Breaking News
301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.

Home / Saúde / Colposcopia

Colposcopia

PUBLICIDADE

A colposcopia é uma maneira de obter uma visão de perto do seu colo do útero.

É uma maneira rápida e fácil de encontrar alterações celulares no colo do útero que podem se transformar em câncer.

Demora cerca de 15-20 minutos e você pode ir para casa logo em seguida.

O que é Colposcopia?

A colposcopia é um procedimento médico usado para acompanhar resultados anormais de Papanicolaou ou observações de irregularidades durante uma consulta ginecológica de rotina.

Durante a colposcopia, o objetivo é identificar áreas de anormalidade no órgão reprodutor feminino e ao redor do colo uterino e coletar amostras de tecido para biópsia, se necessário.

O procedimento também pode ser usado para identificar a causa de observações incomuns feitas durante um exame pélvico, ou para confirmar que um tratamento ou procedimento anterior está funcionando de forma eficaz.

Quando uma mulher faz uma consulta de colposcopia, o procedimento é muito parecido para uma consulta ginecológica regular. Na maioria das vezes, seu praticante regular pode realizar o procedimento.

A consulta começa com a despir-se da cintura para baixo em uma mesa ginecológica e, em seguida, o praticante insere um espéculo para dilatar o órgão reprodutor feminino, facilitando a visualização das estruturas reprodutivas internas. Em seguida, a área é esfregada com uma solução suave de vinagre, o que fará com que áreas anormais fiquem brancas.

Em vez de realizar o exame a olho nu, o praticante utiliza um colposcópio, um microscópio que pode ampliar áreas de interesse até 400 vezes, se necessário.

Uma luz brilhante ilumina a área enquanto o praticante manipula o colposcópio para procurar áreas de tecido anormal ou desenvolvimento de vasos sanguíneos. Se uma anormalidade for detectada, uma biópsia pode ser feita para análise.

Colposcopias também podem ser usadas para identificar infecções, anormalidades físicas e algumas outras condições.

Às vezes, um médico recomendará uma colposcopia apenas para ter certeza de que não há condições emergentes de preocupação em mulheres que estão em risco, como mulheres com repetidas análises anormais de papanicolau ou HPV.

O procedimento é tão confortável quanto um exame pélvico regular. Algumas mulheres gostam de tomar um relaxante muscular ou medicação anti-ansiedade antes de uma colposcopia, porque eles podem ser convidados a sentar-se na posição por algum tempo. Se uma biópsia for realizada, uma sensação dolorosa de beliscão pode ser sentida e algum sangramento pode ocorrer.

Como regra geral, não há complicações envolvidas em uma colposcopia. Algumas mulheres experimentam sangramento leve ou manchas, e os médicos geralmente recomendam que as mulheres se abstenham de atividade sexual, uso de absorventes internos ou administração de medicamentos por via  do órgão reprodutor feminino durante uma semana após o procedimento. Os resultados dos testes da biópsia, se um deles for tirado, podem levar algum tempo para serem devolvidos, mas as mulheres devem ter certeza de que seus médicos vão ligar assim que os resultados chegarem.

Exame

A colposcopia é um exame minucioso do colo do útero de uma mulher (ou colo do útero) usando um microscópio especial chamado colposcópio.

O colposcópio também pode ser usado para examinar células anormais no trato genital da mulher, dentro ou fora do órgão reprodutor feminino. Não é uma operação e não é necessário anestesia ou internação hospitalar.

A colposcopia é um teste mais preciso porque o médico pode examinar mais de perto o colo do útero para avaliar se é necessário mais tratamento.

O que é uma biópsia de Colposcopia?

Uma biópsia de colposcopia é um procedimento diagnóstico no qual um médico remove amostras de tecido do colo do útero para examiná-las.

Durante este processo, o médico usa uma ferramenta de ampliação especial chamada colposcópio. Usando isso, o médico é capaz de examinar visualmente o colo do útero para identificar o tecido possivelmente anormal.

A biópsia de colposcopia é uma ferramenta importante na detecção e prevenção do câncer do colo do útero.

Um ginecologista pode sugerir uma biópsia de colposcopia se a mulher apresentar resultados anormais no exame de Papanicolau.

Um teste de Papanicolau anormal pode ser o resultado de uma infecção, que pode levar ao câncer do colo do útero, ou pode ser causada por alterações naturais nas células do colo do útero.

Durante uma colposcopia, o médico pode determinar se as alterações celulares são menores ou se os tecidos são anormais o suficiente para exigir uma biópsia.

A colposcopia também pode ser usada para examinar feridas ou verrugas no órgão reprodutor feminino ou no colo do útero.

Para uma colposcopia, uma mulher está na mesma posição que durante um exame pélvico de rotina: ela é reclinada na mesa de exame com os pés nos estribos. O médico insere um espéculo no órgão reprodutor feminino para abrir o canal e, em seguida, aplica uma solução de ácido acético ao colo do útero. O ácido acético faz com que as células anormais se tornem brancas. O médico também pode usar uma solução à base de iodo para destacar o tecido anormal.

Se o médico identificar células anormais, ele removerá pequenas amostras do tecido.

A maioria das biópsias de colposcopia não requer anestesia, mas alguns médicos podem optar por usá-la se muitas amostras precisarem ser colhidas. A mulher geralmente sente beliscões ou cãibras durante o procedimento.

Após uma biópsia de colposcopia, pode levar várias semanas para o médico relatar os resultados.

Dependendo das descobertas da biópsia, o médico pode recomendar testes de Papanicolau mais frequentes para rastrear alterações nas células cervicais, testes adicionais ou tratamento.

Em alguns casos, o médico pode querer remover as partes anormais do colo do útero, a fim de evitar mais problemas.

O médico pode recomendar uma biópsia mais extensa se a biópsia da colposcopia não indicar por que o resultado do exame de Papanicolau foi anormal.

Há riscos mínimos de uma biópsia de colposcopia. Às vezes, uma mulher pode sentir sangramento imediatamente depois. Há também a possibilidade de cólicas, corrimento e sangramento por vários dias após o procedimento.

Em casos raros, os locais de biópsia podem se infectar e exigir tratamento.

Se uma mulher tiver sangramento muito intenso ou sangramento que dura várias semanas, ela deve entrar em contato com o médico.

Colposcopia – Fotos

Fonte: www.plannedparenthood.org/www.wisegeek.org/www.nhs.uk/www.mayoclinic.org/conditions.health.qld.gov.au

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Gripe Espanhola

Gripe Espanhola

PUBLICIDADE Definição A pandemia de gripe espanhola é a catástrofe contra a qual todas as pandemias modernas …

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.