Breaking News
Home / Saúde / Aracnoidite

Aracnoidite

PUBLICIDADE

Definição

O aracnoide é uma das membranas que circundam os nervos da medula espinhal.

A aracnoidite é uma condição em que a membrana incha e causa dor. Pode ser causada por uma infecção, lesão ou compressão crônica da medula espinhal.

Não há cura para a aracnoidite.

O que é

Aracnoidite é uma condição que causa dor crônica.

É marcado por um aracnoide inflamado, uma membrana que protege os nervos da medula espinhal.

Além da dor, a aracnoidite também pode causar espasmos musculares debilitantes e cãibras. Também pode levar a problemas com a bexiga e intestino, bem como com a função sexual prejudicada.

Alguns indivíduos com aracnoidite grave podem até sofrer paralisia nas extremidades inferiores do corpo.

Há muitas coisas que podem levar à aracnoidite. Os produtos químicos podem causar irritação e levar à inflamação do aracnoide. Infecções bacterianas e virais também podem levar à inflamação.

Alguns indivíduos são diagnosticados com aracnoidite após lesão na coluna vertebral. A compressão contínua dos nervos espinhais pode levar à condição, assim como certas complicações decorrentes de cirurgias espinhais ou tratamentos médicos invasivos.

Em alguns casos, a inflamação da aracnoidite causa a formação de tecido cicatricial. O tecido cicatricial faz com que os nervos da coluna fiquem grudados. Muitas vezes, isso leva à função prejudicada dos nervos afetados, causando uma variedade de sintomas, incluindo uma sensação de queimação ou ardência na região lombar. O tecido cicatricial e as aderências da aracnoidite podem afetar não apenas as costas, mas também as pernas.

O comprometimento desses nervos também pode causar dormência e formigamento.

Infelizmente, o prognóstico para a maioria dos pacientes com aracnoidite não é bom.

O tratamento geralmente falha em aliviar a dor intensa e os déficits neurológicos típicos da doença.

Geralmente, o tratamento é centrado no alívio da dor, pois não existe cura para a doença.

O tratamento cirúrgico é considerado controverso, pois os resultados geralmente são fracos e qualquer alívio realizado é geralmente de curto prazo.

A previsão do futuro para pacientes com aracnoidite é muitas vezes dificultada devido aos efeitos naturais do envelhecimento. Da mesma forma, condições preexistentes da medula espinhal tendem a dificultar a obtenção de um prognóstico preciso.

A aracnoidite não segue um padrão previsível, dificultando aos médicos dizer exatamente aos pacientes o que esperar.

Além disso, a gravidade dos sintomas parece ser altamente variável, levando a mais dificuldade em tirar conclusões para o futuro.

Existem muitos programas que se concentram na pesquisa de dor crônica, buscando ajudar indivíduos com condições como aracnoidite.

Esses programas trabalham para encontrar novas maneiras de tratar a dor causada pela aracnoidite e lidar com os danos nervosos, muitas vezes debilitantes. O alívio da dor não é o único foco, no entanto, pois o objetivo real de tais programas de pesquisa é reverter completamente os efeitos da aracnoidite.

O que causa a aracnoidite?

O aracnoide pode ficar inflamado (inchado) devido a uma irritação de uma das seguintes fontes:

Lesão direta na coluna
Produtos químicos: O corante usado nos mielogramas (testes de diagnóstico nos quais um corante chamado meio de contraste radiográfico é injetado na área ao redor da medula espinhal e nervos) foi responsabilizado por alguns casos de aracnoidite. O meio de contraste radiográfico responsável por isso não é mais usado. Além disso, existe a preocupação de que os conservantes encontrados nas injeções epidurais de esteróides possam causar aracnoidite.
Infecção por bactérias ou vírus: Infecções como meningite viral e fúngica ou tuberculose podem afetar a coluna vertebral.
Compressão crônica dos nervos espinhais: As causas dessa compressão incluem doença degenerativa crônica do disco ou estenose espinhal avançada (estreitamento da coluna vertebral).
Complicações da cirurgia da coluna vertebral ou outros procedimentos invasivos da coluna vertebral: causas semelhantes incluem várias punções lombares (lombares).

Resumo

A aracnoidite é um distúrbio da dor causado pela inflamação do aracnoide, uma das membranas que envolve e protege os nervos da medula espinhal.

A inflamação pode ocorrer devido à: irritação de produtos químicos; infecção; lesão direta na coluna vertebral; compressão crônica dos nervos espinhais; ou complicações da cirurgia da coluna vertebral ou outros procedimentos da coluna vertebral. Isso pode resultar em cicatrizes e aderências, o que faz com que os nervos espinhais se “colem”.

Se a aracnoidite afeta a função dos nervos, pode causar sintomas como dormência, formigamento e uma característica ardência na região lombar ou nas pernas.

Em algumas pessoas. isso pode afetar a bexiga, intestino e função sexual.

Aracnoidite muito grave pode resultar em paralisia das pernas.

O tratamento visa aliviar a dor e melhorar os sintomas que prejudicam a função.

O tratamento pode incluir analgésicos, fisioterapia e psicoterapia.

O tratamento cirúrgico é controverso, pois oferece apenas alívio a curto prazo e pode aumentar a formação de tecido cicatricial.

Fonte: Equipe Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Gripe Espanhola

Gripe Espanhola

PUBLICIDADE Definição A pandemia de gripe espanhola é a catástrofe contra a qual todas as pandemias modernas …

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.