Breaking News
Home / Saúde / Osteopenia

Osteopenia

PUBLICIDADE

A osteopenia é uma diminuição na densidade mineral óssea, o que pode ser uma condição precursora da osteoporose. No entanto, nem todas as pessoas diagnosticadas com osteopenia desenvolvem osteoporose.

Osteopenia é uma condição na qual a densidade mineral óssea é menor que o normal. É considerado por muitos médicos como um precursor da osteoporose . No entanto, nem todas as pessoas diagnosticadas com osteopenia desenvolvem osteoporose. Mais especificamente, a osteopenia é definida como um escore T de densidade mineral óssea entre -1,0 e -2,5.

A osteopenia é uma situação teórica e conceitualmente epidemiológica, em que a densidade mineral óssea não é normal nem osteoporótica. A intenção original da OMS ao criar essa definição densitométrica de osteoporose / osteopenia foi aplicá-la apenas para fazer uma classificação do ponto de vista epidemiológico, e não para utilizá-la na prática clínica. No entanto, seu uso foi ampliado na prática clínica de rotina.

Osteopenia é uma condição na qual a densidade mineral óssea é menor que o normal. É considerado por muitos médicos como um precursor da osteoporose . No entanto, nem todas as pessoas diagnosticadas com osteopenia desenvolvem osteoporose. Mais especificamente, a osteopenia é definida como um escore T de densidade mineral óssea entre -1,0 e -2,5.

Causas

Como a osteoporose, a osteopenia ocorre mais frequentemente em mulheres na pós-menopausa, como resultado da perda de estrogênio. Também pode ser exacerbado por fatores de estilo de vida, como falta de exercícios, consumo excessivo de álcool, tabagismo ou uso prolongado de medicamentos glicocorticóides. Também pode ser um resultado da exposição à radiação.

A osteopenia ocorre com mais frequência em participantes de esportes que não suportam peso, como andar de bicicleta ou nadar, do que em participantes de esportes com pesos, como levantamento de força e corrida , já que o exercício de carregar os ossos tende a proteger ou possivelmente aumentar a densidade mineral óssea.

Em particular, a condição é frequentemente observada em atletas jovens do sexo feminino. É um dos três principais componentes da síndrome da tríade de atletas do sexo feminino, juntamente com amenorréia e transtornos alimentares. Atletas do sexo feminino tendem a ter menor peso corporal, menor percentual de gordura e maior incidência de asma do que seus pares menos ativos. Um balanço energético negativo e crônico pode suprimir os níveis de estrogênio e diminuir a densidade mineral óssea.

É também um sinal de envelhecimento normal , em contraste com a osteoporose, que está presente no envelhecimento patológico. A osteopenia também é um efeito comum da doença celíaca , mesmo entre pacientes que, de outra forma, são assintomáticos.

Diagnóstico

As digitalizações de ossos em qualquer parte do corpo podem ser feitas com raios X.

Tratamento

Quando a terapia médica é seguida, o tratamento inclui medicamentos com várias ações. Drogas comumente usadas são bisfosfonatos incluindo alendronato, risedronato e ibandronato; moduladores seletivos do receptor de estrogio tais como raloxifeno; estrogio; calcitonina; e teriparatida.

Osteopenia

Osteopenia refere-se a uma condição em que a densidade óssea de uma pessoa, ou densidade mineral óssea (DMO) é medida abaixo da média. Isso não é osteoporose. Pode ser uma indicação de que a densidade óssea está diminuindo e que a osteoporose será o resultado.

Geralmente, quando uma pessoa tem 30 anos, eles têm a maior medida possível de densidade mineral óssea. Se nessa idade, já estiver abaixo da média, a pessoa é dita portadora de osteopenia.

À medida que as pessoas envelhecem, e particularmente quando as mulheres atingem a menopausa, elas tendem a perder alguma massa óssea. Mesmo que você tenha uma boa dieta, faça exercícios regularmente e não fume, a osteopenia pode ocorrer. Tanto ele como a osteopporose determinam-se em parte pela genética; densidade de massa óssea parece ser maior em certas populações. As mulheres que são magras, caucasianas ou asiáticas correm maior risco para ambas as condições.

Geralmente, não há sintomas causados ​​por osteopenia, já que a densidade óssea baixa não significa que seus ossos sejam frágeis o suficiente para quebrar. O importante é que as mulheres tenham um exame ósseo para avaliar a densidade óssea. Uma varredura pode medir se você tem osteopenia, mas não pode dizer a taxa em que a massa óssea está sendo perdida. Se você tem uma densidade óssea mais baixa, pode ser necessário fazer varreduras anualmente para avaliar as chances de desenvolver osteoporose.

Fonte: es.wikipedia.org/en.wikipedia.org/www.wisegeek.com

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.