Breaking News
Home / Saúde / Cisto Renal

Cisto Renal

PUBLICIDADE

Definição

A doença renal policística é um dos mais comuns de todos os distúrbios genéticos humanos que ameaçam a vida.

É um distúrbio genético incurável caracterizado pela formação de cistos cheios de líquido nos rins dos indivíduos afetados.

Esses cistos se multiplicam com o tempo. Acreditava-se originalmente que os cistos acabaram por causar insuficiência renal ao expulsar o tecido renal saudável.

Acredita-se agora que o dano renal observado na doença renal policística é, na verdade, o resultado do sistema imunológico do corpo. O sistema imunológico, em suas tentativas de livrar o rim dos cistos, destrói progressivamente o tecido renal anteriormente saudável.

O que é um Cisto Renal?

Um cisto renal é um pequeno saco de líquido que se desenvolve nos rins.

Este tipo de cisto vem em dois tipos: um cisto renal simples, que é um saco cheio de líquido de forma oval, e um cisto renal complexo, que não está na forma oval tradicional e poderia ser cancerígeno.

Esses cistos são mais frequentemente um resultado do processo de envelhecimento e raramente são malignos; muitas pessoas as têm sem nem mesmo saberem.

Eles também podem resultar como um produto da doença renal policística, uma condição hereditária marcada por infecções renais regulares.

Ninguém sabe ao certo o que causa um simples cisto no rim que não é o resultado da doença renal policística. Acredita-se que seja um subproduto natural do envelhecimento do órgão.

Os cistos complexos podem ser sintomáticos de problemas maiores com os rins, sinalizando potencialmente sérios problemas de saúde nos próprios rins ou em outras áreas do corpo.

Um simples cisto no rim é muito pequeno e de forma circular. A parede do cisto em si é tradicionalmente pequena e não possui marcas ou indicações irregulares. O líquido dentro do cisto é claro ou amarelo. Estima-se que 50% dos adultos tenham esses cistos benignos quando atingem 50 anos de idade.

Cisto renal
Um cisto renal é uma pequena bolsa cheia de líquido e localizada nos rins

Cistos complexos possuem irregularidades em forma ou dentro do cisto. Paredes chamadas septações são freqüentemente vistas dentro de um complexo cisto renal. Os cistos desta variedade são considerados muito mais sérios do que o tipo simples e podem ser indicativos de câncer renal ou outros problemas críticos de saúde.

Enquanto um cisto simples raramente causará quaisquer sinais, os sintomas de um cisto renal que é complexo podem dar alguns indicadores. Estes incluem uma dor generalizada, dor nas costas ou lateral, dor na região superior do estômago e febre. Embora os cistos geralmente se desenvolvam como uma idade individual, eles podem atacar qualquer pessoa de qualquer idade sem discriminação.

O tratamento com cisto renal geralmente não é necessário para cistos simples.

Os cistos complexos são tipicamente perfurados, permitindo que o fluido seja drenado do saco. Após o líquido ter sido removido, uma solução contendo álcool é injetada na parede vazia; isso garante que o cisto não retorne.

Variedades complexas maiores ou mais sérias envolverão remoção de cisto através de um processo cirúrgico. Durante a cirurgia, uma pequena câmera de vídeo é inserida na região do rim, permitindo ao cirurgião atingir o cisto e removê-lo completamente.

Cistos renais simples

Cisto renal
Uma ilustração de rim saudável e um rim com cistos

Os cistos renais são bolsas redondas de líquido que se formam nos rins ou nos rins.

Os cistos renais podem estar associados a distúrbios sérios que podem prejudicar a função renal. Mas, mais comumente, os cistos renais são um tipo chamado cistos simples renais – cistos não cancerosos que raramente causam complicações.

Não está claro o que causa cistos renais simples. Normalmente, apenas um cisto ocorre na superfície de um rim, mas vários cistos podem afetar um ou ambos os rins.

No entanto, os cistos renais simples não são os mesmos que os cistos que se formam na doença renal policística.

Cistos renais simples são freqüentemente detectados durante um teste de imagem realizado para outra condição.

Cistos renais simples que não causam sinais ou sintomas geralmente não requerem tratamento

Cisto Renal – Identificação

Cisto renal
O tratamento com cisto renal geralmente não é necessário para cistos simples

Classicamente, cistos renais são identificados em Ultrassom, ressonância magnética ou outro tipo de estudo de imagem médica.

No caso de um cisto simples, o cisto aparece como uma bolsa cheia de líquido, e se o cisto é aspirado, pode conter líquido claro a amarelado, às vezes misturado com sangue.

Cistos complexos, por outro lado, têm irregularidades como calcificação, o que significa que há material sólido dentro do cisto, ou que desenvolvem paredes internas. Um cisto renal complexo é motivo de preocupação, pois pode estar associado ao desenvolvimento de câncer renal.

Fonte: www.radiologyinfo.org/www.wisegeek.org/www.mayoclinic.org/familydoctor.org/medlineplus.gov/medical-dictionary.thefreedictionary.com

Veja também

Afasia de Wernicke

PUBLICIDADE Definição Nessa forma de afasia, a capacidade de compreender o significado das palavras e …

Afasia de Broca

PUBLICIDADE Definição Afasia de Broca é um tipo de afasia não fluente, assim chamada porque …

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.