Doença Celíaca

PUBLICIDADE

Doença celíaca – Definição

doença celíaca é uma doença do sistema digestivo em que o revestimento interno do intestino delgado (mucosa) é danificado após a ingestão de trigo, centeio, aveia ou cevada, resultando em interferência na absorção de nutrientes dos alimentos.

Doença Celíaca – O que é

doença celíaca ocorre quando o corpo reage de forma anormal ao glúten, uma proteína encontrada em grãos, incluindo trigo, centeio, cevada e possivelmente aveia.

Quando alguém com doença celíaca come alimentos que contêm glúten, o sistema imunológico dessa pessoa causa uma resposta inflamatória no intestino delgado, que danifica os tecidos e resulta em diminuição da capacidade de absorver nutrientes dos alimentos (má absorção). A inflamação e a má absorção criam problemas abrangentes em muitos sistemas do corpo.

Como o próprio sistema imunológico do corpo causa o dano, a doença celíaca é classificada como um distúrbio autoimune.

Cada pessoa com doença celíaca é afetada de forma diferente. Quando os alimentos que contêm glúten chegam ao intestino delgado, o sistema imunológico começa a atacar uma substância chamada gliadina, que é encontrada no glúten. A inflamação resultante causa danos às delicadas estruturas semelhantes a dedos no intestino, chamadas vilosidades, onde a absorção de alimentos realmente ocorre.

Este dano é referido como atrofia das vilosidades.

O paciente pode apresentar uma série de sintomas relacionados à inflamação e às substâncias químicas que ela libera e/ou à falta de capacidade de absorção de nutrientes dos alimentos, o que pode causar desnutrição.

doença celíaca é uma doença autoimune grave que ocorre em pessoas geneticamente predispostas, onde a ingestão de glúten leva a danos no intestino delgado. Estima-se que afete 1 em cada 100 pessoas em todo o mundo, mas apenas cerca de 30% são diagnosticados corretamente.

Quando as pessoas com doença celíaca comem glúten (uma proteína encontrada no trigo, centeio e cevada), seu corpo monta uma resposta imune que ataca o intestino delgado.

Esses ataques levam a danos nas vilosidades, pequenas projeções semelhantes a dedos que revestem o intestino delgado, que promovem a absorção de nutrientes. Quando as vilosidades são danificadas, os nutrientes não podem ser absorvidos adequadamente pelo corpo.

A doença celíaca é hereditária, o que significa que ocorre em famílias. Pessoas com um parente de primeiro grau com doença celíaca (pais, filhos, irmãos) têm um risco de 1 em 10 de desenvolver doença celíaca.

A doença celíaca pode se desenvolver em qualquer idade depois que as pessoas começam a consumir glúten. Se não for tratada, a doença celíaca pode levar a sérios problemas de saúde adicionais.

glúten é uma proteína encontrada no trigo, centeio e cevada. É encontrado principalmente em alimentos, mas também pode estar em outros produtos, como medicamentos, vitaminas e suplementos, bálsamo labial e até mesmo na cola de selos e envelopes. A doença celíaca afeta cada pessoa de forma diferente. Os sintomas podem ocorrer no sistema digestivo ou em outras partes do corpo.

Uma pessoa pode ter diarreia e dor abdominal, enquanto outra pessoa pode estar irritada ou deprimida. A irritabilidade é um dos sintomas mais comuns em crianças. Algumas pessoas não tem sintomas.

Em crianças, a má absorção pode afetar o crescimento e o desenvolvimento, além de causar os sintomas observados em adultos.

Doença Celíaca – Visão geral


Doença Celíaca

doença celíaca é um problema digestivo que prejudica o intestino delgado. Ele impede que seu corpo absorva nutrientes dos alimentos.

Você pode ter doença celíaca se for sensível ao glúten. O glúten é um tipo de proteína encontrada no trigo, centeio, cevada e, às vezes, em pequenas quantidades na aveia mista.

Quando você tem doença celíaca e come alimentos com glúten, seu corpo tem uma reação que não é normal. A parte do seu corpo que combate a doença (o sistema imunológico) começa a prejudicar o intestino delgado. Ele ataca as pequenas protuberâncias (vilosidades) que revestem seu intestino delgado.

As vilosidades ajudam seu corpo a absorver nutrientes dos alimentos na corrente sanguínea. Sem as vilosidades, seu intestino delgado não pode obter nutrientes suficientes, não importa quanta comida você coma.

A doença celíaca é genética. Isso significa que pode ser passado de pai para filho.

A doença celíaca é mais comum em pessoas:

Cujos ancestrais vieram da Europa
Quem é branco
Quem tem diabetes tipo 1
Quem tem síndrome de Down
Quem tem outras doenças autoimunes
Quem é infértil
Quem tem síndrome do intestino irritável com diarreia

Doença Celíaca – Efeitos

Pessoas com doença celíaca têm um risco 2x maior de desenvolver doença arterial coronariana e um risco 4x maior de desenvolver câncer de intestino delgado.

A carga de tratamento da doença celíaca é comparável à doença renal terminal, e a carga do parceiro é comparável ao cuidado de um paciente com câncer.

doença celíaca não tratada pode levar ao desenvolvimento de outros distúrbios autoimunes, como diabetes tipo 1 e esclerose múltipla (EM), e muitas outras condições, incluindo dermatite herpetiforme (uma erupção cutânea com coceira), anemia, osteoporose, infertilidade e aborto espontâneo, condições neurológicas como epilepsia e enxaquecas, baixa estatura, doenças cardíacas e cânceres intestinais.

Doença Celíaca – Causas


Doença Celíaca

Seus genes combinados com a ingestão de alimentos com glúten e outros fatores podem contribuir para a doença celíaca, mas a causa precisa não é conhecida. Práticas de alimentação infantil, infecções gastrointestinais e bactérias intestinais também podem contribuir. Às vezes, a doença celíaca se torna ativa após cirurgia, gravidez, parto, infecção viral ou estresse emocional grave.

Quando o sistema imunológico do corpo reage exageradamente ao glúten nos alimentos, a reação danifica as pequenas projeções capilares (vilosidades) que revestem o intestino delgado.

As vilosidades absorvem vitaminas, minerais e outros nutrientes dos alimentos que você come. Se suas vilosidades estão danificadas, você não consegue obter nutrientes suficientes, não importa o quanto você coma.

A doença celíaca é uma doença genética que ocorre em famílias. Você pode ter doença celíaca e não saber porque não tem nenhum sintoma.

Algumas coisas que podem fazer os sintomas começarem a aparecer são:

Muito stress
Gravidez
Cirurgia
Lesão física
Infecção
Parto

Doença Celíaca – Sintomas


Doença Celíaca

A doença celíaca afeta as pessoas de maneiras diferentes. Alguns têm sintomas quando crianças. Outros têm sintomas apenas quando adultos. Algumas pessoas têm diarreia e dor de barriga (abdominal).

Outros podem se sentir mal-humorados ou deprimidos.

Os sinais e sintomas da doença celíaca podem variar muito e diferir em crianças e adultos.

Os sinais e sintomas digestivos para adultos incluem:

Diarreia
Fadiga
Perda de peso
Inchaço e gases
Dor abdominal
Náusea e vomito
Constipação

No entanto, mais da metade dos adultos com doença celíaca apresentam sinais e sintomas não relacionados ao sistema digestivo, incluindo:

Anemia, geralmente por deficiência de ferro
Perda de densidade óssea (osteoporose) ou amolecimento do osso (osteomalácia)
Erupção cutânea com comichão e bolhas (dermatite herpetiforme)
Úlceras na boca
Dores de cabeça e fadiga
Lesão do sistema nervoso, incluindo dormência e formigamento nos pés e mãos, possíveis problemas de equilíbrio e comprometimento cognitivo
Dor nas articulações
Redução do funcionamento do baço (hiposplenismo)

Crianças

As crianças com doença celíaca são mais propensas do que os adultos a ter problemas digestivos, incluindo:

Náusea e vomito
Diarreia crônica
Barriga inchada
Constipação
Gás
Fezes pálidas e com mau cheiro

A incapacidade de absorver nutrientes pode resultar em:

Falha de crescimento para bebês
Danos ao esmalte dos dentes
Perda de peso
Anemia
Irritabilidade
Baixa estatura
Puberdade atrasada
Sintomas neurológicos, incluindo transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), dificuldades de aprendizado, dores de cabeça, falta de coordenação muscular e convulsões

Doença Celíaca – Diagnóstico

A doença celíaca pode ser difícil de diagnosticar.

Seus sintomas podem parecer sintomas de outros problemas digestivos, como:

Doença de Crohn
Síndrome do intestino irritável
Colite ulcerativa
Cólon infectado (diverticulite)
Infecções intestinais
Supercrescimento bacteriano do intestino delgado

Para ver se você tem doença celíaca, seu médico examinará sua saúde anterior e fará um exame físico.

Você também pode ter testes como:

Trabalho sangrento: Isso é feito para verificar o nível de células de combate à infecção (anticorpos) que você tem ao glúten no sangue. Pessoas com doença celíaca têm níveis mais altos do que o normal dessas células. Seu sistema imunológico faz essas células para ajudar a combater coisas (como o glúten) que o corpo sente que são um perigo.
Biópsia: Esta é a maneira mais precisa de saber se você tem doença celíaca. Uma amostra de tecido (biópsia) é retirada do intestino delgado para verificar se há danos nas vilosidades. Para fazer isso, um tubo longo e fino (endoscópio) é colocado na boca, descendo até o estômago e no intestino delgado. Uma amostra de tecido é coletada usando ferramentas passadas pelo tubo. A amostra é verificada em um laboratório.

Doença Celíaca – Tratamento


Doença Celíaca

Atualmente, o único tratamento para a doença celíaca é a adesão ao longo da vida a uma dieta rigorosa sem glúten. As pessoas que vivem sem glúten devem evitar alimentos com trigo, centeio e cevada, como pão e cerveja.

A ingestão de pequenas quantidades de glúten, como migalhas de uma tábua de cortar ou torradeira, pode causar danos ao intestino delgado.

Remover o glúten da sua dieta pode ser difícil. Isso ocorre porque o glúten pode contaminar muitos alimentos. Pode ser encontrado em condimentos, molhos para saladas e outros lugares inesperados. Por esse motivo, seu médico pode encaminhá-lo a um nutricionista especializado em doença celíaca.

Depois de parar de comer alimentos com glúten, seus sintomas provavelmente melhorarão em alguns dias. Seu intestino delgado deve cicatrizar completamente em 3 a 6 meses.

Suas vilosidades estarão de volta e funcionando novamente. Se você for mais velho, pode levar até 2 anos para o seu corpo se curar.

Doença Celíaca – Complicações

Não tratada, a doença celíaca pode causar:

Desnutrição: Isso ocorre se o intestino delgado não conseguir absorver nutrientes suficientes. A desnutrição pode levar à anemia e perda de peso. Em crianças, a desnutrição pode causar crescimento lento e baixa estatura.
Enfraquecimento ósseo: A má absorção de cálcio e vitamina D pode levar a um amolecimento do osso (osteomalácia ou raquitismo) em crianças e uma perda de densidade óssea (osteopenia ou osteoporose) em adultos.
Infertilidade e aborto: A má absorção de cálcio e vitamina D pode contribuir para problemas reprodutivos.
Intolerância a lactose: Danos ao intestino delgado podem causar dor abdominal e diarreia depois de comer ou beber produtos lácteos que contenham lactose. Depois que seu intestino estiver curado, você poderá tolerar produtos lácteos novamente.
Câncer: Pessoas com doença celíaca que não mantêm uma dieta sem glúten têm um risco maior de desenvolver várias formas de câncer, incluindo linfoma intestinal e câncer de intestino delgado.
Problemas do sistema nervoso: Algumas pessoas com doença celíaca podem desenvolver problemas como convulsões ou uma doença dos nervos das mãos e dos pés (neuropatia periférica).

Doença celíaca não responsiva

Algumas pessoas com doença celíaca não respondem ao que consideram uma dieta sem glúten. A doença celíaca não responsiva é muitas vezes devido à contaminação da dieta com glúten.

Trabalhar com um nutricionista pode ajudá-lo a aprender como evitar todo o glúten.

Pessoas com doença celíaca não responsiva podem ter:

Bactérias no intestino delgado (crescimento excessivo de bactérias)
Colite microscópica
Função deficiente do pâncreas (insuficiência pancreática)
Síndrome do intestino irritável
Dificuldade em digerir o açúcar encontrado em produtos lácteos (lactose), açúcar de mesa (sacarose) ou um tipo de açúcar encontrado no mel e frutas (frutose)
Doença celíaca refratária

Doença celíaca refratária

Em casos raros, a lesão intestinal da doença celíaca não responde a uma dieta rigorosa sem glúten. Isso é conhecido como doença celíaca refratária.

Se você ainda tiver sinais e sintomas depois de seguir uma dieta sem glúten por seis meses a um ano, pode precisar de mais testes para procurar outras explicações para seus sintomas.

Fonte: celiac.org/autoimmune.org/www.hopkinsmedicine.org/celiac.org/www.csaceliacs.org/www.gluten.net/www.unl.edu2020/digestive.niddk.nih.gov/experiencelife.lifetime.life

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.