Breaking News
Home / Saúde / Radiografia Panorâmica

Radiografia Panorâmica

PUBLICIDADE

Definição

Radiografias panorâmicas são imagens comumente usadas na prática odontológica, produzida por radiação, geralmente por raios-x, e gravada em uma superfície radiossensível, como um filme fotográfico, ou fotografando uma imagem fluoroscópica.

É usada para representar o corpo da mandíbula, maxila e seios maxilares em uma única imagem.

O que é

Uma radiografia panorâmica é um tipo de raio-x dental algumas vezes usado para gerar uma imagem de todos os dentes de uma só vez.

Ao contrário de outras radiografias dentárias, não é adequado para detectar cáries, mas fornece uma imagem geral dos dentes, mandíbula e alguns tecidos moles.

As radiografias panorâmicas são um tipo de tomografia, porque as imagens são criadas e borradas juntas a partir de uma fonte de radiação móvel.

O espaço fotografado pela máquina é conhecido como vale focal, onde os dentes, ossos e outros recursos podem ser vistos.

Os pacientes geralmente precisam ser posicionados para que as imagens apareçam claras e estruturas anatômicas, como o palato duro, não ocultem a imagem.

Além de cobrir uma grande área em um curto período de tempo, uma radiografia panorâmica usa uma baixa dose de radiação.

Também pode ser usado em pacientes que não são tão móveis quanto exigido por outras máquinas de raio-x.

Crianças, deficientes e pacientes que não conseguem manter a boca aberta podem ser fotografados, assim como a maioria das outras pessoas.

O sistema é frequentemente usado para visualizar dentes impactados antes de um procedimento odontológico ou ossos faciais fraturados, crescimento da mandíbula e tumores e cistos.

Na radiografia panorâmica, normalmente é usado um filme cerca de 12,7 a 15,2 centímetros de largura. Quanto maior o filme, mais a mandíbula é incluída na imagem.

Filmes mais largos são mais adequados para a imagem da articulação articulada da mandíbula. As imagens resultantes são geralmente mais nítidas no meio da calha focal e um pouco embaçadas em direção às bordas.

Isso é causado pelo movimento geral da máquina enquanto a imagem é capturada.

Os pacientes geralmente recebem instruções específicas enquanto é feita uma radiografia panorâmica. Eles geralmente são instruídos a posicionar a língua como se estivesse engolindo, sentando-se ereta e removendo jóias ou implantes dentários. Se a posição não estiver correta, às vezes estruturas anatômicas ou outras podem fazer parecer que há uma fratura óssea.

Os especialistas em odontologia também devem conhecer a localização dos ossos, vasos sanguíneos e nervos, para que não sejam confundidos com problemas na mandíbula ou nos dentes.

As máquinas de radiografia panorâmica geralmente têm muitas opções de produtos. Cada máquina pode operar de maneira diferente, portanto, os especialistas e técnicos que trabalham com ela devem estudar as instruções do fabricante do sistema. Em algumas máquinas, a calha focal pode ser ajustada para cada paciente.

A medição também pode ser exibida como um número em uma tela digital. Isso permite que os dentistas usem o mesmo número para o paciente em exames futuros, para que a máquina possa se ajustar automaticamente ao corpo do paciente.

O que é um raio X dental panorâmico?

Muitos tipos de raios-x são usados hoje pelo dentista.

Um raio-x dental panorâmico é uma imagem panorâmica da boca inteira de uma pessoa. Isso fornece ao dentista uma visão clara de todos os dentes em uma única imagem, o que lhe proporciona uma melhor compreensão da saúde e da colocação dos dentes no maxilar.

Um raio-x dental panorâmico é particularmente importante para identificar problemas com os dentes do siso. Estes são os dentes na parte de trás da boca.

Um raio-x padrão tem dificuldade em capturar todo o dente do siso por causa da profundidade da área da raiz.

O raio X fornece uma visão ampla de toda a área da boca, o que fornece ao dentista informações sobre outros possíveis problemas dentários.

Isso pode ajudar o dentista a determinar qualquer desalinhamento da área da mandíbula, que pode afetar os hábitos de mastigação de uma pessoa.

O raio-x panorâmico utiliza filme especial que não é colocado na boca do paciente. Isso é diferente de um raio-x de asa de mordida padrão.

O raio-x panorâmico conta com tecnologia avançada que lê na cabeça e nos dentes, semelhante a um raio-x do tórax.

A maioria dos dentistas realiza um raio-x dental panorâmico na primeira visita. Isso fornece uma foto rápida dos dentes para ajudar o dentista a determinar possíveis cáries.

Um dentista geralmente exige fotos adicionais adicionais para problemas dentários específicos identificados na vista panorâmica.

Um raio-x dental panorâmico leva alguns minutos para ser concluído. O dentista normalmente pede ao paciente que fique quieto enquanto os aparelhos de raio-x mecânicos se movem pela cabeça. Esse processo é indolor, mas pode ser um pouco intimidador.

Muitas pessoas se preocupam com a dosagem de radiação dos aparelhos de raio-x no dentista. Este tipo de raio-x é modesto em comparação com os raios-x torácicos padrão.

O raio X produz cerca de dois terços a menos de radiação do que um raio X típico do tórax. Essa dosagem é equivalente a três fotografias de dente padrão.

Um raio-x dental panorâmico não é necessário a cada ano. A maioria dos dentistas solicita uma nova leitura panorâmica a cada cinco anos.

Isso fornece uma revisão e cobertura adequadas para determinar possíveis problemas na área da mandíbula ou nos dentes do siso.

Raios X

Visão geral

Os raios X, também conhecidos como radiografias, são uma parte essencial de qualquer plano de tratamento odontológico.

Eles são diagnósticos, mas também podem ser preventivos, ajudando o dentista a diagnosticar possíveis problemas de higiene bucal na boca do paciente antes que eles se tornem um grande problema.

Fonte: www.radiologyinfo.org/www.colgate.com/iits.dentistry.utoronto.ca/www.wisegeek.org/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.thefreedictionary.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.