Breaking News
Home / Saúde / Bicho Geográfico

Bicho Geográfico

O que é

PUBLICIDADE

Bicho Geográfico é uma doença de pele causada pela migração subcutânea de diferentes espécies de nematóides parasitas, alimentando-se de substâncias encontradas apenas em uma das camadas inferiores a pele.

Não é contagiosa, e é adquirida pelo contato direto com o solo contaminado ou areia com fezes de cães ou gatos parasitados. A infecção não requer a presença de feridas da pele antes.

Sintomas

– Aparecimento de uma pápula pruriginosa no local de entrada larva;
– Alguns dias aparecem caminhos com origem na ou perto da pápula inicial, o caminho tortuoso aleatório e avançando alguns milímetros por dia;
– Coceira intensa;

Esta é uma doença comum em áreas tropicais e subtropicais que atendam aos requisitos do parasita.

Tratamento

Consulte o seu médico de família ou frequente o centro de saúde mais próximo.

Os medicamentos aqui estabelecidos são apenas para fins informativos e não se destinam a ser utilizados para o tratamento sem indicação médica:

– Agentes sistêmicos (oral) são anti-helmínticos
– Albendazol
– Ivermectina
– Tiabendazol: por via oral, este medicamento pode causar náuseas.

Bicho Geográfico

Bicho geográfico é o nome popular da larva migrans cutânea, é causada pela penetração de larvas de parasitas intestinais de cão e gato na pele humana, sendo o parasita mais importante o Ancylostoma brasiliensis. O Brasil como país tropical tem alta incidência desta parasitose cutânea.

Os parasitas são encontrados principalmente nas praias e local que contem areia (parque infantil) onde os animais costumam defecar. Nesses locais geralmente oferecem boas condições de umidade e calor, as fezes infectadas com os ovos transformam-se em larvas em 24 horas e tornando infectantes a seguir.

Quando a larva penetra na pele, a seguir migra para o tecido subcutâneo e quando movimenta deixa rastros semelhantes ao desenho de um mapa. A larva pode penetrar em qualquer parte do corpo principalmente nos pés, nádegas, costas e mãos que entram em contato com a areia. O local onde esta instalado o verme apresenta inchaço, reação inflamatória e coceira.

Dependendo da intensidade dessas reações atrapalha o sono da pessoa, provoca muita irritabilidade e infecções secundárias (com pus). Nos casos mais graves as substâncias toxinas eliminadas pelo verme podem causar alergia, tosse e dificuldade respiratória.

Fonte: es.wikipedia.org/arquivos.intersoft.net.br

Veja também

Onicodistrofia

Onicodistrofia

PUBLICIDADE Definição A onicodistrofia representa vários processos patológicos das unhas, tais como doenças infecciosas e não infecciosas, …

Síndrome de Dressler

Síndrome de Dressler

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Dressler pode ser descrita como uma forma de pericardite que normalmente se …

Hérnia de Disco

Hérnia de Disco

PUBLICIDADE Definição A hérnia de disco é a ruptura do tecido que separa os ossos vertebrais da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.