Breaking News
Home / Saúde / Sarcopenia

Sarcopenia

PUBLICIDADE

O que é

Sarcopenia é uma condição médica que se refere à perda degenerativa da massa muscular esquelética e da coordenação, geralmente como resultado do processo de envelhecimento.

Deficiências em proteínas e alterações da concentração hormonal são geralmente vistos como as causas específicas da sarcopenia.

O termo sarcopenia vem do grego, significando literalmente “uma pobreza da carne”.

A massa muscular é feita de proteínas, o corpo normalmente procura um equilíbrio ideal entre o uso e a produção de proteínas para garantir a saúde dos músculos.

À medida que as pessoas envelhecem, a capacidade do organismo de produzir proteínas diminui.

As alterações hormonais que ocorrem com o envelhecimento também afetam esta produção, uma vez que os hormônios são a principal fonte de produção de proteínas.

O resultado desta proteína decrescente geralmente leva à incapacidade do corpo para manter a massa muscular.

A maioria dos sinais comuns do envelhecimento, tais como a pele enrugada, caixas torácicas afundados, e a inclinação causada por uma diminuição do suporte muscular para a medula espinhal pode ser atribuído a este processo.

Sarcopenia também dificulta a coordenação motora, como a atrofia da massa muscular torna o movimento mais difícil. É por isso que as pessoas mais velhas podem não ter coordenação ou mover de forma mais lenta. Estudos de casos médicos também mostraram que o processo de sarcopenia geralmente aumenta após a idade de 80 anos.

Embora a sarcopenia seja geralmente relacionada ao envelhecimento, ela também pode ocorrer em outros contextos. Condições ambientais e exposição à poluição podem causar sintomas de sarcopenia. Várias doenças degenerativas também podem levar a sarcopenia ou ter sarcopenia como um sintoma.

Embora o processo de envelhecimento é inevitável, existem inúmeras maneiras de ajudar a minimizar os efeitos da sarcopenia. O exercício geralmente pode ajudar a manter a força da massa muscular e manter algum nível de coordenação motora. Isso pode ajudar a compensar a perda natural de proteínas que o processo de envelhecimento implica.

Diminuição da Massa Muscular

Sarcopenia
Sarcopenia

O avanço da idade adulta está associado a profundas alterações na composição corporal, cujo principal componente é a diminuição da massa muscular esquelética. Esta perda relacionada com a idade no músculo esquelético tem sido referida como sarcopenia.

A redução relacionada à idade no músculo é uma causa direta da diminuição da força muscular relacionada à idade.

A massa muscular (não a função) parece ser o principal determinante das diferenças de força relacionadas à idade e ao sexo.

Esta relação é independente da localização do músculo (extremidades superiores e inferiores) e função (extensão vs. flexão).

Redução da força muscular nos idosos é uma das principais causas para o aumento da sua prevalência de deficiência.

Com o avanço da idade e níveis extremamente baixos de atividade visto no mais velho, força muscular é um componente crítico da capacidade de andar.

A alta prevalência de quedas entre os idosos institucionalizados pode ser conseqüência da menor força muscular.

O gasto energético diário diminui progressivamente ao longo da vida adulta.

Em indivíduos sedentários, o principal determinante do gasto energético é a massa sem gordura, que diminui cerca de 15% entre a terceira e a oitava década de vida, contribuindo para uma menor taxa metabólica basal em idosos.

Os dados indicam que a preservação da massa muscular e a prevenção da sarcopenia podem ajudar a prevenir a diminuição da taxa metabólica. Além do seu papel no metabolismo energético, o músculo esquelético e o seu declínio relacionado com a idade podem contribuir para alterações associadas à idade, tais como redução da densidade óssea, sensibilidade à insulina e capacidade aeróbia.

Causa

Embora nenhum diagnóstico de consenso tenha sido alcançado, a sarcopenia é cada vez mais definida pela perda de massa muscular e perda da função ou força muscular.

Sua causa é amplamente considerada como multifatorial, com declínio neurológico, alterações hormonais, ativação da via inflamatória, declínio da atividade, doenças crônicas, infiltração de gordura e má nutrição, tudo isso mostrado ser fatores contribuintes. descobertas moleculares recentes relacionados com apoptose, declínio mitocondrial, e o sistema de angiotensina no músculo esquelético puseram em evidência os mecanismos biológicos que podem ser contributivo.

As intervenções em geral continuam a alvejar a nutrição e o exercício.

Perda da Massa Muscular

A sarcopenia é a perda degenerativa da massa muscular esquelética (0,5-1% de perda por ano após a idade de 50), qualidade e força associada com o envelhecimento.

A maioria das pessoas começa a perder quantidades modestas de massa muscular após os 30 anos, mas a perda de força resultante aumenta exponencialmente com a idade.

A sarcopenia é um componente da síndrome da fragilidade.

Possíveis efeitos da sarcopenia incluem diminuição da força muscular, problemas de mobilidade, fraqueza, ossos fracos (osteoporose), quedas e fraturas, diminuição dos níveis de atividade, diabetes, ganho de peso na idade média e perda de função física e independência.

É frequentemente um componente da caquexia.

Pode também existir independentemente da caquexia. Enquanto a caquexia inclui mal-estar e é secundária a uma patose subjacente (como o cancro), a sarcopenia pode ocorrer em pessoas saudáveis e não necessariamente inclui mal-estar.

Resumo

Sarcopenia continua a ser um importante problema clínico que afeta milhões de adultos mais velhos.

Apesar da sua elevada prevalência, não foi desenvolvida uma definição consensual clara.

Causas incluem declínios nos hormônios e número de junções neuromusculares, aumento da inflamação, diminuição da atividade e nutrição inadequada.

Novas descobertas moleculares que podem afetar a sarcopenia incluem alterações na biologia mitocondrial, no sistema de angiotensina e na apoptose.

As intervenções para sarcopenia continuam a ser desenvolvidas com maior ênfase em exercícios e intervenções nutricionais.

O desenvolvimento farmacêutico foi parcialmente retardado pela falta de uma definição de consenso para a sarcopenia.

Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/www.wisegeek.com/aginginmotion.org

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Cetoacidose

PUBLICIDADE A cetoacidose está relacionada à hiperglicemia, é uma condição grave associada à doença ou …

Ciclotimia

Ciclotimia

PUBLICIDADE Definição O distúrbio ciclotímico, uma forma leve de transtorno bipolar, é caracterizado por variações crônicas …

Flebite

PUBLICIDADE Definição de flebite A flebite é uma condição na qual uma veia se torna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.