Breaking News
Home / Saúde / Choque séptico

Choque séptico

PUBLICIDADE

O choque séptico é uma condição anormal caracterizada de um organismo no qual há hipotensão prolongada por um determinado período, normalmente duas horas ou mais, provocada por uma diminuição na perfusão tecidual e o fornecimento de oxigênio, como um resultado da infecção e sepse que isso resulta, mesmo que o microrganismo causante seja localizado em todo o corpo de forma sistêmica ou em um único órgão do corpo.

Normalmente requer o uso de medicamentos vasopressores para aumentar a pressão arterial apesar da restauração adequada do volume corporal da vítima.

Um choque séptico pode causar síndrome de disfunção multiorgânica , anteriormente conhecido como falência de vários órgãos e morte. Suas vítimas mais frequentes são crianças, imunossupressores e idosos, já que seu sistema imunológico não pode lidar com a infecção de forma mais efetiva, como em adultos saudáveis. A taxa de mortalidade por choque séptico é de aproximadamente 25-50%.

Recentemente, novos conceitos (e novas abordagens) de sepse e choque séptico, com base em estudos de banco de dados e estudos prospectivos que comprovam sua validade, foram publicados em The Third International Consensus Definitions para Sepse e Choque Séptico em 2016.

O Choque Sético agora é definido como um “subconjunto da sepse”, onde as anormalidades circulatórias, celulares e metabólicas subjacentes são importantes o suficiente para aumentar substancialmente a mortalidade.

Os critérios clínicos para identificar tais condições incluem a necessidade de vasopressores para obter uma pressão arterial média (MAP) ≥ 65 mmHg e um aumento na concentração de lactato> 2 mmol / L, apesar da ressuscitação com fluidos adequados. Esta nova definição centra-se principalmente na importância de distinguir o choque séptico de outras formas de choque circulatório.

Diagnóstico

As principais características da sepse grave e choque séptico são as mudanças que ocorrem nos níveis celular e microvascular com a ativação de cascatas de inflamação e coagulação, vasodilatação e distribuição de sangue fraca, vazamento endotelial capilar, e disfunção no uso de oxigênio e nutrientes no nível celular.

O desafio é reconhecer que esse processo está em andamento, quando pode não ser claramente evidente em sinais vitais ou exame clínico.

Fonte: es.wikipedia.org

Veja também

Onicodistrofia

Onicodistrofia

PUBLICIDADE Definição A onicodistrofia representa vários processos patológicos das unhas, tais como doenças infecciosas e não infecciosas, …

Síndrome de Dressler

Síndrome de Dressler

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Dressler pode ser descrita como uma forma de pericardite que normalmente se …

Hérnia de Disco

Hérnia de Disco

PUBLICIDADE Definição A hérnia de disco é a ruptura do tecido que separa os ossos vertebrais da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.