Breaking News
Home / Saúde / Assaduras

Assaduras

O que é

PUBLICIDADE

Um dos problemas que comprometem a qualidade de vida dos bebês são as Assaduras.

A assadura também é conhecida como dermatite de fralda. Essa irritação na pele aparece na raiz da coxa , bumbum e regial genital pois são áreas em que a pele fica exposta a urina frequentemente.

Eritema das fraldas, é um termo genérico aplicado quando a pele apresenta erupções em algumas áreas que são causadas por várias desordens da pele.

Começa com vermelhidão e um pequeno inchaço na pele, caso não for tratada pode evoluir para bolhas e feridas. É geralmente considerado uma forma de irritante dermatite de contato.

As assaduras são mais frequentes em bebês recém nascidos e durante o primeiro ano de vida

A causa principal é produzida por um contato direto do ácido das fezes e urina. O ácido entra em contato com a pele do bebê e irá produzir irritações e até queimaduras.

Para evitar esse problema, é importante utilizar um creme e pomadas próprias para assaduras e para a pele fazendo uma barreira na pele do bebê além de hidratar. Esses produtos tópicos ajudam na reconstrução da pele quando já há uma dermatite.

Não deixar o bebê muitas horas com a fralda molhada , limpar e secar são medidas preventivas.

Há várias outras causas que podem causar assaduras, como alergias alimentares.

É importante fazer avaliações de rotina com o pediatra para indicar o melhor tratamento.

Assaduras

A dermatite da fralda, popularmente chamada de assadura, é uma dermatite de contato por irritante primário na região da fralda, afetando mais de 50% dos infantes.

O diagnóstico e tratamento na maioria dos casos não apresenta dificuldades. Habitualmente, manifesta-se com quadro de leve intensidade, como uma erupção eritematosa típica.

Entretanto, a dermatite da fralda pode apresentar-se de forma atípica, mais grave e com elementos eruptivos sugestivos de outras dermatoses, como a dermatite atópica, dermatite seborréica, psoríase, sífilis, acrodermatite enteropática e histiocitose. Assim, pode-se dizer que a erupção na área da fralda é uma verdadeira síndrome. A dermatite de Jacquet, forma clínica incomum e grave da dermatite da fralda, é relatada.

A dermatite da área das fraldas é um termo que engloba um conjunto de dermatoses inflamatórias que afetam a região do corpo coberta pela fralda: períneo, nádegas, abdômen inferior e as coxas.

As causas envolvidas na dermatite das fraldas são utilização direta de tecido, tais como dermatite irritativa primária fralda (que é o sinónimo para a dermatite da fralda para alguns autores) e dermatite de contato alérgica ao material plástico da fralda (muito rara);dermatite exacerbada pela utilização de fralda (tais como psoríase, dermatite atópica, dermatite seborréica, miliaris, candidose, dermatite de contato alérgica); e aqueles que estão presentes na região, mas não estão relacionadas com o uso de fralda (acrodermatite enteropática, histiocitose das células de Langerhans, granuloma pediátrica glútea, dermatite estreptocócica perianal, impetigo bolhoso, sarna, sífilis congênita, AIDS).

Assim, dermatite da área das fraldas deve ser interpretada como não só uma entidade de diagnóstico específico, mas sim como um diagnóstico de localização, que abrange um grupo de dermatoses e resulta da interação de vários fatores.

Dermatite da fralda irritativa primária é uma dermatite de contato por irritação primária na região da fralda.

O aumento da temperatura local e umidade causam maceração da pele tornando-o mais suscetível a irritação causada pelo contato prolongado com urina e fezes.

O uso de pós irritantes, óleos, sabonetes e pomadas agravar o quadro clínico. Além disso, o início da infecção secundária causada por Candida albicans ou bactérias tais como faecallis baciloscopia, Proteus, Pseudomonas, Staphylococcus e Streptococcus é frequente.

Sabe-se que a susceptibilidade em crianças atópicos com dermatite seborreica é muito mais elevado e concomitante aparecimento de outras entidades podem dificultar o diagnóstico. Além disso, os fatores genéticos associados ainda não foram totalmente entendido.

Não há preferência por sexo, raça ou nível social. Indivíduos de outras faixas etárias também podem desenvolver a doença em situações especiais associados com incontinência urinária e fecal. A apresentação clínica é semelhante, compreendendo as mesmas complicações ea mesma abordagem de gestão.

Nos últimos anos, tem havido uma diminuição da frequência e da gravidade da dermatite da fralda, especialmente devido à melhor qualidade do material utilizado para fabricá-los, o que tem contribuído significativamente para os avanços dos cuidados de higiene.

Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/www.scielo.br

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.