Breaking News
Home / Saúde / Osteopoiquilose

Osteopoiquilose

PUBLICIDADE

O que é

A osteopoiquilose é uma condição genética benigna caracterizada por manchas brancas que podem ser identificadas no osso em radiografias e outros estudos de imagens médicas.

Nenhum tratamento é necessário para esta condição, a menos que cause dor, caso em que uma pessoa é geralmente prescrita analgésicos.

Às vezes, a condição está associada a outras condições genéticas que podem ser menos benignas, e um médico pode recomendar o teste e a triagem, se houver a preocupação de que há mais coisas acontecendo com o paciente do que apenas a osteopoiquilose.

Esta condição é uma de uma família de condições conhecidas como displasias ósseas esclerosantes.

Em pessoas com osteopoiquilose, pequenas lesões discais ovais em forma de disco aparecem nos ossos, especialmente nas extremidades dos ossos longos.

A área ao redor da pelve é um local clássico para as lesões. As lesões são frequentemente identificadas antes dos vinte anos de idade, e pode ser um achado incidental encontrado durante o trabalho de um paciente para outro problema médico. Se alguém não tem motivo para ser radiografado enquanto jovem, a osteopoiquilose pode não ser identificada até mais tarde.

Algumas displasias ósseas esclerosantes são perigosas ou estão associadas a outros problemas genéticos.

Por esse motivo, quando são identificadas lesões suspeitas de osteopoiquilose, o médico pode recomendar uma investigação adicional para confirmar o diagnóstico.

Uma vez confirmada, a condição não requer atenção ou tratamento especial, embora os pacientes possam querer anotá-la quando forem radiografados ou testados mais tarde, para que outros médicos estejam cientes da situação.

Pessoas com osteopoiquilose não parecem estar em maior risco de fraturas e outros problemas com os ossos, embora a condição seja uma desordem óssea.

Em pacientes com um conjunto de condições genéticas incluem esta displasia óssea esclerosante, estas condições podem causar problemas médicos que podem variar em caráter, dependendo das condições envolvidas.

Pessoas com uma história familiar de osteopoiquilose não necessariamente precisam se preocupar em transmiti-la a seus filhos porque é uma variação genética benigna, embora possam querer considerar o teste genético para verificar se há sinais de condições que às vezes estão associadas à osteopoiquilose.

Esta condição é relativamente rara e pode ser um achado radiológico incomum.

Se um radiologista não tiver visto muitos casos, ele ou ela pode recomendar que os filmes sejam revisados por um profissional com mais experiência para confirmar o diagnóstico.

Os pacientes também podem ser encaminhados a um especialista em ossos para exames e aconselhamento adicionais.

Definição

A osteopoiquilose é uma condição hereditária rara dos ossos, transmitida como um traço autossômico dominante caracterizado por numerosas áreas hiperostóticas que tendem a localizar-se em regiões ósseas periarticulares.

Geralmente é assintomática e freqüentemente é diagnosticada incidentalmente durante radiografias feitas por outras razões.

Descrição

A osteopoiquilose, também conhecida como “doença óssea pontiaguda”, é uma doença óssea autossômica dominante benigna, caracterizada por pequenas áreas (ilhas) de lesões ósseas escleróticas.

Osteopoiquilose aparece principalmente em ossos longos, ossos do carpo e do tarso, pélvis, sacro e escápula.

Com uma incidência estimada de 1: 50.000, este distúrbio pode aparecer em qualquer idade entre 15 e 60 anos, com um pouco mais de homens do que mulheres afetadas.

A osteopoiquilose é tipicamente assintomática, embora tenha sido relatado que cerca de 20% dos pacientes terão algum grau de dor articular ou derrame articular.

A pelve é uma área comum para lesões associadas à osteopoiquilose

Ossos do Tarso

Fonte: Colégio São Francisco

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Macrocefalia

PUBLICIDADE Definição Macrocefalia (ou “cabeça grande”) é uma razão muito comum para o encaminhamento a um …

Síndrome da Cabeça Chata

PUBLICIDADE O que é A síndrome da cabeça chata é uma condição na qual a cabeça de …

Polifagia

Polifagia

PUBLICIDADE Definição A polifagia é uma condição caracterizada por fome excessiva e aumento do apetite. Não importa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.