Breaking News
Home / Saúde / Hipogeusia

Hipogeusia

PUBLICIDADE

Definição

Hipogeusia é a capacidade reduzida de saborear coisas (saborear substâncias doces, azedas, amargas ou salgadas). A completa falta de sabor é conhecida como ageusia.

hipogeusia ocorre quando o paladar diminui.

Algumas pessoas não conseguem detectar gostos e dizem que têm ageusia.

A Hipogeusia uma doença caracterizada por uma diminuição da capacidade de paladar e, às vezes, de cheirar: associada a uma deficiência de zinco

A hipogeusia geralmente é o resultado de danos às papilas gustativas, como o que pode ocorrer se a língua for queimada.

Hipogeusia

Hipogeusia – O que é

hipogeusia é uma categoria de distúrbio do paladar em que aqueles que sofrem apresentam sintomas de diminuição da capacidade de saborear a diferença nos alimentos.

As causas da hipogeusia estão relacionadas ao nível socioeconômico, uso de álcool e drogas e algumas cirurgias.

Os testes de diagnóstico são geralmente realizados usando um teste de papel de filtro e o tratamento ainda é experimental.

Em relação à hipogeusia, não foi encontrada uma causa única, mas é mais comum entre os de nível médio.

Devido ao nível de escolaridade, seu nível socioeconômico costuma ser inferior e seus empregos apresentam maiores riscos à saúde no ambiente de trabalho.

Além disso, devido ao salário mais baixo, que muitas vezes acompanha um emprego socioeconómico inferior, não permite as condições de vida saudáveis em que estão expostos a toxinas e produtos químicos nocivos, que também podem ser um grande contribuidor de hipogeusia.

Juntamente com e relacionada a causas socioeconômicas, a hipogeusia tem sido correlacionada com aqueles que recebem uma laringectomia.

A hipogeusia ocorre em aproximadamente 80% dos pacientes laringectomizados. Durante a cirurgia, a interrupção do fluxo de ar no trato respiratório e as alterações na estrutura epitelial da mucosa nasal contribuem para a causa da hipgeusia.

Aqueles que recebem uma laringectomia estão correlacionados com pacientes que são, novamente, de baixa escolaridade. Eles também são, geralmente, fumantes frequentes e têm um histórico de ingestão elevada de álcool, os quais causam danos às papilas gustativas e podem ser um fator subjacente à causa da hipogeusia.

Outra causa da hipogeusia pode ser o mero processo de envelhecimento. De 71 idosos, 36% relataram sintomas de hipogeusia.

Isso pode ser devido a uma correlação entre a hipossalivação e a hipogeusia que sugerem que a salivação adequada evita a ocorrência de hipogeusia, e devido à redução da salivação adequada com a idade, a hipogeusia pode ser um fator de envelhecimento. Outra cirurgia associada à hipogeusia foi a cirurgia do ouvido envolvendo a corda do tímpano.

Dos 45 pacientes submetidos à cirurgia otológica da corda do tímpano, 53% relataram sintomas de hipogeusia. Também foi relatado que os homens são mais sensíveis às alterações do paladar do que as mulheres.

Um resultado interessante da cirurgia em relação à hipogeusia foi que apenas metade da língua estava experimentando as alterações do paladar em quem sofria.

Foi relatado que o lado da língua oposto ao da otite média crônica não sofreu alterações. O diagnóstico de hipogeusia é padrão no fato de que um teste de papel de filtro é usado.

Quatro sabores diferentes são distribuídos aos pacientes em diferentes concentrações.

A capacidade dos pacientes de detectar os diferentes saborizantes e cada uma de suas concentrações permite uma melhor discriminação do grau de alteração do sabor.

O tratamento da hipogeusia pode consistir no tratamento da hipossalivação, mas o tratamento que diminui a hipossalivação pode ter vários efeitos aversivos, como palpitações, sudorese, náusea, diarreia e tontura em pacientes idosos.

Uma forma cirúrgica de ajudar a diminuir a hipogeusia é remover as glândulas submandibulares ou sublinguais que causam uma redução do nervo gustativo e aumentam o limiar gustativo. Por meio desse tratamento, verifica-se que a salivação adequada é necessária para o funcionamento normal do paladar. Um novo estudo está examinando o uso de umami como um alívio da hipogeusia.

Esta técnica ainda está sendo experimentada, mas permitiria um alívio da anormalidade do paladar sem os efeitos colaterais adversos que vêm com a medicação ou cirurgia e é derivada da teoria de que umami pode ter um limite mais alto em comparação com os outros quatro saborizantes, sal, doce, azedo, amargo.

As causas da hipogeusia são principalmente socioeconômicas correlacionadas. Aqueles que são de nível socioeconômico mais baixo estão usando expostos a toxinas em seu local de trabalho e em suas casas.

Aqueles que têm um nível socioeconômico mais baixo também estão relacionados a níveis de educação mais baixos, que também estão relacionados a álcool e drogas mais elevados. Quem fuma está relacionado à necessidade de fazer uma layingectomy. A hipogeusia também parece ser consequência da idade.

Todos os fatores relacionados ao baixo nível socioeconômico também podem contribuir para a aceleração do processo de envelhecimento, o que pode ser outro contribuinte para a hipogeusia.

Outro teste diagnóstico que seria interessante usar é aquele que mede o nível de saliva. Isso poderia medir como as toxinas, drogas, álcool ou mesmo a idade afetam o nível de sabor por meio da salivação.

No aspecto do tratamento, a melhor solução poderia ser aumentar o conhecimento do assunto e aumentar as medidas preventivas.

Os locais de trabalho que expõem os funcionários a toxinas nocivas devem tornar as máscaras disponíveis e obrigatórias.

O governo deve aplicar políticas para melhorar melhor os ambientes em torno das residências de menor nível socioeconômico. Outras medidas preventivas devem ser aplicadas, como interromper o uso ou reduzir significativamente o uso de drogas e álcool. Quanto mais conhecimento o público tiver, melhor ele poderá evitar a exposição às possíveis causas da hipogeusia.

Hipogeusia

Hipogeusia – Causa

Hipogeusia é uma capacidade reduzida de saborear coisas.

A completa falta de sabor é conhecida como ageusia.

As causas da hipogeusia incluem o medicamento de quimioterapia bleomicina, um antibiótico antitumoral e também a deficiência de zinco.

A perda do paladar (hipogeusia) pode ter várias causas, como doença viral aguda, lesão cerebral traumática, doença hepática e rinite alérgica.

Os distúrbios do paladar também podem ocorrer durante o tratamento farmacológico e drogas antiepilépticas, como carbamazepina, felbamato e lamotrigina.

O que é hipoestesia?

hipoestesia é um tipo de disfunção sensorial caracterizada por uma ausência ou redução da sensação. Às vezes acompanhada de danos nos nervos, essa perda de sensibilidade pode ocorrer em qualquer parte do corpo, geralmente após um ferimento, uma operação médica ou uma doença como o diabetes. Também é comum com pessoas com deficiência física.

Quem sofre de hipoestesia não sente nenhum estímulo, seja ele térmico, mecânico ou elétrico; eles também não são sensíveis a vibrações. Mais do que apenas uma condição física, a hipoestesia também pode ser psicológica, em que a perda de sensação está parcialmente ligada à percepção de uma pessoa de sentimento e dor. A condição, que geralmente é acompanhada por uma perda de força, pode ou não ser permanente.

Para quem retém alguma sensação com a hipoestesia, há intensidades variadas de sensação física e dor. Um paciente pode ser capaz de sentir certos tipos de estímulos, mas ser completamente insensível a outros tipos.

Por exemplo, algumas pessoas que perdem as sensações podem sentir frio, mas não calor.

Um tipo de lesão durante a qual pode ocorrer hipoestesia é a lesão no pescoço. Nesses casos, a perda de sensibilidade pode ocorrer imediatamente ou surgir cinco ou seis meses após a lesão. A sensação é frequentemente restaurada durante a fase de recuperação do corpo.

Pessoas com diabetes correm um alto risco de adquirir hipoestesia porque o diabetes está relacionado a distúrbios dos nervos periféricos. Alguns estudos sugerem que quase 60 por cento dos pacientes que têm diabetes e hipoestesia têm o distúrbio nervoso conhecido como polineuropatia simétrica distal (PSD), que se caracteriza por dormência ou formigamento nos braços, mãos, pernas e pés. Além dos membros, os diabéticos também podem desenvolver hipoestesia da córnea, que afeta os olhos. Freqüentemente, a perda de sensibilidade precede a polineuropatia real em diabéticos e é vista como um aviso de que o dano ao nervo é iminente.

A hipoestesia corneana não se limita aos diabéticos.

Outros que provavelmente desenvolverão essa perda localizada de sensibilidade ocular incluem aqueles com ceratite por herpes simplex e aqueles que introduziram toxinas no olho por exposição a produtos químicos ou medicamentos. Alguns pacientes com cirurgias oculares recentes a laser e aqueles com ceratopatia por gotícula climática também podem desenvolver a doença.

Pessoas que tiveram membros amputados muitas vezes sofrem de perda de sensibilidade na carne adjacente ao local onde o membro removido costumava estar.

Aqueles que se submetem a lifting facial que incluem levantar e puxar o couro cabeludo para suavizar a testa ou realçar as sobrancelhas podem adquirir hipoestesia no couro cabeludo.

A perda de sensibilidade associada ao lifting facial é geralmente temporária e afeta apenas as áreas imediatamente próximas ou atrás das incisões cirúrgicas.

Fonte: webs.wofford.edu/www.rxlist.com/www.medicinenet.com/www.livinglikeyou.com/www.cedars-sinai.org/en.wikipedia.org/medical-dictionary.thefreedictionary.com/www.ncbi.nlm.nih.gov

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Hiperestesia

PUBLICIDADE Definição A hiperestesia é uma condição ou um estado que envolve um aumento anormal da sensibilidade …

Fantosmia

PUBLICIDADE Definição Fantosmia é a palavra médica usada pelos médicos quando uma pessoa sente o cheiro …

Disosmia

PUBLICIDADE Definição A disosmia, também conhecida como disfunção olfatória, é o comprometimento do processamento dos estímulos …