Breaking News
Home / Saúde / Adenovírus

Adenovírus

PUBLICIDADE

Adenovírus – O que é

Os adenovírus são um grupo de vírus que podem causar infecções leves a graves em todo o corpo.

As infecções, mais comuns, por adenovírus afetam mais comumente o sistema respiratório.

Essas infecções podem causar sintomas semelhantes ao resfriado ou gripe comum. A maioria das infecções por adenovírus são leves e requerem apenas alívio dos sintomas para tratamento.

Pesquisadores identificaram cerca de 50 tipos de adenovírus que podem infectar humanos. As infecções por adenovírus ocorrem durante todo o ano, mas tendem a atingir o pico no inverno e no início da primavera.

As infecções variam de leves a graves, mas doenças graves não acontecem com frequência.

Quem os adenovírus afetam?

Os adenovírus podem afetar pessoas de todas as idades. Mas eles são mais comuns em crianças com menos de 5 anos de idade.

A disseminação de adenovírus em bebês e crianças pequenas ocorre frequentemente em creches. Bebês e crianças neste ambiente entram em contato próximo um com o outro.

Eles também são mais propensos a colocar objetos na boca e menos propensos a lavar as mãos com frequência.

A disseminação de adenovírus em adultos pode ocorrer em ambientes lotados. Se você passar algum tempo em um dormitório ou quartel militar, pode estar em maior risco de contrair o vírus.

O vírus também se espalha comumente em hospitais e lares de idosos.

Se você tem um sistema imunológico enfraquecido, é mais provável que fique gravemente doente de uma infecção por adenovírus. Isso inclui pessoas que fizeram transplantes de células-tronco ou transplantes de órgãos.

Também inclui pessoas que têm câncer ou HIV/AIDS. Se você tem doença cardíaca ou respiratória, suas chances de infecção grave também aumentam.

Adenovírus – Sintomas

Adenovírus

A maioria das infecções por adenovírus são leves com poucos sintomas.

Os sintomas ou condições que você pode experimentar incluem:

Tosse.
Febre.
Nariz a pingar.
Dor de garganta (faringite).
Olho rosado (conjuntivite).
Infecção do ouvido (otite média).
Linfonodos inchados.
Frio no peito (bronquite).
Pneumonia.

Os adenovírus também podem afetar o trato gastrointestinal. Uma infecção no trato gastrointestinal pode causar diarréia. Você também pode experimentar gastroenterite. A gastroenterite é a inflamação do estômago ou intestinos. Pode causar dor de estômago, diarréia, náusea e vômito.

Mais raramente, os adenovírus podem afetar sua bexiga ou sistema nervoso. Os vírus na bexiga podem causar infecções do trato urinário.

Os vírus em seu sistema nervoso podem causar condições que podem afetar seu cérebro. Essas condições incluem encefalite e meningite.

Quanto tempo podem durar os sintomas do adenovírus?

A maioria dos sintomas do adenovírus dura de alguns dias a até duas semanas. Infecções graves podem durar mais tempo. Você pode ter sintomas que continuam a persistir por um tempo, como tosse.

O que causa infecções por adenovírus?

Existem aproximadamente 50 tipos de adenovírus que causam infecções em humanos. Os diferentes tipos infectam diferentes partes do seu corpo. O vírus pode se espalhar facilmente.

Crianças pequenas e pessoas com sistema imunológico comprometido são especialmente vulneráveis à infecção.

Os adenovírus são contagiosos?

Os adenovírus são muito contagiosos.

Eles podem se espalhar facilmente através de:

Contato próximo: O vírus pode se espalhar de pessoa para pessoa através de apertos de mão, beijos ou abraços.
O ar: O vírus pode se espalhar através de espirros e tosse. As gotículas respiratórias liberadas em espirros e tosses podem ser transferidas para outras pessoas pelo ar.
Superfícies e objetos: Depois de tocar em uma superfície contaminada, você pode pegar o vírus tocando nos olhos, nariz ou boca antes de lavar as mãos.
Cocô (fezes): O vírus pode se espalhar pelas fezes de uma pessoa infectada. Por exemplo, você pode ser infectado ao trocar a fralda do seu bebê.
Água: O vírus pode se espalhar através da água sem cloro. Por exemplo, se uma pessoa infectada com um adenovírus nada em uma piscina sem cloro adequado, ela pode espalhar o vírus. Esse tipo de propagação não é comum.

Os adenovírus são resistentes a muitos desinfetantes comuns. Portanto, eles podem permanecer infecciosos nas superfícies por muito tempo.

Além disso, esses tipos de vírus podem ser liberados do seu corpo (galpão) por dias ou até semanas após você se recuperar de uma infecção. Assim, o vírus pode continuar a se espalhar mesmo que você não tenha mais sintomas.

Como os adenovírus são tratados?

Não existem tratamentos específicos para infecções por adenovírus. A maioria das infecções é leve e requer apenas alívio dos sintomas.

Você pode aliviar a maioria dos sintomas com redutores de febre e analgésicos vendidos sem receita. Além disso, certifique-se de beber bastante água e descansar bastante.

Medicamentos antivirais não são úteis para tratamento em pessoas com sistema imunológico saudável. Antibióticos não funcionam em um adenovírus.

Se você tiver sintomas graves e/ou um sistema imunológico enfraquecido, consulte seu médico. Você pode precisar de tratamento no hospital para ajudá-lo a se recuperar de uma infecção grave. Em casos raros, você pode precisar de tratamento com um medicamento antiviral, como cidofovir ou ribavirina.

Como a infecção por adenovírus é transmitida?

Adenovírus

Os adenovírus se espalham muito facilmente de uma pessoa para outra e podem sobreviver por muito tempo em objetos.

O vírus pode se espalhar através do contato com gotículas do nariz e da garganta de uma pessoa infectada (por exemplo, durante a tosse ou espirro) ou tocando as mãos, um objeto ou superfície com o vírus e depois tocando a boca, nariz ou olhos antes de lavar as mãos.

Alguns adenovírus podem se espalhar pelas fezes de uma pessoa infectada (por exemplo, durante a troca de fraldas).

Os adenovírus também podem se espalhar pela água, como piscinas, mas isso é menos comum.

Fonte: my.clevelandclinic.org/www.childrenshospital.org/www.vdh.virginia.gov

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Gangrena

PUBLICIDADE Gangrena – O que é A gangrena é uma condição perigosa e potencialmente fatal que ocorre …

Disenteria

PUBLICIDADE Disenteria – Definição A disenteria é um termo geral para um grupo de distúrbios gastrointestinais caracterizados …

Varíola do Macaco

PUBLICIDADE Varíola do Macaco – O que é A Varíola do Macaco não é uma doença nova. …