e insuficiência renal.

gota é uma das doenças mais antigas registradas na história da Medicina.

Trata-se de uma doença crônica, não contagiosa, mas que passa pelas gerações de uma mesma família. Estima-se hoje que 2% da população mundial sofra de gota e que entre os doentes, há uma mulher para cada oito homens.

A doença que aparece geralmente após os 35 anos de idade, ocorre devido a um acúmulo de ácido úrico no sangue e isto pode acontecer tanto pela produção excessiva quanto pela eliminação deficiente da substância.

ácido úrico é uma substância produzida pelo nosso organismo quando da utilização de todas as proteínas que nós comemos na alimentação do dia-a-dia.

Numa explicação mais simples, pode-se dizer que quando as moléculas de proteínas dos alimentos são partidas em pedaços dentro do nosso organismo para servir de energia, o que sobra de todo esse processo é o ácido úrico.

É normal que o ácido úrico esteja presente no sangue em quantidades previstas, mas quando ocorre uma produção excessiva ou uma deficiência na sua eliminação pelo rim, a sua concentração no sangue pode aumentar demais atacando principalmente as articulações, provocando a gota úrica, ou os próprios rins, produzindo cálculos renais (pedras nos rins).

A hiperuricemia facilita a precipitação de cristais de ácido úrico no sangue, o que resulta em um ataque de gota.

Bebidas alcoólicas, principalmente as fermentadas, e alimentos ricos em purina (ervilhas, feijão, carnes, tomate, frutos do mar etc.) são reconhecidamente uma importante fonte para o aumento do nível de ácido úrico no organismo.

O tratamento da Gota visa à normalização do nível de ácido úrico e, geralmente, é feito à base de anti-inflamatórios e drogas que aumentam a eliminação do ácido úrico pela urina ou que inibem a sua produção pelo organismo. Entretanto, para escolher o tipo de tratamento mais adequado para cada paciente é necessário um acompanhamento médico.

Geralmente uma lesão trivial ou um exercício além do habitual pode desencadear os episódios. A obesidade e dietas pobres em carboidratos também são fatores que podem precipitar uma crise.

O consumo excessivo de álcool é outro fator importante, pois pode provocar acúmulo do ácido úrico nos rins e quando isso ocorre, a doença geralmente está em estágio mais grave.

gota pode levar às doenças consequentes da hipertensão, como infarto do miocárdio ou derrames.

Contudo, entre os fatores que desencadeiam a crise, o mais importante é a alimentação.

Uma dieta rica em substâncias denominadas purinas (que fazem parte das proteínas) resulta em um aumento da concentração de ácido úrico no sangue e, portanto, alimentos ricos nessas substâncias devem ser evitados.

Entretanto, a restrição rígida de alimentos contendo purinas geralmente é recomendada no estágio agudo da doença, sendo que durante o estágio intermediário das crises, o tratamento dietético para pacientes que se mantém medicados visa uma dieta normal adequada.

Fonte: www.arthritis.org/www.niams.nih/gov/www.southerncross.co.nz/www.wisegeek.com/www.rheumatology.org/www.acfas.org/www.apma.org/my.clevelandclinic.org/www.aafp.org/www.hss.edu

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.