Breaking News
Home / Saúde / Disidrose

Disidrose

PUBLICIDADE

Disidrose, é um tipo de dermatite, que é caracterizada por bolhas e coceira nas palmas das mãos e dos pés.

Disidrose é uma condição da pele em que as bolhas desenvolvem nas solas dos seus pés e / ou as palmas das suas mãos.

As bolhas são normalmente pruriginosa e pode ser enchido com fluido.

As bolhas duram normalmente durante cerca de duas a quatro semanas e podem ser relacionadas com alergias sazonais ou stress.

Causa

A causa exata é desconhecida da Disidrose.

Especialistas acreditam que a condição pode estar relacionada com alergias sazonais, como a febre do feno, por isso bolhas podem entrar em erupção com mais frequência durante a temporada de alergia da primavera.

Sintomas

Disidrose
Disidrose nos pés

Se você tiver eczema disidrótico, você vai notar as bolhas se formando em seus dedos, pés, mãos ou pés. As bolhas podem ser mais comuns nas bordas dessas áreas e, provavelmente, vai estar cheio de fluido.

Às vezes, grandes bolhas irão se formar, o que pode ser particularmente doloroso.

As bolhas geralmente acarretam muita coceira e pode descamar a sua pele. As áreas afetadas podem ficar rachada e dolorosa ao toque.

As bolhas podem durar até três semanas antes de começar a secar.

Uma vez que as as bolhas de disidrose seca, a pele pode aparecer escamosa. Como as bolhas secam, elas vão se transformar em fissuras da pele que podem ser dolorosas.

As bolhas associadas com disidrose ocorrem mais frequentemente nos lados dos dedos e as palmas. Às vezes, as solas dos pés também podem ser afetados. As bolhas são geralmente pequenas.

Tratamento

Disidrose
Disidrose nas mãos

Tratamento para disidrose na maioria das vezes inclui cremes ou pomadas que você esfrega sobre a pele afetada. Em casos graves, o médico pode sugerir comprimidos de corticosteróides, como a prednisona, ou injeções.

As formas terapêuticas da disidrose variam conforme a causa. Um problema é a dificuldade para se detectar com precisão a verdadeira causa da disidrose.

Algumas vezes, mesmo quando identificada a causa, sua eliminação é difícil ou até mesmo impossível, como no caso dos fatores emocionais. Dependendo da causa, o tratamento é medicamentoso.

É essencial a avaliação médica para realização do tratamento adequado.

O que é

A disidrose é caracterizada pelo aparecimento de erupções cutâneas de caráter reincidente (que reaparecem com freqüência). São formadas vesículas, isoladas ou confluentes (aglomeradas), com conteúdo geralmente viscoso.

As lesões acometem, exclusivamente, as mãos e os pés. Entende-se por vesículas, lesões da pele de conteúdo líquido, com até um centímetro de diâmetro. Acima de um centímetro, são chamadas de bolhas.

Quando o líquido sofre ressecamento, formam-se crostas e, quando as lesões involuem, formam-se escamas. Portanto, conforme a fase evolutiva da disidrose, será observada a presença de vesículas, crostas ou escamas.

Eczema Disidrótico

Disidrose
Disidrose nos dedos

O eczema disidrótico, também conhecido como disidrose ou ponfolix, é uma erupção aguda e recorrente que acomete as palmas, plantas ou faces laterais dos dedos. Caracteriza-se por lesões vesiculosas, numerosas, isoladas ou confluentes, que posteriormente secam, originando descamação. Pode haver prurido.

Apresenta-se como uma dermatose eczematosa com acúmulo de ?uido formando vesículas. Pela espessura maior da pele nas regiões palmo-plantares, essas vesículas rompem-se com mais dificuldade. fazendo com que atinjam um tamanho maior. O prurido é um sintoma constante, ocorrendo sobretudo antes do rompimento das vesículas ou bolhas.

Sua etiologia não está bem elucidada.

A disidrose acomete principalmente adultos jovens. É mais comum em indivíduos de pele branca.

Diagnóstico

Em muitos casos, o médico conseguirá diagnosticar o eczema disidrótico com um exame minucioso da pele. Como os sintomas de eczema disidrótico podem ser semelhantes aos de outras doenças de pele, o médico pode decidir fazer outros exames. Esses exames podem incluir biópsia da pele, que consiste na remoção de uma pequena amostra de pele para exame em laboratório. A biópsia pode anular outras causas possíveis para as bolhas como uma infecção fúngica.

Se o médico acreditar que os episódios de eczema disidrótico estiverem relacionados diretamente a alergias, poderão também ser realizados exames de alergia de pele.

Fonte: www.healthline.com/www.mayoclinic.org/pt.healthline.com/www.asbai.org.br

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.