Aracnoidite

PUBLICIDADE

Aracnoidite – Definição

aracnoide é uma das membranas que circundam os nervos da medula espinhal.

aracnoidite é uma condição em que a membrana incha e causa dor. Pode ser causada por uma infecção, lesão ou compressão crônica da medula espinhal.

Aracnoidite significa literalmente “inflamação da aracnóide”, que é o meio das três membranas (meninges) que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

O termo mais geralmente se refere a vários distúrbios neurológicos raros causados pela inflamação de uma porção do espaço aracnoide e subaracnóideo, afetando o tecido neural que se encontra abaixo.

Os sintomas de aracnoidite são bastante variáveis e podem incluir desde uma erupção cutânea a dor moderada ou intensa, até paralisia.

A condição geralmente é progressiva, raramente pode ser curada e os tratamentos existentes variam em sua eficácia.

Aracnoidite – O que é

Aracnoidite é uma condição que causa dor crônica.

É marcado por um aracnoide inflamado, uma membrana que protege os nervos da medula espinhal.

Além da dor, a aracnoidite também pode causar espasmos musculares debilitantes e cãibras. Também pode levar a problemas com a bexiga e intestino, bem como com a função sexual prejudicada.

Alguns indivíduos com aracnoidite grave podem até sofrer paralisia nas extremidades inferiores do corpo.

Há muitas coisas que podem levar à aracnoidite. Os produtos químicos podem causar irritação e levar à inflamação do aracnoide. Infecções bacterianas e virais também podem levar à inflamação.

Alguns indivíduos são diagnosticados com aracnoidite após lesão na coluna vertebral. A compressão contínua dos nervos espinhais pode levar à condição, assim como certas complicações decorrentes de cirurgias espinhais ou tratamentos médicos invasivos.

Em alguns casos, a inflamação da aracnoidite causa a formação de tecido cicatricial. O tecido cicatricial faz com que os nervos da coluna fiquem grudados. Muitas vezes, isso leva à função prejudicada dos nervos afetados, causando uma variedade de sintomas, incluindo uma sensação de queimação ou ardência na região lombar.

O tecido cicatricial e as aderências da aracnoidite podem afetar não apenas as costas, mas também as pernas.

O comprometimento desses nervos também pode causar dormência e formigamento.

Infelizmente, o prognóstico para a maioria dos pacientes com aracnoidite não é bom.

O tratamento geralmente falha em aliviar a dor intensa e os déficits neurológicos típicos da doença.

Geralmente, o tratamento é centrado no alívio da dor, pois não existe cura para a doença.

O tratamento cirúrgico é considerado controverso, pois os resultados geralmente são fracos e qualquer alívio realizado é geralmente de curto prazo.

A previsão do futuro para pacientes com aracnoidite é muitas vezes dificultada devido aos efeitos naturais do envelhecimento. Da mesma forma, condições preexistentes da medula espinhal tendem a dificultar a obtenção de um prognóstico preciso.

aracnoidite não segue um padrão previsível, dificultando aos médicos dizer exatamente aos pacientes o que esperar.

Além disso, a gravidade dos sintomas parece ser altamente variável, levando a mais dificuldade em tirar conclusões para o futuro.

Existem muitos programas que se concentram na pesquisa de dor crônica, buscando ajudar indivíduos com condições como aracnoidite.

Esses programas trabalham para encontrar novas maneiras de tratar a dor causada pela aracnoidite e lidar com os danos nervosos, muitas vezes debilitantes. O alívio da dor não é o único foco, no entanto, pois o objetivo real de tais programas de pesquisa é reverter completamente os efeitos da aracnoidite.

Aracnoidite – Descrição


Aracnoidite

Três membranas, incluindo a dura-máter, aracnóide e pia-máter, e uma camada de líquido cefalorraquidiano (LCR) circundam, protegem e amortecem o cérebro e a medula espinhal.

A pia-máter adere ao cérebro e à medula espinhal e é separada da membrana aracnoide pelo espaço subaracnóideo, que contém o LCR circulante. A aracnoidite sempre envolve inflamação em uma ou várias áreas restritas, mas a membrana inteira nunca é afetada. O crescimento de tecido fibroso (cicatricial) ao longo da seção afetada da membrana geralmente ocorre, projetando-se para baixo através do espaço subaracnóideo e abrangendo o tecido neural do cérebro (aracnoidite cerebral) e/ou raízes nervosas da medula espinhal (aracnoidite espinhal). A lesão do nervo ocorre por meio de fluxo sanguíneo restrito (isquemia), compressão de líquidos acumulados (edema) e efeitos secundários do próprio processo inflamatório.

Outros termos usados com menos frequência para aracnoidite incluem aracnite, aracnoidite adesiva crônica e fibrose espinhal. Outras condições que podem estar associadas ou mimetizar aracnoidite incluem siringomielia (cisto próximo à medula espinhal), síndrome da cauda equina (medula espinhal inferior) e tumor espinhal. Vários tipos diferentes de aracnoidites foram descritos, incluindo adesivos (inserções fibrosas), ossificantes (crescimento de tecido ósseo), neoplásicos (crescimento de tumores), optoquiasmáticos (nervo óptico e quiasma) e rinossinusogênicos (nervo olfatório e área acima dos seios).

Aracnoidite – Causa e Sintomas


Aracnoidite

O aracnoide pode ficar inflamado (inchado) devido a uma irritação de uma das seguintes fontes:

Lesão direta na coluna
Produtos químicos: O corante usado nos mielogramas (testes de diagnóstico nos quais um corante chamado meio de contraste radiográfico é injetado na área ao redor da medula espinhal e nervos) foi responsabilizado por alguns casos de aracnoidite. O meio de contraste radiográfico responsável por isso não é mais usado. Além disso, existe a preocupação de que os conservantes encontrados nas injeções epidurais de esteróides possam causar aracnoidite.
Infecção por bactérias ou vírus: Infecções como meningite viral e fúngica ou tuberculose podem afetar a coluna vertebral.
Compressão crônica dos nervos espinhais: As causas dessa compressão incluem doença degenerativa crônica do disco ou estenose espinhal avançada (estreitamento da coluna vertebral).
Complicações da cirurgia da coluna vertebral ou outros procedimentos invasivos da coluna vertebral: causas semelhantes incluem várias punções lombares (lombares).

Por razões que não são totalmente claras, diferentes áreas da aracnóide têm diferentes sensibilidades aos agentes causadores. A aracnoidite espinhal devido a infecção ocorre mais frequentemente na região cervicotorácica (pescoço e parte superior das costas), enquanto os casos devidos a agentes externos ocorrem mais frequentemente na área lombossacral (parte inferior das costas). Da mesma forma, aracnoidite espinhal de qualquer tipo é mais comum do que a variedade cerebral/craniana.

Os sintomas de aracnoidite cerebral podem incluir fortes dores de cabeça, distúrbios da visão, tontura e náusea/vômito. Os distúrbios da visão são especialmente pronunciados na aracnoidite optoquiasmática.

Se a inflamação e o crescimento tecidual em áreas específicas da membrana aracnoide craniana desviarem ou obstruírem o fluxo normal do LCR, o resultado será hidrocefalia (aumento da pressão do fluido dentro do cérebro).

Os sintomas típicos da aracnoidite espinhal incluem dor nas costas que aumenta com a atividade, dor em uma ou ambas as pernas ou pés e anormalidades sensoriais de algum tipo, geralmente envolvendo diminuição dos reflexos. Os pacientes também podem apresentar diminuição da amplitude de movimento do tronco ou das pernas e disfunção do esfíncter urinário (urgência, frequência ou incontinência). Em casos mais graves, pode ocorrer paralisia parcial ou completa das extremidades inferiores.

Aracnoidite – Diagnóstico

O método mais confiável para estabelecer o diagnóstico de aracnoidite é uma tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM) positiva, combinada com um ou mais dos sintomas.

Testes para certos tipos de células e proteínas no LCR podem ser úteis apenas nos estágios iniciais da inflamação. Por outro lado, os estudos de imagem podem ser negativos ou equívocos no início, e só mais tarde se tornarem mais definitivos, à medida que a inflamação e o crescimento tecidual se tornam mais pronunciados. Em alguns casos, um diagnóstico definitivo pode não ser possível.

Aracnoidite – Tratamento

tratamento para aracnoidite é feito principalmente com medicamentos e é voltado para reduzir a inflamação e aliviar a dor. Os medicamentos podem incluir anti-inflamatórios não esteróides e esteróides, juntamente com analgésicos não narcóticos e narcóticos. Outros tratamentos possíveis incluem injeções epidurais de esteróides, estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), analgésicos tópicos e terapias médicas alternativas.

A estimulação direta da medula espinhal é um método mais novo de controle da dor que envolve a colocação de minúsculos eletrodos sob a pele, diretamente nas raízes nervosas afetadas perto da coluna.

A aplicação de corrente leve inibe os sinais de dor e é fornecida por uma pequena unidade alimentada por bateria que é colocada sob a pele por um cirurgião.

A cirurgia para remover tecido fibroso ou ossificado no local da inflamação é usada apenas se métodos mais conservadores não fornecerem alívio suficiente.

A remoção cirúrgica de uma pequena porção de uma ou mais vértebras na área da raiz nervosa é chamada de laminectomia. Um neurocirurgião trata a hidrocefalia colocando um shunt (tubo de plástico) do cérebro para a cavidade abdominal para aliviar o aumento da pressão. As técnicas microcirúrgicas para remover o tecido cicatricial ao redor das próprias raízes nervosas são um desenvolvimento mais recente.

Aracnoidite – Prognóstico

Dada a falta de tratamentos eficazes para aracnoidite, o prognóstico na maioria dos casos é ruim, com os sintomas neurológicos permanecendo estáticos ou piorando ao longo do tempo.

Não é incomum que as pessoas que se submetem à cirurgia para a condição melhorarem no início, mas eventualmente regridem dentro de vários anos.

Aracnoidite – Resumo

aracnoidite é um distúrbio da dor causado pela inflamação do aracnoide, uma das membranas que envolve e protege os nervos da medula espinhal.

A inflamação pode ocorrer devido à: irritação de produtos químicos; infecção; lesão direta na coluna vertebral; compressão crônica dos nervos espinhais; ou complicações da cirurgia da coluna vertebral ou outros procedimentos da coluna vertebral. Isso pode resultar em cicatrizes e aderências, o que faz com que os nervos espinhais se “colem”.

Se a aracnoidite afeta a função dos nervos, pode causar sintomas como dormência, formigamento e uma característica ardência na região lombar ou nas pernas.

Em algumas pessoas. isso pode afetar a bexiga, intestino e função sexual.

Aracnoidite muito grave pode resultar em paralisia das pernas.

O tratamento visa aliviar a dor e melhorar os sintomas que prejudicam a função.

O tratamento pode incluir analgésicos, fisioterapia e psicoterapia.

O tratamento cirúrgico é controverso, pois oferece apenas alívio a curto prazo e pode aumentar a formação de tecido cicatricial.

Fonte: Equipe Portal São Francisco/www.apssci.org/www.asap.org/www.ninds.nih.gov/www.rarediseases.org/www.spinalcord.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.