Breaking News
Home / Saúde / Ecocardiograma

Ecocardiograma

PUBLICIDADE

Definição

ecocardiografia, também chamada de ecocardiograma ou ultrassonografia cardíaca, é um teste que realiza “imagens em movimento” do coração com ondas sonoras. Você não precisa ficar no hospital.

Não é uma cirurgia e não dói.

Teste

O ecocardiograma, ou eco, é um teste indolor que usa ondas sonoras de alta frequência (ultrassom) para criar imagens em movimento do seu coração.

As imagens mostram o tamanho e a forma do seu coração. Eles também mostram o quão bem as câmaras e válvulas do seu coração estão funcionando.

Eco também pode identificar áreas do músculo cardíaco que não estão se contraindo bem por causa do fluxo sanguíneo deficiente ou lesão de um ataque cardíaco anterior.

Um tipo de eco chamado ultrassom Doppler mostra como o sangue flui pelas câmaras e válvulas do seu coração.

O eco pode detectar possíveis coágulos de sangue dentro do coração, o acúmulo de líquido no pericárdio (o saco ao redor do coração) e problemas com a aorta.

A aorta é a principal artéria que transporta sangue rico em oxigênio do coração para o corpo.

Os médicos também usam ecocardiograma, ou eco para detectar problemas cardíacos em bebês e crianças.

O que é

Um ecocardiograma é um teste médico diagnóstico que utiliza ondas sonoras, semelhantes ao ultrassom, para gerar imagens do coração.

Tipicamente, o ecocardiograma permite que o médico veja o quão bem o coração está batendo.

Além disso, este procedimento pode mostrar com que eficácia o coração está bombeando sangue.

Um ecocardiograma geralmente é realizado se o médico suspeitar de irregularidades na válvula cardíaca ou se a capacidade de bombeamento do coração estiver em questão.

Nenhuma preparação pré-teste é necessária para o procedimento do ecocardiograma.

Normalmente, o ecocardiograma é realizado no consultório do médico ou no hospital. O paciente ficará deitado na mesa de exames enquanto o técnico se prepara para o teste. O técnico de ecocardiograma aplicará eletrodos, ou adesivos, em vários locais que ajudarão na detecção de anormalidades cardíacas. Normalmente, durante o procedimento, as luzes da sala ficarão desligadas ou esmaecidas, para que o técnico possa ter uma visão otimizada do monitor. O paciente pode ouvir um som whooshing que é característico do fluxo sanguíneo cardíaco.

Geralmente, o procedimento leva cerca de uma hora. Isso depende, no entanto, da condição do paciente. Às vezes, o técnico pode solicitar que o paciente respire de uma determinada maneira, ou solicitar que ele se posicione do seu lado para obter resultados mais completos. O procedimento geralmente é indolor, mas o paciente pode sentir uma pressão leve a moderada quando o transdutor pressiona a região do tórax.

A aplicação de pressão firme no peito produz imagens mais agudas e mais agudas do sistema cardiovascular.

Se o médico julgar que o ecocardiograma é normal, o paciente pode não precisar de avaliação adicional.

No caso de anormalidades serem descobertas, o paciente pode ser encaminhado a um cardiologista.

Um cardiologista é um médico especializado em doenças e condições do coração. Às vezes, os exames de acompanhamento podem incluir um exame do coração ou um angiograma cardíaco.

Esse procedimento minimamente invasivo usa um cateter que é inserido em uma artéria para determinar se um vaso está bloqueado.

O angiograma pode ajudar os médicos a encontrar causas para problemas de fluxo de sangue e pode ajudá-los a identificar aneurismas.

Normalmente, o ultrassom cardíaco pode revelar um tamanho normal do coração e também pode ajudar o médico a determinar se o coração está bombeando adequadamente. Além disso, danos ao músculo cardíaco e anomalias valvares podem ser revelados.

Um teste de ecocardiograma é considerado um procedimento médico seguro e é freqüentemente realizado em recém-nascidos se houver suspeita de defeitos cardíacos.

Como não há radiação emitida pelo mecanismo de ultrassonografia, a ultrassonografia cardíaca é o exame médico de diagnóstico de escolha em pediatria.

Quem precisa de ecocardiografia?

O seu médico pode recomendar ecocardiografia (eco) se tiver sinais ou sintomas de problemas cardíacos.

Por exemplo, falta de ar e inchaço nas pernas são possíveis sinais de insuficiência cardíaca.

A insuficiência cardíaca é uma condição na qual o coração não consegue bombear sangue rico em oxigênio para atender às necessidades do seu corpo. Echo pode mostrar o quão bem seu coração está bombeando sangue.

O ecocardiografia (eco) também pode ajudar seu médico a encontrar a causa de sons cardíacos anormais, como sopros cardíacos. Sopros cardíacos são sons extra ou incomuns ouvidos durante o batimento cardíaco.

Alguns sopros cardíacos são inofensivos, enquanto outros são sinais de problemas cardíacos.

Seu médico também pode usar o eco para aprender sobre:

O tamanho do seu coração: Um coração aumentado pode ser o resultado de pressão alta, válvulas cardíacas com vazamentos ou insuficiência cardíaca. O eco também pode detectar o aumento da espessura dos ventrículos (as câmaras inferiores do coração): Aumento da espessura pode ser devido à pressão alta, doença cardíaca valvular ou defeitos cardíacos congênitos.
Músculos do coração que são fracos e não estão bombeando bem: Danos causados por um ataque cardíaco podem causar áreas fracas do músculo cardíaco. Enfraquecimento também pode significar que a área não está recebendo suprimento de sangue suficiente, um sinal de doença coronariana.
Problemas nas válvulas cardíacas: O Eco pode mostrar se alguma de suas válvulas cardíacas não abre normalmente ou fecha firmemente.
Problemas com a estrutura do seu coração: O eco pode detectar defeitos cardíacos congênitos, como buracos no coração. Os defeitos cardíacos congênitos são problemas estruturais presentes no nascimento. Bebês e crianças podem ter eco para detectar esses defeitos cardíacos.
Coágulos sanguíneos ou tumores: Se você teve um acidente vascular cerebral, você pode ter eco para verificar se há coágulos sanguíneos ou tumores que poderiam ter causado o derrame.

Seu médico também pode recomendar eco para ver o quão bem seu coração responde a certos tratamentos cardíacos, como aqueles usados para insuficiência cardíaca.

Ecocardiograma – Fotos

Fonte: www.nhlbi.nih.gov/www.heart.org/www.wisegeek.org/www.mayoclinic.org/myheart.net/www.heart.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.